Ford tem parceria com a Gnewt by Menzies Distribution

21 fevereiro 2019
10min.

Assente na cloud, o novo software da Ford identifica os lugares ideais para que os motoristas possam estacionar perto de múltiplos pontos de entrega, enquanto funcionários a pé e, um dia, em bicicleta, possam cumprir a última etapa dessas entregas

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Na próxima vez que se encomendar uma peça de roupa, esta poderá chegar ao destinatário com a ajuda de um novo “armazém sobre rodas”, conceito actualmente em testes em Londres, numa solução que tem potencial para ajudar a diminuir os congestionamentos de tráfego, reduzir as emissões e melhorar os tempos de entrega.

Dos bens essenciais à moda, o crescimento das compras online em toda a Europa aponta para que o número de entregas de encomendas venha a duplicar nos próximos 10 anos*. A sua maioria é actualmente feita por furgões, levando a crescentes congestionamentos em muitas cidades, tendo os tempos médios de deslocações em Londres subido em mais de 40 por cento em apenas 3 anos**. Como resultado, as transportadoras estão sob crescente pressão para entregar mais encomendas, mais rapidamente, com menores custos, ao mesmo tempo que têm de assegurar o bem-estar dos funcionários e a sua responsabilidade ambiental.

Em face disso, a Ford, em parceria com a Gnewt by Menzies Distribution, está a realizar testes a um novo serviço digital de entregas, que permitirá uma eficiente coordenação dos múltiplos modos de transporte, recorrendo a peões e, um dia, a mensageiros de bicicleta.

Durante os testes, o serviço “último quilómetro” da Gnewt será conduzido pelo MoDe:Link , um software de roteamento e logística multi‑modal inteligente da Ford que está assente na cloud, através do qual se permite gerir todo o processo da entrega de uma encomenda, desde o depósito até à porta do destinatário. Esta solução poderia ajudar as empresas de entregas, gestores de frotas, empresas de logística e de entrega de comida, a optimizar os processos e aumentar a utilização das suas viaturas, economizando tempo e dinheiro, ao mesmo tempo que aumentam a sua capacidade de resposta.

O serviço também pode melhorar a experiência do cliente, garantindo melhores janelas de entrega e reduzindo os custos, diminuindo o tempo entre a encomenda e a sua entrega, permitindo mais frequentes viagens das viaturas até ao depósito. Poderá ainda contribuir para tornar as ruas mais saudáveis, reduzindo o tráfego nas grandes cidades, diminuindo os congestionamentos de trânsito junto aos passeios, onde as viaturas normalmente param para carregar e descarregar mercadoria.

“O nosso objectivo é manter os veículos maiores, como os furgões de entregas de maior capacidade, em ambientes menos congestionados, onde eles operam melhor”, afirmou Tom Thompson, Líder de Projecto, Ford Mobility. “No entanto, para o ‘último quilómetro’ de uma viagem em ambiente urbano, onde o congestionamento e a falta de estacionamento podem ser um desafio, faz sentido efectuar descargas e entregas com modos de transporte mais ágeis, eficientes, nomeadamente em termos de custos.”

A Ford está empenhada em abordar os desafios da mobilidade urbana, em especial os das entregas de bens e serviços, através da inovação, tecnologia e parcerias. O conceito de “armazém sobre rodas” foi projetado para ser compatível tanto com os furgões Ford, como de outros fabricantes. Esses veículos actuam com hubs de entrega dinâmicos, recolhendo as encomendas de um depósito, parando depois e no mínimo tempo possível, em locais estratégicos, pré-determinados como sendo os mais eficientes para cada lote de mercadorias. A plataforma de software de que a Ford é detentora faz a coordenação com os mensageiros a pé das proximidades – ou, potencialmente, com mensageiros em bicicletas, drones e robôs autónomos no futuro – para cumprir a última etapa de cada entrega.

Entregas inteligentes e sustentáveis

Entregas multi‑modais como estas têm o potencial de ser mais rápidas, com menores custos e de oferecer maior capacidade do que as entregas feitas exclusivamente por viaturas***. A Ford estima que um furgão e uma equipa composta por 4 mensageiros, a pé ou de bicicleta, podem ser usados para entregar o mesmo número de encomendas que 5 furgões individuais fariam, trabalhando como parte de uma rede multi‑modal.

