De férias na MAN TGE

15 janeiro 2018
4min.

O mais recente veículo da MAN demonstra a versatilidade nestes multifunções, que servem tanto para o trabalho, como para o lazer.

MAN TGE Transformado
MAN TGE Transformado
MAN TGE Transformada
MAN TGE Transformado
MAN TGE Transformado
MAN TGE Transformado
MAN TGE Transformado
MAN TGE Transformado
MAN TGE Lazer

MAN TGE Transformado

O BMC (Bus Modification Center), fabricante de luxo da casa MAN, em Plauen na Alemanha, apresenta as primeiras possibilidades de utilização dupla do veículo na CMT em Estugarda (de 13 a 21 de Janeiro de 2018). O conceito partiu das extensões da MAN TGE para veículos BF3, veículos de escolta que permitem transportes pesados na traseira e que servem ainda como hotel móvel para as equipas. Independentemente da forma como estes veículos são utilizados em contexto de trabalho, também é pos-sível utilizar a MAN TGE apenas para lazer.

O tema não é assim tão recente. Já há 90 anos que a MAN apresentou o primeiro carro de fim-de-semana ao público, numa feira de veículos. Na altura, tal como agora, eram sobretudo autocarros com extensões individuais que saiam das portas da fábrica em Plauen, seja como veículos de equipa para clubes desportivos bem conhecidos, veículos de transfer VIP para Governos, autocarros de tour para músicos, ou simplesmente como grandes casas moveis. Com base nestas competências adquiridas, e com o crescimento do negócio BF3, surgiram duas pequenas casas móveis, uma ideia inovadora e com grande potencial de personalização.

Ambos os protótipos têm por base a MAN TGE 4x4 com distância entre eixos padrão e tecto alto. Os veículos possuem motor a diesel com 1,968 cc e 130 kW/177 CV. Ao passo que o primeiro protótipo assenta na ideia básica de veículo de utilização dupla para duas pessoas, o segundo conceito já inclui a disposição de mobília permanentemente instalada. No entanto, nenhum dos veículos pretende ser uma casa móvel pronta a utilizar, mas antes uma base sólida para este fim, com muito espaço para a personalização segundo os requisitos do cliente final. O principal motivo é que o sistema duplo, com mobília removível que pode ser colocada em diferentes locais, é direccionado para quem tenha maior interesse em actividades desportivas que implicam o transporte de equipamentos do que propriamente numa casa móvel para as férias. Resumidamente: durante a semana a MAN TGE pode ser utilizada para transportar equipamento de trabalho, e ao fim-de-semana leva os materiais necessários à prática das actividades de lazer, como bicicletas de montanha ou balões de ar quente.

“Com o nosso segundo estudo demos mais um passo para demonstrar tudo aquilo que o BMC consegue fazer. Aqui, além de uma casa de banho, incluímos um tejadilho elevável, do tipo que normalmente é apenas encontrado em veículos mais pequenos. Ao fazer isto, pretendemos demonstrar a nossa competência e experiência na personalização de veículos que, mais do que em todos os negócios clássicos B2B, são baseados na modificação de au-tocarros para clientes comerciais”, afirma Heinz Kiess, Senior Manager Sales & Marketing no Bus Modification Center.

O ajuste da altura do chassi e grandes pneus de fora de estrada, que asseguram ainda maior distância ao solo, têm em conta o carácter individual dos dois conceitos. Além disso, a modificação oferece melhorias significativas na condução fora de estrada. Com este equipamento, ambos os protótipos revelam a vasta competência do BMC na modificação e personalização de veículos MAN.

PR


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