Ford inicia renovação da gama de comerciais

29 novembro 2017
17min.

A nova Transit Custom, de 1 tonelada, foi o primeiro veículo a ser revelado.

Transit Custom
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Ford Tourneo Custom
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Transit Custom - Versão Sport
Ford Tourneo Custom
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Transit Custom

A Transit Custom foi o furgão mais vendido na Europa no segmento de 1 tonelada em 2015 e 2016, sendo também a actual líder em 2017, com 86.400 unidades vendidas até Setembro último.

Novo veículo comercial de 1 tonelada da Ford, a Transit Custom apresenta um design arrojado e novos interiores, proporcionando também um reforço dos níveis de produtividade adequando às mais diversas actividades comerciais na Europa. 

A nova Transit Custom tem por base o sucesso do modelo antecessor, que se tornou no furgão mais vendido no seu segmento em 2015 e 2016, sendo também líder de vendas em 2017, com 86.400 unidades vendidas no acumulado até Setembro último. Disponível para encomenda na Europa em Dezembro, a nova Transit Custom terá as primeiras unidades entregues aos clientes no início de 2018.

Equipada com o motor Diesel Ford EcoBlue de 2.0 litros, a Transit Custom foi redesenhada para oferecer um significativo conjunto de novas características e capacidades, incluindo uma nova variante ECOnetic que garante consumos mais eficientes e apenas 148 g/km de emissões de CO2.

Ostentando um novo e arrojado design frontal, com uma típica grelha Transit de três barras, este furgão Ford de 1 tonelada garante aos condutores o ambiente ideal de um escritório móvel, integrado numa cabina completamente nova, disponibilizando o melhor em termos de espaço, maior conforto e ergonomia e uma conectividade facilitada através das opções SYNC 3 ou MyFord Dock. Outras novas tecnologias apresentam-se pela primeira vez em veículos comerciais, com especial destaque para o Assistente de Velocidade Inteligente.

“A Transit Custom tem registado um enorme sucesso desde que foi introduzida no mercado e esta nova versão volta a redefinir as regras do jogo,” afirmou Hans Schep, Director Geral, Veículos Comerciais, Ford da Europa. “Escutámos atentamente as opiniões dos nossos clientes e oferecemos-lhes agora um furgão de 1 tonelada ainda mais elegante e mais produtivo, recheado de características inteligentes.”

A nova geração Transit Custom define o cenário para as próximas e importantes inovações destinadas a veículos comerciais da Ford, com a introdução dos derivativos híbridos plug-in (PHEV) de emissões zero, cuja produção em série arrancará em 2019. 

A Transit Custom PHEV utiliza um sofisticado sistema híbrido que tem como objectivo emissões zero durante mais de 50 km de autonomia, recorrendo ao multi-premiado motor Ford EcoBoost de 1,0 litros como extensor de autonomia. O furgão híbrido iniciará os testes com clientes frotistas, em Londres, já em Dezembro próximo.

Lançada ao mercado no final de 2012, a Transit Custom rapidamente se estabeleceu como o veículo comercial Ford mais vendido na Europa, com as vendas a crescer para 118.000 unidades em 2016, num aumento de 15 por cento face aos registos do ano anterior.

A Transit Custom foi o primeiro modelo disponível no mercado da entretanto expandida gama Ford Transit, juntando-se-lhe, mais tarde, a Transit Courier, a Transit Connect e os derivativos Transit. O modelo mostrou-se num impulsionador essencial no seio da Ford, levando a companhia a tornar-se na marca de veículos comerciais n º 1 da Europa em 2015, posição de liderança que tem mantido desde então.

Em Agosto, a Ford anunciou um aumento da produção dos modelos Transit, Transit Custom e Tourneo Custom, de forma a satisfazer a elevada procura no mercado. Um investimento de 52 milhões de dólares americanos (cerca de 44,3 milhões de euros) na joint venture Ford Otosan, na Turquia, vai permitir aumentar em 40.000 unidades a produção em Kocaeli, fábrica cuja produção anual passará, assim, para as 330.000 unidades. 

