Conheça o novo FIAT Ducato

30 junho 2021
16min.

O furgão italiano foi o veículo comercial ligeiro mais vendido na Europa em 2020, com cerca de 150.000 unidades vendidas, mais 8% do que em 2019.

---

A Fiat Professional revelou à imprensa italiana e internacional o Novo Ducato, completando a gama do Ducato a seguir ao e-Ducato, o primeiro Ducato exclusivamente eléctrico.

O Novo Ducato pretende, além de confirmar a sua posição de liderança, oferecer melhorias para assegurar que está sempre pronto para todas as missões e para satisfazer todas as exigências de carga e de mobilidade dos seus clientes. Esses mesmos clientes sempre reconheceram a liderança do modelo no que toca a eficiência, flexibilidade e constante desenvolvimento, um modelo destinado a agarrar as oportunidades e a impulsionar os novos desafios do mercado.

02_New Ducato_Exteriors

A estética do Novo Ducato permanece tão familiar e tranquilizadora como sempre, mas com um ulterior desenvolvimento no dinamismo e na elegância do estilo, como se pode observar, para começar, no desenho dos novos faróis dianteiros com tecnologia Full LED de alta eficiência. As luzes estão divididas em três secções, com a parte inferior com guia de luz com LED que proporciona a característica “assinatura” luminosa do Ducato. Como sempre, com o Ducato, “estilo rima com funcionalidade”. As três luzes centrais, além de apresentarem um aspeto moderno e altamente tecnológico, também oferecem mais 30% de luminosidade do que os convencionais faróis de halogéneo. Por fim, a secção superior é dedicada aos indicadores de direção, cujo estilo também foi refrescado com guia de luz com LED, de acendimento deslizante, efeito muito apreciado e utilizado em automóveis de passageiros, agora disponível, pela primeira vez, num veículo comercial. A renovação da carroçaria abrange a ampla grelha e as novas placas de proteção inferiores, a que se junta o novo e icónico logotipo da Fiat, orgulhosamente realçando a produção do modelo pela marca italiana na sua fábrica em Atessa. A completar a intervenção em termos de estilo, foi introduzida, como cor de lançamento, a tonalidade Cinzento Lanzarote, que enfatiza o espírito “aventureiro” do Novo Ducato e é especificamente dedicada a clientes do sector recreativo.

45_New Ducato_Exteriors

Tecnologia e conforto a bordo

Virando-nos para o interior, está em curso uma autêntica “revolução” na cabina, destinada a melhorar a qualidade de vida a bordo e a comodidade de utilização: Keyless Entry and Go, para trancar e destrancar as portas da cabina e do compartimento de carga e para ligar o motor sem a chave, travão de estacionamento elétrico para reduzir a sobrecarga na cabina e facilitar os movimentos, banco de passageiro Eat-and-Work, que se transforma num prático espaço para trabalhar ou merendar, compartimento para carregar telemóveis, sem necessidade de cabos, duplas entradas USB-A e USB-C, tomada de corrente de 230-V e para-brisas aquecido por resistência elétrica para rápido descongelamento. O renovado design do interior é enriquecido com um tabliê e volante redesenhados, a par de nova alavanca de velocidades, novos painéis das portas mais funcionais e espaçosos e comando automático do ar condicionado.

24_New Ducato_interiors

Os bancos oferecem um aspecto mais contemporâneo, novo enchimento e mais espaço e conforto, a nova direção assistida eléctrica, de série em toda a gama, aumenta a precisão e a facilidade de manobra em todas as condições de condução e de carga e é acompanhada por um volante com reduzido diâmetro de viragem que acentua a condução de tipo automobilístico e redefine o conceito de conforto na nova cabina do Ducato, beneficiando a ergonomia e reduzindo o stress de condutores e passageiros com compromissos profissionais cada vez mais desgastantes.

Igualmente nova é a configuração totalmente digital dos instrumentos internos, graças ao Painel de instrumentos totalmente digital, que consegue fornecer, de forma clara e imediata, alertas e práticas informações sobre a viagem, desde navegação por satélite 3D a sistemas de assistência ao condutor, além de oferecer grande flexibilidade, que vai até às opções de reconfiguração e interação com o sistema de infoentretenimento Uconnect. O veículo consegue, assim, adaptar-se da melhor forma possível às exigências do condutor. No topo de tudo isto, estão novas interfaces do Uconnect com ecrã até 10,1”, sistema de navegação por satélite topo de gama que inclui mapas 3D TomTom, e integração sem fios de Apple CarPlay/Android Auto. Estes últimos sistemas dão acesso, apenas com um toque, aos comandos do veículo mais comummente usados. O Uconnect 7” – também com Apple CarPlay/Android Auto – e o Uconnect 5” completam a oferta.

