A Renault apresentou, a partir de Paris, a sua nova gama de Veículos Comerciais Ligeiros, ao Mundo, que passa pelo novo Kangoo Van, com a inovação exclusiva denominada “Open Sesame by Renault” (“Abre-te Sésamo by Renault”) e pelo Express Van, capaz de dar resposta às necessidades mais essenciais. No segmento dos furgões médios de passageiros, o Novo Renault Trafic Combi e a Nova SpaceClass também passam a estar disponíveis, enquanto a versão comercial ligeira será lançada, no final de 2021. Altura em que, igualmente, serão revelados o Novo Kangoo Van E-TECH eléctrico e o Master Hydrogen.
Com esta apresentação on line, a marca francesa mostrou a sua renovação e expansão da gama de veículos comerciais ligeiros (VCL), de forma a atender a todas as necessidades dos profissionais. Depois de ter renovado o Master, em 2019, apresenta agora os novos Kangoo Van, Express Van, Trafic Combi e o SpaceClass.
Numa sessão onde marcaram presença os lideres do projecto, das suas mais variadas fases, a marca francesa apresentou o Kangoo Van, um minifurgão inovador, com estilo atlético e dinâmico. Uma proposta que revoluciona o segmento, ao propor inovações úteis e astuciosas, como a porta “Abre-te Sésamo by Renault” (uma porta lateral de grandes dimensões), para além de um acrescido conforto e o reforço da tecnologia a bordo.
Já o Express Van, um furgão prático e eficiente, apresenta-se com um design dinâmico e robusto, em total coerência com os códigos estilísticos da marca Renault. Oferece dimensões incomparáveis, proporcionando a maior acessibilidade lateral do segmento e muito espaço de carga.
No segmento dos furgões médios, a Renault reforça o ADN do Trafic, com um design elegante, maiores níveis de segurança e desempenhos, a começar, desde já, pelas versões vocacionadas para o transporte de passageiros. A versão VCL estará disponível no final de 2021.
Para complementar esta nova gama de modelos, a Renault está a expandir a oferta de soluções e serviços “à medida”, com a Renault Pro+. Uma ferramenta que responde, de forma cada vez mais eficaz, às novas e mais exigentes necessidades dos profissionais. A Renault Pro+ disponibiliza soluções digitais e de conectividade “chave-na-mão”, sustentada numa rede de 626 centros e em 400 transformadores de veículos.
Para apoiar a transição para a mobilidade de emissões zero, a Renault oferece, ainda, uma gama completa de produtos e serviços.
Para suceder ao “campeão” de vendas Kangoo Z.E., o Novo Kangoo Van E-TECH eléctrico tem lançamento previsto para o final deste ano, sendo equipado com uma nova bateria de 44 kWh, capaz de oferecer uma autonomia de 265 km.
A Renault propõe, ainda, soluções de carregamento para frotas, com a sua filial Elexent. Mas como pioneira (desde 2011) na oferta de veículos comerciais ligeiros eléctricos e também precursora (desde 2014) da mobilidade a hidrogénio, a Renault tem previsto apresentar, antes do final do ano, o Master Hydrogen. Com o Plug Power, visa atingir, até 2030, uma quota de 30% do mercado europeu entre os veículos comerciais ligeiros movidos a hidrogénio, com soluções de carregamento para frotas de veículos elétricos ou híbridos plug-in.
Para Mark Sutcliffe, Vice-Presidente da Área de Negócios de VCL, que abriu a apresentação on line, referiu que a Renault “especialista em veículos comerciais ligeiros (VCL) há mais de 120 anos, sempre foi líder em matéria de inovação. Agora oferecemos uma gama alargada e renovada que conta com o Novo Kangoo Van, Express Van e Trafic. A inovação ‘Open Sesame by Renault’ no novo Kangoo Van é uma estreia mundial no mundo dos VCL. Como líderes do mercado VCL eléctrico na Europa, também estamos a preparar o futuro com novos produtos e soluções eléctricas e a hidrogénio,” disse.