IVECO lançou nova Daily

02 junho 2021
6min.

A nova Daily coloca a tónica na segurança, conforto e conectividade, com destaque para o IVECO Driver Pal.

---

A apresentação decorreu de forma online, esta terça-feira e foi feita em conjunto com o novo IVECO S-Way, para operações de longo curso, poucas semanas após o lançamento do T-Way, para aplicações off-road.

Entre as prinicipais novidades, que visam antecipar as exigências dos clientes face ao «boom» do sector das entregas, está a suspensão inteligente Air Pro, que se adapta continuamente às condições de utilização para proporcionar uma condução suave e segura, tanto para o motorista como para a carga. A unidade exclusiva de Controlo de Amortecimento Contínuo AIR-PRO (CAC) reage quase instantaneamente aos relevos da estrada, calculando a cada 10 milissegundos a pressão ideal em cada amortecedor para proporcionar a melhor reacção dinâmica. A vibração é reduzida em 25%, contribuindo para uma experiência de condução mais confortável.

IVECO New DAILY Van_586043

Os condutores podem optar por dar prioridade ao conforto com a configuração “Soft”; seleccionar “Carga” para optimizar o comportamento e o controlo do rolamento em condições de carga total; ou entregar aos parâmetros auto-adaptativos do sistema a gestão do mesmo, através da configuração “Auto”. A suspensão AIR-PRO adapta-se à carga do veículo, reduzindo o ângulo de rolamento em curva em 30%, aumentando a segurança do condutor e protegendo a carga.

A suspensão AIR-PRO torna as operações de carga e descarga fáceis e eficientes, ajustando a altura do chassis do veículo em menos de 10 segundos. Uma função de memória também permite ao operador memorizar o alinhamento com os compartimentos de carga habituais, tornando ainda mais fácil preparar o veículo.

IVECO New DAILY Cab_Tipper_586041

A segunda novidade - e que também está presente no novo IVECO S-Way - é o IVECO Driver Pal, um companheiro de condução vocal e digital do motorista, que lhe permiteinteragir com o veículo e com a comunidade de motoristas, bem como aceder aos serviços conectados da IVECO por comandos de voz via Amazon Alexa.

O IVECO Driver Pal oferece duas funcionalidades exclusivas desenvolvidas juntamente com a AWS Professional Services e a equipa Alexa Auto. A primeira, MYIVECO, permite ao motorista verificar o estado do veículo, definir e gerir o sistema de navegação, solicitar assistência, se necessário, e pedir conselhos de condução para poupar combustível e viajar em segurança. Uma segunda funcionalidade específica, MYCOMMUNITY, coloca o condutor em comunicação com a comunidade de motoristas. Podem trocar conselhos e pedir ajuda para evitar paragens e atrasos não planeados, com informações sobre congestionamentos de trânsito e outros imprevistos. A tradução automática soluciona a barreira linguística.

IVECO_New_Daily_Cab_586044

A nova Daily introduz uma nova transmissão manual de 6 velocidades, com o melhor manuseamento e precisão de engrenamento da classe. Isto fará do novo Daily um dos modelos preferidos dos motoristas para missões urbanas, pois beneficiarão de um maior conforto nos longos dias de trabalho passados ao volante.

A nova transmissão também vai contribuir para a redução do Custo Total de Propriedade (TCO). Foi possível acoplar o motor de 2,3 litros à mesma embraiagem do motor de 3,0 litros, o que melhorou a robustez nas missões mais difíceis e aumentou a durabilidade em até 18%. A nova transmissão não exige quaisquer mudanças de óleo, uma vez que o intervalo foi alargado para 350.000 km, contribuindo para mais uma redução, até 4%, nos custos de manutenção e reparação.

IVECO_New_Daily_Driver_Night_586042

A nova Daily surge também com bancos inteiramente novos com almofadas centrais no assento e nas costas, e encosto de cabeça com espuma de memória, uma estreia entre os veículos comerciais ligeiros. A espuma molda-se ao corpo, distribuindo o peso uniformemente, reduzindo os picos de pressão até 30%. Isto resulta num conforto supremo e numa efectiva protecção contra as dores nas costas. As secções laterais foram reforçadas com 15 mm de espuma de alta densidade para melhorar o apoio lateral, aumentando a segurança e a experiência de condução. As pessoas mais altas ficarão mais confortáveis com a almofada dianteira com 20 mm de comprimento e 15 mm de espessura, o que proporciona um melhor apoio para as suas pernas mais longas. A estrutura as alavancas laterais do banco foram redesenhadas para facilitar o acesso e saída do veículo, ideal para missões porta-a-porta e de entrega de encomendas que requerem saídas frequentes do veículo.

No que toca a motores, estão disponíveis o F1A de 2,3 litros, com potências entre 116 cv e 156 cv (disponível em homologações ligeiras e pesadas), e o F1C de 3,0 litros, com potências entre 160 cv e 207 cv. O motor F1A de 2,3 litros destaca-se pela economia de combustível, alcançando até 6% de poupança de combustível no ciclo WLTP, em comparação com o modelo anterior. A nova transmissão manual permitiu um aumento de binário até 15%, melhorando o desempenho da Daily em aplicações exigentes e aumentando a sua versatilidade para carroçarias construídas com requisitos para TDF (Tomadas de Força). A nova Daily mantém-se fiel à sua vocação sustentável com o motor de 3,0 litros a GNC, que proporciona um desempenho potente e reactivo com 136 cv e 350 Nm de binário. 

IVECO New Daily Cab_Box_586040


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.