Ford apresenta retrovisor inteligente

29 março 2021
2min.

O «Smart Mirror» permite ver furgões, ciclistas, peões e outros veículos na retaguarda

---
Visualmente semelhante a um retrovisor convencional, este novo sistema é composto por um ecrã de alta definição que espelha a visão panorâmica do que é captado na retaguarda do veículo. Desta forma, o Smart Mirror ajuda os condutores a ver os ciclistas, os peões e outros veículos que possam estar atrás do furgão, mesmo nos modelos completamente fechadas ou com divisória para o compartimento de carga.
2021_Ford_Smart_Mirror_ 02

O retrovisor Full Display Interior Mirror reproduz em tempo real a imagem captada pela câmara colocada na traseira do furgão, dispondo de controlo automático da luminosidade para assegurar uma visibilidade perfeita tanto de dia como de noite. Este retrovisor permite que os condutores tenham uma melhor perceção do que se passa à volta da viatura, nomeadamente nas aproximações a rotundas, nas mudanças de faixa ou nas mudanças de direcção para entrar numa artéria lateral.

O novo retrovisor da Ford pode ser particularmente vantajoso para os condutores de serviços de entregas nas suas constantes paragens em cidade, ambiente onde a probabilidade de se cruzarem com ciclistas, trotinetes eléctricas e peões é bastante maior. Estes utilizadores da via mais vulneráveis representaram 70% das fatalidades registadas em acidentes de viação em áreas urbanas na Europa em 2019.1

Este novo retrovisor da Ford pode revelar-se benéfico para os negócios, já que contribui para a redução dos custos associados a reparações decorrentes de potenciais acidentes e para minimizar os prémios dos seguros. A instalação deste sistema pode ainda melhorar o tempo útil das operações, quer dizer, o tempo em que o veículo se encontra efetivamente em circulação. Neste mesmo sentido, a Ford deu a conhecer na semana passada o FORDLiive, um novo sistema conectado, concebido para ajudar a maximizar o tempo útil de atividade de um veículo.

O retrovisor já está disponível para os furgões Ford Transit e Transit Custom com janelas nas portas traseiras, ficando para mais tarde a integração nas variantes sem janelas nas portas traseiras. Qualquer Concessionário Ford poderá encomendar e instalar o sistema, sendo o mesmo compatível com furgões Transit produzidos a partir de 2014 e modelos Transit Custom produzidos depois de 2012.

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.