MAN eTGE mantém prestígio centenário

05 setembro 2019
2min.

Tal como o Real Madrid também a MAN está em campo com o seu novo «trunfo» que juntou à sua centenária gama, um veículo totalmente eléctrico com o qual pretende vencer os demais concorrentes no sector dos transportes ligeiros de mercadorias urbanas: a MAN 3.140 eTGE.

man4
man2
man3
man1

man4

A Maschinenfabrik Augsburg-Nürnberg, vulgarmente conhecida no mundo pela sigla MAN pensou, apostou e prepara-se para vencer o que diz ser “El Futuro Es Hoy” (o futuro é hoje). Para tal, apresentou em Madrid, a um quarteto de jornalistas portugueses, representantes de outros tantos Órgãos de Comunicação Social especializados, entre os quais a Eurotransporte, a sua versão de veículo eléctrico de transporte ligeiro de mercadorias urbanas, a MAN eTGE, que mais não é do que um furgão completamente eléctrico.

Ligadas à carga, dentro do centro de formação da marca germânica em Madrid, a eTGE não se nos mostrou diferente das demais da sua «família». Ou seja, linhas rectas, faróis LED generosos e uma frente agradável de se ver, de onde se destaca a grelha com o leão.

Até aqui tudo igual. As diferenças começam a notar-se quando abrimos o capot do veículo e encontramos um sistema de Alta Tensão (perfeitamente identificado pela cabelagem cor de laranja), que nos deixa bem claro que este furgão não é uma carrinha vulgar com a qual a centenária marca alemã pretendeu dar um passo significativo para alcançar aquilo que o mundo continua a procurar para as áreas metropolitanas: zero emissões.

Com uma capacidade de resposta francamente positiva para distribuição e transporte ligeiro de carga em áreas urbanas, a eTGE que nos foi dada a testar nas ruas da capital espanhola, mercê do seu motor eléctrico com autonomia para 173 km, com uma caixa de velocidades automática de uma só marcha, aliado à capacidade de carga na ordem dos 950 Kg, poderá muito bem ser a escolha certa para as empresas «amigas» do ambiente.

Associada à força do «rei da selva», ou não fosse o leão o seu símbolo, a MAN é uma marca que impõe respeito no segmento de veículos comerciais, sejam eles ligeiros ou pesados, suportado pela sua vasta experiência no sector que se estende por mais de um século. Por tal facto, a marca alemã não poderia correr o risco de apresentar «um veículo eléctrico», mas sim «o veículo eléctrico».

*O Texto na integra pode ser lido na próxima edição (nº 112) da Revista EuroTransporte

 


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.