20_New Ducato_interiors

Performance

Também em termos de performance, a gama do Novo Ducato foi completamente renovada, oferecendo motores desenvolvidos para satisfazer as normas Euro 6D Final, com o binário melhor na classe, com 450 Nm. Os novos motores diesel Multijet3, baseados na nova arquitetura H3 Power desenvolvida pela Stellantis para a Fiat Professional, estão agora na terceira geração e oferecem melhorias no que se refere a eficiência, reduzindo o peso (beneficiando a capacidade de carga) e diminuindo até 7% o consumo e as emissões de CO2 em comparação com os motores das precedentes gerações. Também a durabilidade e o conforto foram aumentados, graças à melhor flexibilidade e ao menor ruído, em comparação com a anterior geração de motores. O Novo Ducato está disponível em quatro níveis de potência e duas transmissões: manual de 6 velocidades para as variantes de 120, 140, 160 e 180 cv, e transmissão automática com a muito apreciada caixa de velocidades “9Speed”, disponível nas variantes de 140, 160 e 180 cv. A transmissão manual de 6 velocidades é uma novidade nas versões de 120 e 140 cv e assegura mudanças mais fluidas do que a solução precedente.

Para melhorar ainda mais a facilidade de manobra do veículo, a direção assistida convencional foi substituída por um sistema de direção de assistência elétrica de ajuste automático, tornando mais fáceis as manobras de estacionamento. Entretanto, a tradicional arquitectura “tudo à frente” do Ducato continua a assegurar a melhor capacidade de carga e o melhor raio de viragem na sua classe, e, em geral, maior conforto aos passageiros e maior facilidade de carga e descarga, em parte graças à suspensão pneumática autonivelante e ao limiar de carga ajustável.

19_New Ducato_Exteriors

Segurança e Assistência ao Condutor

Graças à arquitectura eléctrica totalmente remodelada, o Novo Ducato acrescenta uma nova gama de sistemas de segurança e assistência ao condutor, com o objectivo de melhorar a experiência de condução e tornar o ambiente do Ducato mais seguro para trabalho ou lazer. De facto, o Novo Ducato é comercializado como o primeiro “Grande Furgão” com condução autónoma de nível 2, oferecendo uma completa gama de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) tanto em estrada como a estacionar. Da limitação de velocidade ao controlo da travagem perante obstáculos inesperados, como peões e ciclistas, e do reconhecimento dos sinais de trânsito à monitorização da fadiga do condutor, sem esquecer o Cruise Control Adaptativo com função Stop&Go e o Assistente de Faixa de Rodagem e de Congestionamento de Trânsito, que mantém um controlo ativo sobre a trajectória do veículo tendo em conta as condições do tráfego. A utilização combinada dos três últimos ADAS permite ao Novo Ducato atingir o nível 2 de condução autónoma, em que o veículo proporciona assistência independente durante a condução, aceleração e travagem.

Ao amplo conjunto de sistemas de estacionamento e assistência ao condutor, junta-se o Retrovisor Central Digital, que projecta e melhora digitalmente a imagem da área por trás do veículo, substituindo-se ao espelho tradicional, mais o sistema ESC com Assistente de Vento Lateral, o Controlo de Estabilidade de Atrelado e o Assistente de Estacionamento Ativo, sendo o último um assistente semiautónomo para manobras de estacionamento em paralelo e na perpendicular.

Conectividade

Por fim, mas não menos importante, o Novo Ducato representa o topo de gama no que respeita a Conectividade. A porta de acesso a este mundo é o sistema Uconnect, que pode ser reforçado de muitas maneiras: com os Uconnect™ Services e a app FIAT, será possível gerir e supervisionar o veículo directamente a partir dos próprios dispositivos, em qualquer lugar e a qualquer momento. São muitos os serviços disponíveis, a começar pelo My Assistant, para garantir segurança e assistência em viagem, oferecendo apoio geolocalizado em caso de acidente ou avaria. Todos os meses é também enviado um relatório sobre o estado de saúde do Novo Ducato, com recomendações para cuidar do veículo do melhor modo possível.