Motor Ford EcoBlue e nova variante ECOnetic 

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A nova Transit Custom é animada pelo avançado motor diesel Ford EcoBlue, bloco que foi introduzido na gama em 2016 e que está disponível numa gama de potências de 105, 130 e 170 cv. Em comparação com o anterior bloco Diesel de 2,2 litros, este novo motor proporciona uma significativa redução dos custos de exploração e desempenho. Além disso, a sua eficiência nos consumos foi melhorada em 13 por cento e dispõe de mais 20 por cento de binário a baixo regime.

Para os clientes que necessitam dos padrões máximos em termos de produtividade e economia, o modelo actualizado oferece uma nova variante ECOnetic, de apenas 148 g/km de emissões de CO2 e uma média de consumos na ordem dos 5,7 l/100 km, numa melhoria de 6 por cento face ao veículo mais eficiente do presente.

Disponível para o furgão da Série 300 de chassis curto (distância entre eixos), a variante ECOnetic conta com o motor de 105 cv, especificamente calibrado para o efeito e com função Auto-Stop-Start, pneus de baixo atrito, um inovador sistema de Controlo de Aceleração da Ford e um limitador de velocidade fixado nos 100 km/h.

A nova Transit Custom continua a proporcionar aos operadores de veículos comerciais a mesma e vasta amplitude de recursos, numa linha de veículos que inclui duas alturas de tejadilho, duas opções de distância entre eixos, pesos brutos de 2,6 a 3,4 toneladas e uma capacidade de carga até aos 1450 kg, tudo disponível nas configurações furgão, kombi e furgão de cabina dupla.

O novo modelo mantém a reputação Transit no que se refere à capacidade carga líder da sua classe, com características inovadoras do espaço de carga, tais como a abertura para alojar objectos de grande comprimento (através de uma escotilha na divisória) e a prateleira integrada no tecto, a qual pode ser fechada sempre que não seja necessária a sua utilização. 

Estilo dinâmico e uma cabina que é um autêntico escritório móvel

A nova Transit Custom conta com uma nova secção frontal, dinâmica e profissional, partilhando o mesmo ADN dos modelos de passageiros mais recentes da Ford, integrando uma grelha trapezoidal elevada e ópticas dinâmicas e esguias. Estão disponíveis as mais recentes tecnologias de iluminação, com as versões mais equipadas a ostentarem a nova e distintiva assinatura de luzes diurnas de LED e os potentes faróis de Xenon HID.

O interior da cabina é completamente novo, com um painel de instrumentos com base na nova filosofia de design de interiores da Ford – estreada no novo Fiesta – que oferece um desenho atraente, centrado no utilizador, influenciado pela interacção do utilizador com os dispositivos e tablets inteligentes.

Assente em elementos de design horizontal marcantes que enfatizam a largura da cabina, o novo painel de instrumentos integra materiais atraentes e resistentes, complementados por detalhes práticos, projectados para os condutores que utilizam a cabina como um escritório móvel, durante o longo tempo de trabalho que passam no interior dos seus veículos.

A nova concepção permite oferecer espaços de arrumação referenciais na classe, com um total de até 25 litros de espaços só no painel de instrumentos, integrando-se na sua superfície três práticos compartimentos superiores para arrumação de pequenas pastas ou dispositivos móveis, bem como um generoso porta-luvas, capaz de armazenar dossiers A4 no compartimento inferior fechado.

Outras características novas e práticas incluem suporte para copos (de abrir e fechar) abaixo do comando da caixa de velocidades, a que se juntam os suportes para copos e para garrafas de 2 litros em cada extremidade do tablier. Os painéis das portas também foram completamente redesenhados para uma melhorada arrumação e utilização, estando dotados de três amplos espaços de arrumação e uma prática pega integrada na guarnição das portas.No que se refere ao condutor, todos os novos ecrãs e painéis de controlo foram projectados para garantir uma maior ergonomia e facilidade de utilização, sendo que os modelos de topo integram um ecrã táctil flutuante de 8 polegadas, a cores, do tipo tablet, associado ao sistema de comunicações e entretenimento SYNC 3 da Ford, que pode ser operado por simples toques ou movimentos de “arrasto”.

O sistema Ford SYNC 3 permite aos condutores da Transit Custom controlar o áudio, a navegação e os smartphones conectados, recorrendo a simples comandos vocais de conversação. