Citroën ë-Jumpy Hydrogen é o comercial ligeiro do futuro

08 junho 2021
3min.

É assim que a marca apresenta o novo veículo, que combina baterias com uma pilha de combustível a hidrogénio.

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A Citroën está a complementar a gama de VCL eléctricos com a tecnologia de hidrogénio de forma a satisfazer as necessidades de 8% das empresas que necessitam de efectuar deslocações superiores a 300 km, ou que não dispõem de tempo para efectuar o carregamento do seu veículo durante o dia. A gama da Marca irá, portanto, satisfazer todas as necessidades do segmento.

O ë-Jumpy Hydrogen, um furgão eléctrico com pilha de combustível e bateria recarregável, é o primeiro Citroën alimentado por esta forma de energia. Embora acomodando esta nova tecnologia, mantém o seu volume útil e a sua capacidade de carga. O novo modelo, prático e versátil, tem uma autonomia superior a 400 km e os seus três depósitos de hidrogénio de 700 bar, em fibra de carbono e alojados ao lado da bateria sob os bancos dianteiros, podem ser abastecidos em apenas três minutos. Com zero emissões de CO2, os profissionais e empresários por conta própria poderão continuar a utilizar os trajetos urbanos regulamentados com total liberdade.

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O ë-Jumpy Hydrogen é totalmente eléctrico e beneficia de duas fontes de energia: uma pilha de combustível de 45 kW, que produz electricidade ao consumir o hidrogénio armazenado num depósito de três cilindros a uma pressão de 700 bar, e uma bateria de 10,5 kWh, que actua como reserva para 50 km e que assume automaticamente o controlo quando o depósito de hidrogénio está vazio. A pilha de combustível de hidrogénio assegura a autonomia do veículo, sendo a bateria necessária em fases de transição, tais como em fortes acelerações e subidas que requeiram mais energia. Estas duas fontes de energia combinam-se para alimentar o motor e animar o grupo propulsor. A bateria, que recupera energia durante a desaceleração, é automaticamente carregada utilizando a electricidade gerada pela pilha de combustível de hidrogénio, para assegurar um nível de carga suficiente. Também pode ser carregada por cabo nas estações de carregamento para veículos eléctricos.

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Produzido na fábrica de SevelNord, o Jumpy é convertido no Centro de Investigação e Desenvolvimento de Pilha de Combustível de Hidrogénio do Grupo Stellantis, em Russelsheim, na Alemanha.

Estando disponível em dois tamanhos, M (4,95 m) e XL (5,30 m), as primeiras entregas do novo ë-Jumpy Hydrogen aos clientes frotistas estão agendadas para o Outono de 2021.

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