Nova Ford Transit Courier mais compacta e produtiva

18 janeiro 2024
11min.

Novo design proporciona mais 25% de volume de carga e um exterior inspirado num SUV, de linhas fortes e distintas. A produção de variantes a gasolina e diesel já está em curso e as encomendas da versão elétrica irão abrir mais tarde

---

A novíssima Ford Transit Courier está agora a proporcionar maior produtividade e conetividade aos clientes, com os primeiros exemplares do modelo Transit de entrada a chegarem às empresas de toda a Europa. Para maximizar a produtividade, a Transit Courier foi completamente redesenhada em torno de uma área de carga maior e mais flexível, que proporciona mais 25% de volume de carga do que o modelo anterior, oferecendo espaço para duas Europaletes e maior carga útil.

O design exterior arrojado faz da Transit Courier um cartaz apetecível e apelativo para as empresas de diferentes operadores. No interior, a nova área de carga e o novo design da cabina incluem características orientadas para o condutor, para aumentar a produtividade e o conforto durante os períodos de trabalho. Um conjunto abrangente de tecnologias de assistência ao condutor também fez da Transit Courier o primeiro furgão a receber a certificação de platina de segurança da Euro NCAP, de acordo com os seus mais recentes padrões de teste.

Transit 2

A nova Transit Courier está totalmente integrada com a plataforma Ford Pro de software e serviços conectados para promover uma operação eficiente, quer para proprietários/operadores quer para grandes frotas, incluindo ferramentas de gestão de software Ford Pro e Ford Pro Service para reduzir os custos de propriedade.

"Respondemos à procura dos clientes com a nova Transit Courier, oferecendo a capacidade de um furgão de maiores dimensões, mantendo a pegada compacta, e adicionando suporte conectado, incluindo o Ford Pro Telematics e o FORDLiive para acelerar a produtividade", afirmou Hans Schep, diretor geral da Ford Pro, Europa. "A liderança de mercado de longa data da Ford Pro dá-nos uma visão inigualável das necessidades dos clientes e ajuda-nos a extrair ainda mais produtividade dos nossos furgões compactos, utilizando engenharia inovadora e conetividade avançada."

A produção da nova Transit Courier com motores a gasolina e diesel está agora em curso na fábrica da Ford Otosan em Craiova, na Roménia, que está a ser alvo de uma intervenção no valor de 490 milhões de euros. A gama Courier ver-se-á completada com a versão 100% elétrica E-Transit Courier, cujas encomendas ficarão abertas ainda no decurso do presente ano.

Maior funcionalidade

A Transit Courier combina um novo visual exterior arrojado com capacidades significativamente melhoradas. A forma quadrada, eficiente em termos de espaço, proporciona uma maior capacidade de carga em todas as dimensões, enquanto as projeções curtas e o design inspirado num SUV realçam a sua robustez e capacidades.

O comprimento da caixa de carga foi aumentado em 181 mm, para 1.802 mm, e a nova suspensão traseira com amortecedores angulares aumenta a largura de carga entre os arcos das rodas para 1.220 mm. Isto significa que este furgão compacto pode agora transportar duas Europaletes. O volume total de carga é de 2,9 m3, mais 25 por cento do que o modelo anterior. 

Este volume pode ser aumentado ainda mais utilizando a nova antepara com abertura inferior, que permite aos clientes transportar objetos como tábuas ou tubos com mais de 2.600 mm de comprimento. Os clientes podem agora escolher entre um modelo de carga útil normal ou uma versão de carga útil elevada, equipada com molas de taxa dupla para suportar uma carga útil bruta máxima de até 854 kg, representando um aumento de mais de 45% em comparação com o modelo anterior. O peso máximo de reboque para todas as variantes é de 1.100 kg.

Todos os furgões incluem portas de carga traseiras com abertura de 180 graus e seis pontos de fixação no piso como equipamento de série. A iluminação LED do compartimento de carga, os revestimentos do piso em borracha ou madeira e as calhas de arrumação de carga a meia altura estão disponíveis para ajudar os operadores a utilizar a área de carga de forma mais eficiente.

Os clientes também podem optar por uma carroçaria Kombi N1 para transportar uma equipa de trabalho, bem como o seu equipamento. Este furgão inclui uma segunda fila de bancos, com três lugares e divisão 60/40, rebatível e virada; com os bancos traseiros levantados, deixando espaço para uma Europalete na área de carga. Os vidros da segunda fila e as portas de carga traseiras envidraçadas são de série; os vidros laterais completos são opcionais.