My Remote oferece interação com o veículo, mesmo que esteja distante, para trancar e destrancar as portas, verificar a respetiva localização e definir alertas sobre velocidade, áreas e horários. Além disso, se se usar um assistente de voz, é possível enviar endereços diretamente para o veículo e receber informações sobre as condições do mesmo, tudo com um simples comando de voz.

My Car é o pacote de serviços para monitorizar a saúde do próprio Ducato em qualquer altura, incluindo nível de combustível, pressão dos pneus e conta-quilómetros, e para receber notificações directas sobre manutenção ou reparações.

Usando My Navigation, é possível chegar ao destino rapidamente e sem stress, graças a informações sobre trânsito, meteorologia e presença de radares de velocidade em tempo real. Os mapas são sempre atualizados “over-the-air”, sem ser precisa uma visita à oficina.

My Wi-Fi, com Wi-Fi Hotspot adicionado, permite ligar até 8 dispositivos e utilizar o Amazon Alexa Voice Service no próprio veículo, para, por exemplo, procurar e configurar um destino, ouvir música transmitida ao vivo ou comunicar remotamente com dispositivos de automação doméstica compatíveis. Para ser notificado em caso de tentativa de furto e receber assistência se o veículo for furtado, está disponível o pacote My Alert.

Por fim, mas não menos importante, é possível recorrer a My Fleet Manager para simplificar a gestão da frota com máxima eficiência e segurança, graças a avançadas ferramentas para monitorizar, planear e analisar os próprios veículos.

Leasys apoia o Ducato MY2021 com soluções de aluguer a longo prazo

A Leasys, uma marca Stellantis e subsidiária do FCA Bank, disponibiliza soluções de aluguer de longa duração para uma experiência de condução totalmente tranquila, como o Renting e Smart Renting. O Smart Renting é a nova fórmula para Particulares, ENIs e PMEs, em que a Leasys se disponibiliza, desde logo, a dar a conhecer o valor de venda do veículo no final do contrato de renting.

Ao alugar com a Leasys, será possível conduzir o Novo Ducato MY2021 com todos os serviços incluídos. Por uma renda mensal fixa, é possível dispor de um veículo sem os custos de propriedade. É o cliente que decide a duração, a quilometragem, os serviços e, no termo do contrato, pode devolver o veículo. O Smart Renting está disponível em Espanha, Portugal, Polónia e Países Baixos.

Soluções de financiamento FCA Capital

A FCA Capital, Instituição Financeira de Crédito do grupo Stellantis e do Crédit Agricole Consumer Finance, apoia as vendas de veículos Fiat Professional fornecendo uma ampla gama de soluções de financiamento para ajudar os Clientes a comprar o novo Ducato MY2021. Quem desejar conduzir o novo Ducato pode optar por um dos seguintes produtos:

  • Crédito Automóvel:A forma mais clássica de financiamento, destinada principalmente a uso particular, com prestações flexíveis e prazos alargados.
  • Crédito Automóvel com Balloon:Uma modalidade do crédito automóvel que permite deixar até 30% do PVP do veículo para o final do contrato.
  • Leasing:Solução financeira adequada a Empresas, ENI’s e Profissionais Liberais, permite flexibilidade ao nível da entrada e valor residual. Oferece a possibilidade de escolha, no final do contrato, entre devolver, manter ou substituir a viatura.

Todas as soluções da FCA Capital são dirigidas não só a clientes particulares, mas também a empresas e profissionais liberais. Além disso, a FCA Capital oferece uma vasta gama de produtos de seguros aliados ao contrato de financiamento, seja de proteção individual - como o seguro protecção completa, que assegura o reembolso de parte do empréstimo em caso de ocorrências inesperadas -, seja de protecção do veículo. As soluções de financiamento e de seguro descritas estão disponíveis na maioria dos países europeus onde as empresas do FCA Bank Group estão presentes. Todas as estruturas são extremamente flexíveis, de modo a satisfazer plenamente os requisitos locais.

Todos estes “ingredientes” fazem da gama do Novo Ducato 2021 a receita perfeita para os profissionais de hoje.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.