PSA Mangualde dá hoje passo para a retoma total

18 maio 2020
4min.

Inicia-se hoje (18 de Maio), o segundo turno de trabalho no Centro de Produção de Mangualde do Grupo PSA e no dia 25 os Citroën Berlingo, Peugeot Partner e Opel Combo já serão produzidos pelos três turnos da Fábrica, naquela que é a retoma total da produção.

---

Mantendo como prioridades a protecção dos colaboradores e preservar a sustentabilidade da empresa, o Centro de Produção de Mangualde do Groupe PSA arranca hoje as segunda e terceira fases do regresso à actividade industrial, criando as condições para o retomar da laboração a 100%.

O processo de recuperação gradual e seguro da actividade neste Centro de Produção teve o seu início no dia 7 de Maio com a entrada em laboração da primeira equipa, tendo por base a implementação de um protocolo de medidas sanitárias reforçadas para proteger a saúde dos colaboradores. Nesse dia voltaram a sair das linhas de produção os modelos Peugeot Partner, Citroën Berlingo e Opel Combo, após a paragem da Fábrica originada pela crise Covid-19.

Depois de uma bem-sucedida primeira fase de laboração de mais de uma semana, e graças à implicação e ao envolvimento dos trabalhadores e dos seus representantes, o Centro de Produção do Groupe PSA está a restabelecer por completo da sua actividade. A fábrica e a direção do Grupo em França validaram o início do segundo turno de trabalho que se inicia hoje, dia 18, e a totalidade das operações será retomada no dia 25 de Maio, com a entrada em laboração do terceiro turno.

Até chegar a esta fase de retoma gradual das suas actividades fabris, o Groupe PSA desenvolveu, implementou e fez auditar o protocolo de protecção sanitária mais completo da sua história, que foi partilhado com os seus parceiros sociais. Integra mais de 100 medidas, fornecendo um elevado nível de protecção dos trabalhadores, e está agora plenamente testado em cenário de actividade normal.

A título de exemplo, o protocolo desenvolvido para as instalações industriais prevê o controlo de temperatura em complemento da automonitorização de sintomas, aprovisionamento de equipamentos de protecção individual (EPI) e Kits de protecção e higiene sanitária para colaboradores, motoristas e visitantes essenciais, elaboração de plano de contingência partilhado com os representantes dos trabalhadores, autoridade sanitária e ACT, redefinição de fluxos de actividade e de circulação, marcações no solo para manutenção de distâncias de segurança, reforço dos perímetros de higiene, formação e conselhos essenciais de higiene e saúde, constituição de sala de isolamento, e formação de pilotos para acompanhamento do protocolo de segurança e de saúde em cada área de produção e gestão da fábrica. Patrulhas Sanitárias de vigilância, formadas pela hierarquia e elementos da Comissão de Trabalhadores verificam no terreno, várias vezes em cada turno, a boa aplicação das normas e as melhorias potenciais do dispositivo.

Tendo em conta o contexto comercial (desconfinamento, reabertura dos concessionários e situação comercial de cada modelo) e a normalização progressiva do fornecimento de componentes, a aplicação e o respeito do protocolo criaram as condições para retomar a actividade de forma gradual e segura, estando previsto para o próximo dia 25 a laboração dos quase 1.000 colaboradores do Centro de Mangualde.

Leia o Nº115 da Revista Eurotransporte AQUI


Autor:

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.