A FIAT PROFESSIONAL apresenta os novos Doblò e E-Doblò, a quinta geração do modelo que encarna duas almas complementares. Graças a soluções engenhosas e inovadoras que tornam a condução na cidade menos stressante e muito mais segura, o novo Doblò é de facto o veículo adequado para todas as exigências dos trabalhadores profissionais na versão furgão. Com o lançamento do novo E-Doblò, a marca continua, assim, os processos de eletrificação iniciados nos últimos anos: A FIAT tem como objetivo, até 2024, tornar-se totalmente elétrica em cada novo modelo na Europa e oferecer uma gama totalmente elétrica a partir de 2027. O terceiro veículo elétrico da FIAT PROFESSIONAL, depois dos E-Ducato e E-Scudo.
Os dois novos modelos expandem as suas respetivas gamas para satisfazer as exigências de todos, tanto os profissionais de transporte, como as famílias dinâmicas, com aquele toque de engenhosidade italiana que todos os produtos FIAT possuem.A mais recente versão deste modelo de sucesso do segmento dos pequenos furgões, o novo Doblò é um veículo de alto nível em termos de versatilidade, carga útil e segurança. Flexível, espaçoso e concebido para satisfazer qualquer exigência do cliente, o Doblò é a ferramenta perfeita para a cidade. O Doblò, na sua versão furgão, está disponível tanto com motor elétrico, como térmico.
Numa homenagem à sua flexibilidade, o novo Doblò está disponível em dois comprimentos e duas configurações diferentes – furgão e combi - e oferece uma vasta gama de motores capazes de satisfazer quaisquer necessidades. Durante a sua fase de conceção, foi dada muita atenção ao conforto do veículo, ao serem consideradas as necessidades dos profissionais que utilizam o seu veículo durante oito ou mais horas por dia. O objetivo é oferecer uma experiência de trabalho sem stress, com o adequado isolamento acústico e uma suspensão concebida para reduzir os solavancos e vibrações.As " Funcionalidades Mágicas" do Doblò proporcionam ao veículo a máxima modularidade, sustentabilidade e segurança, tornando-o um companheiro de trabalho ainda mais fiável, versátil e flexível.
O conceito Magic Cargo permite um aumento de 0,5 m3 no volume de carga e a possibilidade de transportar objetos longos, como tubos ou escadas até 3,4 metros de comprimento. Para além disso, adicionando ainda mais espaço, é possível levantar o banco do lado do passageiro e utilizar o compartimento por baixo para transportar caixas ou objetos frágeis. Existe também uma mesa de bandeja rotativa para transformar o habitáculo do Doblò num escritório móvel, se for necessário.
Já o Magic Mirror, disponível como opcional, é um espelho retrovisor digital de 5" que proporciona três vistas diferentes: um espelho retrovisor, uma vista completa da área do ângulo morto e uma câmara de estacionamento traseira que melhora a visibilidade e a segurança.Por fim, graças à funcionalidade Magic Plug, disponível apenas no E-Doblò, é possível utilizar a energia elétrica armazenada na bateria para necessidades de conversão específicas, como um frigorífico ou uma bancada de trabalho para ferramentas elétricas.Também na versão 100% elétrica, o E-Doblò oferece uma carga útil de primeira classe - até 800 kg em ambas as versões de distância entre eixos - permitindo carregar até duas euro-paletes, enquanto na versão com motor térmico, o Doblò pode atingir até uma tonelada de capacidade de carga.Disponível nas versões com distância entre eixos longa e curta, o Doblò está preparado para qualquer contingência: a versão com maior distância entre eixos atinge um volume máximo de carga de 4,4 m3 graças à funcionalidade Magic Cargo. A versão Combi de 5 lugares – veículo misto de mercadorias com lotação para cinco passageiros - com longa distância entre eixos, permite uma modularidade única entre os bancos e o espaço de carga, graças a uma antepara deslizante, solução que permite modular o espaço de carga ou utilizar o banco de passageiros conforme necessário.
Em conjunto com a versão elétrica, estão disponíveis duas motorizações Diesel: 1,5 litros com 100 cv e com transmissão manual; 1,5 litros com 130 cv com transmissão manual ou automática de 8 velocidades. Está, igualmente, disponível um motor a gasolina de 1,2 litros com 110 cv.
O novo Doblò está equipado com um motor elétrico de 100kW e uma bateria de 50kWh que lhe permite mais de 280km de autonomia, segundo o ciclo WLTP. Graças ao novo motor, o novo E-Doblò atinge uma velocidade máxima de 130 km/h e disponibiliza um binário máximo de 260 Nm. Além disso, esta versão de zero emissões oferece ao cliente uma flexibilidade única e uma capacidade de carregamento de primeira classe, graças ao "Modo de Carregamento Rápido" até 100 kW, o que permite carregar, em corrente contínua, 80% da bateria em apenas 30 minutos.O condutor pode escolher entre diferentes modos de condução: Normal, Eco e Power. Cada modo modifica a resposta de condução do veículo, melhorando e otimizando o seu desempenho: o modo "Normal" é recomendado para a condução em condições normais; o "Eco" melhora a economia de combustível e o "Power" melhora a potência de pico do veículo.A introdução do pack de baterias não provocou quaisquer alterações estruturais: o E-Doblò está disponível com as mesmas dimensões, funcionalidades e configurações da versão furgão equipada com motores de combustão interna.
O novo Doblò tem disponíveis sistemas ativos de segurança e proteção que ajudam o cliente enquanto conduz, permitindo-lhe desfrutar da viagem em segurança. O modelo oferece um pacote completo, com um total de recursos de segurança e ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) que o colocam no topo do segmento. Disponível como opcional (na versão furgão):
De forma a oferecer o melhor desempenho e melhor tração em todas as condições de circulação, como neve, lama ou areia, o Doblò, na sua versão furgão, está equipado com o sistema Grip Control, enquanto o sistema Controlo de Estabilidade com Auxiliar em Subidas (Hill Descent Control) permite o controlo perfeito do veículo no caso de inclinações superiores a 3%.Por último, o head-up display fornece ao condutor as informações mais importantes sem que este se distraia e os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bem como a câmara traseira, permitem um estacionamento mais fácil e mais seguro.Os novos Doblò e E-Doblò serão produzidos na fábrica da Stellantis de Vigo, em Espanha, beneficiando dos efeitos de escala. O novo Doblò irá tirar partido do bem-sucedido programa K9 existente que serve outras marcas do grupo Stellantis.