Ez Flex é o comercial experimental da Renault

18 abril 2019
3min.

Eléctrico e conectado, pretende ser um instrumento de trabalho que contribua para uma mobilidade urbana sustentável e para uma eficaz distribuição em meio urbano.

R-DAM_1025678
R-DAM_1025675
R-DAM_1025669

R-DAM_1025678

O Renault Ez-Flex é um veículo compacto com dimensões exteriores otimizadas face ao volume útil de carga: com um comprimento (3,86m) e uma largura (1,65m) reduzidas, a altura (1,88m) permite o acesso aos parques subterrâneos. A capacidade de carga de 3m3 é excepcional para o seu volume total. O raio de viragem de 4,5 m permite uma excelente manobrabilidade, muito útil nas ruas dos centros urbanos.

No Renault Ez-Flex tudo foi pensado para responder às necessidades do distribuidor. O interface homem-máquina inspira-se no universo dos smartphones, dispondo de serviços e aplicações ligadas ao veículo, mas também podendo incluir aplicações ligadas à actividade dos diferentes profissionais que o utilizem.

O carregamento de mercadorias foi optimizado, com uma altura ao solo ideal (760mm). Este automóvel foi concebido para permitir a inclusão, na zona de carga, de uma vasta diversidade de módulos que respondam às necessidades específicas dos diferentes utilizadores a quem será disponibilizado.

O Renault Ez-Flex é eléctrico e oferece uma autonomia de 100 km, perfeitamente adaptada às necessidades de distribuição em cidade (média de 50 km/dia para os veículos de distribuição em cidade).

Ez-Flex: Uma experiência de colaboração inovadora e inédita 

Ao todo serão uma dezena de Renault Ez-Flex que serão emprestados a utilizadores profissionais, empresas, cidades ou colectividades, na Europa. Esta experiência deverá durar cerca de 2 anos.

Este veículo está equipado com captores que permitirão coletar vários tipos de dados: geolocalização, quilometragem, autonomia, velocidade, número de paragens, etc. Estes dados serão descarregados em tempo real e permitirão compreender a real utilização no quotidiano.

A análise destes dados, complementada com a opinião dos utilizadores, vai permitir à Renault conceber, no futuro, automóveis mais adaptados às evoluções da logística urbana. Através desta experiência, a Renault enceta uma nova abordagem para preparar e conceber as futuras inovações. Este tipo de abordagem, que constitui uma rutura no sector automóvel, está muito próxima das práticas utilizadas noutros sectores como, por exemplo, o gaming.

Ez-Flex: Preparar a mobilidade de amanhã

Num mundo onde a galopante urbanização levará a que mais de 60% da população viverá em cidades, em 2030, a circulação das pessoas não é a única que deve ser repensada. Uma nova era abre-se também para a circulação de bens: rapidez, flexibilidade e fiabilidade são as características principais das novas expectativas dos consumidores quando assistimos à explosão do número de compras realizadas online. E esta procura de ritmos de distribuição, cada vez mais rápidos e precisos, é acompanhada por regulamentações cada vez mais restritivas nas cidades.

Assegurar a mobilidade sustentável para todos, hoje como amanhã, é o desafio a que a Renault se propõe. Depois do concept-car Renault Ez-Pro, continuamos com o Renault Ez-Flex os trabalhos exploratórios em torno da mobilidade do futuro.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.