Grupo Erwin Hymer e Ford vão desenvolver autocaravanas em conjunto

11 janeiro 2022
5min.

O acordo estratégico inclui o fornecimento, a partir de 2022, de unidades Ford Transit e Ford Transit Custom para o desenvolvimento de veículos de lazer e autocaravanas.

---

A Ford-Werke GmbH, com sede em Colónia, e o Grupo Erwin Hymer (GEH), com sede em Bad Waldsee, anunciaram hoje a assinatura de um acordo-quadro para o fornecimento de unidades Ford Transit e Ford Transit Custom como base para o desenvolvimento de veículos de lazer e autocaravanas, prontos a entregar ao cliente.

Em complemento, a Ford e o GEH acordaram uma parceria estratégica que formaliza uma visão partilhada sobre as necessidades futuras dos clientes de veículos de lazer, o ambiente regulamentar, a legislação sobre emissões, electrificação, digitalização e conectividade, bem como a integração de sistemas de assistência ao condutor. Sendo o mais importante construtor europeu de veículos comerciais ligeiros, a Ford também irá cooperar com o GEH no decurso do desenvolvimento das suas marcas de veículos de lazer.

O acordo permitirá às duas empresas beneficiar, ainda mais, do mercado de veículos de lazer, que cresceu consideravelmente nos últimos oito anos, criando novas oportunidades para a Ford, enquanto que o GEH – líder no mercado europeu de autocaravanas – alarga a sua base de fornecimento de veículos e melhora a sua capacidade de entrega, a qual tem sido condicionada pela crise dos semicondutores. O GEH integra também a Thor Industries – o maior fabricante de veículos de lazer do mundo – e encara a produção da família Ford Transit na América do Norte e na China como uma vantagem adicional.

De autocaravanas urbanas a autocaravanas de grandes dimensões
O novo acordo de fornecimento inclui furgões e chassis-cabina Ford Transit, bem como furgões kombi Ford Transit Custom, para conversão em todo o tipo autocaravanas (integradas, semi integradas e adaptadas). A Ford produzirá os veículos base na sua fábrica em Kocaeli, na Turquia, procedendo-se às entregas faseadas entre 2022 e 2024. A Ford está a investir na expansão da capacidade de produção de Kocaeli e está, também, a reforçar a sua estrutura organizacional em várias divisões empresariais europeias e alemãs.

etrusco_cv600-transit
O GEH prevê um forte crescimento na procura de autocaravanas compactas de 1 Tonelada desenvolvidas com base na Transit Custom, cujos níveis de versatilidade, facilidade de condução e dimensões são ideais para a utilização diária. As autocaravanas com tecto rebatível (disponíveis com distâncias entre eixos curta ou longa) estão a tornar-se cada vez mais populares, uma vez que ainda permitem aos clientes o acesso a áreas restritas em termos de altura, tais como silos de estacionamento de vários andares e navios de transporte de veículos (ferries).

Uma relação comercial com tradição
O entendimento hoje anunciado não é o primeiro acordo comercial entre a Ford e o GEH. No início dos anos 80, a Ford Transit foi a base para o modelo Hymercar, a primeira autocaravana da marca Hymer. Mais tarde, em 2004, a Ford e a Hymer acordaram em utilizar veículos base Ford para autocaravanas integradas, semi-integradas e adaptadas.

“As duas versões da Ford Transit são os veículos base ideais para as nossas marcas. Os nossos clientes irão apreciar, em particular, a sua versatilidade, as tecnologias inovadoras de assistência ao condutor e o seu design atraente. A Ford tem, também, uma estratégia clara para desenvolver o seu negócio de veículos comerciais na Europa, que acreditamos ser essencial para expandir a nossa parceria a longo prazo,” declarou Martin Brandt, CEO do Grupo Erwin Hymer.

“A Ford possui muitos anos de experiência e uma grande paixão por autocaravanas. Estamos também entusiasmados com o facto de as nossas Transit e Transit Custom - especialmente a novas versões Active e Trail - terem sido do agrado do Grupo Erwin Hymer, e por sermos fornecedores de mais um forte e inovador parceiro num dos segmentos com mais rápido crescimento na Europa” referiu Hans-Jörg Klein, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Ford-Werke GmbH.

Clientes mais jovens dinamizam crescimento e inovação
O tradicional comprador de autocaravanas está a mudar, criando novos desafios e oportunidades de crescimento para os construtores. Embora 45% do total de novas autocaravanas matriculadas na Alemanha em 2020 tenham sido adquiridas por clientes com idades entre os 55 e 64 anos, as autocaravanas estão também a atrair cada vez mais compradores mais jovens, levando a novos designs, com conceções e configurações mais modernas, soluções de mobiliário mais inteligentes, maior número de acessórios e um estilo exterior inovador, incluindo pintura a duas cores. Este grupo de clientes mais jovens integra indivíduos solteiros e famílias, sendo que todos ambicionam estilos de vida mais flexíveis, podendo uma autocaravana tanto servir de escritório móvel como de habitação permanente, no âmbito da actual tendência denominada ‘van life’.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.