Transit Custom totalmente eléctrica será produzida na Turquia

17 março 2021
7min.

A mais ampla gama Transit Custom alguma vez disponibilizada aos clientes europeus vai incluir modelos híbridos plug-in, mild hybrid e com motorizações convencionais e chega em 2023

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A Ford confirmou hoje que a próxima geração da gama Ford Transit Custom vai incluir um derivativo totalmente eléctrico, para além de versões híbridas plug-in, mild hybrid e com motorização convencional.

A nova gama Custom – que inclui o furgão Transit Custom e o Tourneo Custom para transporte de passageiros – entrará em produção na primeira metade de 2023 com versões totalmente eléctricas de ambos os modelos como parte da mais vasta gama Transit Custom alguma vez disponibilizada aos clientes europeus. Todas as versões da próxima geração do Transit Custom serão fabricadas pela Ford Otosan, joint-venture da Ford na Turquia, em Kocaeli, sede da gama Ford Transit.

Além disso, a próxima geração do veículo comercial de 1 tonelada da Volkswagen também vai ser fabricada em Kocaeli, representando uma valiosa escala para as plataformas de veículos e melhorando a experiência do utilizador com a implementação de mais tecnologias no mercado e de uma forma mais rápida.

A próxima geração da gama Transit Custom – incluindo as versões totalmente eléctricas – reforçará a posição da Ford como marca de veículos comerciais número 1 na Europa”, assegura Stuart Rowley, Presidente da Ford Europa. “A Transit Custom é a joia da coroa da nossa gama de veículos comerciais e é um factor-chave para o nosso objetivo de fazer crescer onegócio de veículos comerciais enquanto continuamos a desenvolver um negócio sustentável e rentável, baseado num futuro electrificado da Ford na Europa”.

A Ford anunciou em fevereiro último que, em 2024, toda a sua gama de veículos comerciais terá a opção de zero emissões, seja ela totalmente eléctrica ou híbrida plug-in, ambicionando que, em 2030, dois terços das vendas de veículos comerciais da Ford sejam viaturas totalmente eléctricas ou híbridas plug-in.

No entanto, no período intermédio, a Ford percebe que nem todos os utilizadores de veículos comerciais estão disponíveis para mudarem do motor de combustão interna convencional para os veículos totalmente eléctricos. Por esta razão, é essencial manter uma ampla gama de tecnologias de motores, dos blocos mild hybrid (MHEV) aos plug-in (PHEV), que continuarão a ser uma parte muito importante da próxima geração da Transit Custom.

O crescimento contínuo do forte negócio dos veículos comerciais da Ford é essencial para a sua rentabilidade na Europa. A estratégia apoia-se em novos produtos e serviços, trabalhando com uma ampla rede de parceiros especializados em carroçarias de comerciais e na aliança estratégica estabelecida entre a Ford e a Volkswagen e a sua joint-venture Ford Otosan, que permite o desenvolvimento e produção de veículos rentáveis.

Hoje iniciamos outro investimento estratégico que ajudará a dar forma ao futuro da indústria automóvel. Estamos a transformar as nossas fábricas de Kocaeli na primeira e única instalação de produção integrada da Turquia para montagem de veículos elétricos e de baterias.

Consideramos este investimento, que se materializará ao longo de uma década, um movimento estratégico de futuro. Gostaria de agradecer à Ford Motor Company a sua confiança na Turquia e na Ford Otosan, que tornou este investimento possível”, disse Ali Koc, Presidente da Ford Otosan e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Koc Holding.

Em 2020, a Ford alcançou, pelo sexto ano consecutivo, a liderança nas vendas de veículos comerciais na Europa. A tendência continua em 2021, com a Ford a manter a sua posição de marca de veículos comerciais mais vendida neste continente.

Estimular um maior crescimento no negócio de veículos comerciais da Ford corresponde a um ecossistema construído à volta dos serviços conectados codesenvolvidos com os clientes e desenhados para melhorar a experiência do utilizador, procurando ajudar os seus negócios a prosperar. Destes serviços conectados fazem parte a gestão do tempo de atividade e da produtividade, como a FordPass Pro, para frotas com um máximo de cinco veículos, e a Ford Fleet Management, criada no ano passado pela Ford e pela ALD Automotive para maximizar a produtividade dos clientes de frotas que procurem serviços personalizados de forma a manter os seus veículos sempre na estrada.

Este anúncio de hoje é ainda uma notícia positiva para outras instalações de produção da Ford na Europa e para as indústrias europeias e turcas fornecedoras de componentes para a próxima geração da gama Transit Custom. As instalações de produção da Ford fornecem motores Diesel de tecnologia avançada a partir de Dagenham, no Reino Unido, e transmissões a partir de Colónia, na Alemanha, sendo mais de 100 os fornecedores sedeados na Turquia que contribuem com outros componentes.

O crescimento do mercado dos veículos comerciais e o aproveitamento de parcerias como a nossa « joint-venture» com a Ford Otosan são fatores-chave para o êxito futuro da Ford Europa. Estamos empenhados em alcançar o nosso objetivo de margem EBIT de 6% como parte do plano da Ford para relançar as nossas operações globais na indústria automóvel”, comentou Rowley.

A relação entre a Koc Holding e a Ford remonta a 1928, sendo que, no presente, a Ford Otosan é a empresa líder na indústria automóvel turca e uma das joint-ventures de maior duração e êxito na indústria automóvel mundial.

PR

 


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