Para as empresas que necessitem de segurança reforçada para o veículo e seu conteúdo, a Ford Pro está a estabelecer uma parceria com os especialistas em segurança automóvel TVL, permitindo-lhe oferecer uma gama de convenientes pacotes de fechaduras de segurança instaladas de fábrica, para proporcionar uma melhor proteção contra uma série de ameaças, incluindo ataques físicos.

Transit 3

Cabina concebida em função da produtividade

O elevado nível de tecnologia incorporada na Transit Courier é realçado por um painel de instrumentos "digiboard" que contém um cluster digital e um ecrã tátil central de oito polegadas, dotado do mais recente sistema de conetividade SYNC da Ford. O sistema de Navegação Conectada / Connected Navigation, baseado em subscrições, pode aumentar a produtividade e reduzir a carga de trabalho do condutor com atualizações sobre o trânsito, estacionamento e perigos locais. A compatibilidade sem fios com Android Auto e Apple CarPlay é de série.

A conetividade a bordo é alimentada por um modem incorporado de série, permitindo uma conetividade sempre ativa com o ecossistema Ford Pro e atualizações de software sem fios que podem fazer evoluir as capacidades do veículo ao longo do tempo, sem necessidade de uma visita ao concessionário.

Para os condutores que precisam de aceder regularmente aos seus smartphones, todas os furgões Transit Courier incluem de série uma base de montagem para telefones no painel de instrumentos. Isto elimina a necessidade de um suporte na ventilação ou no para-brisas e mantém o telemóvel num local seguro, mas visível.

Novas soluções de arrumação na cabina mantêm organizada a papelada, os dispositivos e os cabos necessários para um dia de trabalho. Os condutores beneficiam de um espaço de arrumação aberto e de fácil acesso por trás do “digiboard” e por cima do porta-luvas, bem como outro espaço de arrumação para tablets ou blocos A4 na consola central. Os encaixes das bolsas das portas incluem um separador e um suporte suficientemente grande para garrafas de 1,5 litros.

Furgão compacto

Está disponível a aplicação móvel FordPass Pro para ajudar os ocupados proprietários de pequenas empresas que gerem os seus próprios veículos. A app gratuita para smartphones permite que os clientes bloqueiem e desbloqueiem remotamente as suas viaturas, verifiquem a sua localização, acompanhem os gastos de combustível e recebam alertas sobre os níveis de fluidos, a pressão dos pneus, a vida útil do óleo e o estado dos travões para ajudar a evitar avarias dispendiosas.

Já os clientes com cinco ou mais veículos podem beneficiar de um ano de acesso gratuito às funcionalidades personalizadas Ford Pro Telematics. O sistema utiliza dados em tempo real para ajudar a maximizar a produtividade, incluindo painéis de controlo sobre a localização do veículo, o seu estado e o estado da manutenção.

Os utilizadores do Ford Pro Software também podem beneficiar de alertas de segurança do veículo melhorados para colisões e arrombamentos. Com o Inibidor de Arranque da Frota / Fleet Start Inhibit, os gestores de frotas podem ativar e desativar remotamente as suas Transit Courier, ajudando a evitar roubos ou utilizações não autorizadas fora dos horários de trabalho.

O modem também permite a ligação ao FORDLiive, sistema que em 2023 permitiu mais de 700.000 dias de disponibilidade adicional de veículos em toda a Europa, representando um valor de cerca de 319 milhões de euros para os clientes. O suporte Ford Pro Service também inclui 800 Centros Transit, mais centros de serviço dedicados a veículos comerciais do que qualquer outra marca de veículos comerciais ligeiros.

Propulsores eficientes

A novíssima Transit Courier introduz uma variante de 125 CV do eficiente motor a gasolina EcoBoost de 1,0 litros da Ford, oferecida juntamente com a versão de 100 CV do mesmo motor, que foi otimizada para produzir menos CO2 e melhorar a eficiência de combustível face às gerações anteriores.

O grupo motopropulsor EcoBoost está associado a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma nova caixa de dupla embraiagem de sete velocidades, para ajudar os clientes que conduzem frequentemente em situações de "para-arranca". Os conjuntos de engrenagens duplas do sistema permitem passagens de caixa rápidas e suaves, sem perda de binário, para melhorar a eficiência a baixa velocidade e a experiência de condução.

O motor diesel EcoBlue 1, de 1,5 litros e 100 cv está disponível para os clientes que façam maior quilometragem. O motor está disponível nas versões Transit Courier Van e Kombi N1, e está associado a uma caixa manual de seis velocidades.

Tirando partido das características avançadas e das capacidades melhoradas oferecidas pela mais recente plataforma de veículos compactos da Ford, a Transit Courier eleva os padrões do segmento com um conjunto de sistemas avançados de assistência ao condutor, premiados com o nível Platinum nos testes de colisão NCAP.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.