Para este teste em Londres, a Ford estabeleceu uma parceria com a Gnewt, empresa de serviço de entrega de encomendas urbanas e sustentável, vencedora do galardão “2018 U.K. Sustainable Logistics Company of the Year”.

A Gnewt opera a maior frota de veículos de entrega 100% eléctricos do Reino Unido, através de mais de 70 furgões eléctricos, tendo sido pioneira em serviços sustentáveis de entregas “último quilómetro”. Trabalha com empresas líderes do retalho, de ecommerce e de logística, garantindo a entrega de 3 milhões de encomendas por ano a consumidores e empresas londrinas.

Com a Transport for London e com diversas universidades, como parte do projecto de pesquisa FTC2050, a Gnewt tem trilhado serviços porta a porta urbanos, de modo a medir o impacto desta nova abordagem como modelo para reduzir o número de veículos necessários para garantir as entregas e reduzir as emissões***.

“Queremos mudar a forma como pensamos sobre a movimentação de mercadorias nas nossas cidades,” afirmou Sam Clarke, Fundador e Chefe de Desenvolvimento de Negócios da Gnewt. “Estamos muito interessados em entender como as entregas multimodais poderão beneficiar os nossos negócios e os nossos clientes, ao mesmo tempo que a promoção activa de deslocações e as questões de saúde associadas e os benefícios ambientais decorrentes das viagens a pé e em bicicleta, com impacto nos nossos funcionários. Estamos muito satisfeitos de trabalhar com a Ford, ajudando-os no teste deste seu novo e revolucionário software.”

Garantindo o “último quilómetro”

O Governo do Reino Unido reconheceu, igualmente, a necessidade de desenvolver soluções de entrega mais inteligentes para as áreas urbanas, tendo lançado uma consulta popular para explorar ainda mais o conceito de entregas “último quilómetro” e as oportunidades disponíveis para a entrega de mercadorias de forma mais sustentável. A chamada à evidência, a que a Ford tem dado resposta, visa examinar os benefícios ambientais dos micro‑veículos, bicicletas de carga eléctricas e medidas para melhorar a eficiência logística ****.

“Os fretes e as entregas são cruciais para apoiar a economia da cidade de Londres, representando metade do montante despendido pelas famílias,” disse Michael Hurwitz, Director de Inovação do Transporte, da Transport for London. “No entanto, os congestionamentos e a má qualidade do ar são alguns dos maiores desafios que a cidade tem pela frente. O crescimento das entregas do tipo ‘ultimo quilómetro’, feitas desta forma, juntamente com o aumento dos centros de microconsolidação, são essenciais para enfrentar o problema da poluição, descongestionando as estradas. O aproveitamento da tecnologia da Ford de mudança do modelo de abastecimento de particulares e empresas deve ser aplaudido, sendo um exemplo a seguir para outros no sector.”

Com base no sucesso da companhia como a marca de veículos comerciais que mais vende na Europa, este teste em Londres é uma das várias iniciativas em que a Ford está a abordar, enfrentando os desafios das entregas e da mobilidade urbana nas cidades do amanhã.

No Reino Unido, a Ford está a trabalhar com a Transport for London num projecto de vários milhões de libras, no qual estão a ser testados 20 furgões Transit plugin hybrid que, na grande maioria das suas deslocações, apenas recorrem a energia eléctrica. O teste vai ser alargado este ano às cidades de Valencia (Espanha) e Colónia (Alemanha). Nos EUA, a Ford continua a inovar na entrega de bens e serviços em meio urbano numa altura em que se prepara para um futuro com veículos de condução autónoma. A Ford associou-se à Postmates, uma plataforma de entregas ondemand em Miami e Miami Beach, para operar um serviço de entregas em condução autónoma.

 

  
* Parcel Delivery: The future of last mile (McKinsey&Company, Sept. 2016):
https://www.mckinsey.com/~/media/mckinsey/industries/travel%20transport%20and%20logistics/our%20insights/how%20customer%20demands%20are%20reshaping%20last%20mile%20delivery/parcel_delivery_the_future_of_last_mile.ashx) 
** Tempo médio para uma viagem de 8 km 2012-2015:
http://inrix.com/wp-content/uploads/2017/09/INRIX-London-Congestion-Trends-May16.pdf; 
*** FTC2050 Portering Trial Report:
http://www.ftc2050.com/reports/Final_report_portering.pdf 
**** https://www.gov.uk/government/consultations/the-last-mile-a-call-for-evidence 
 

 

 


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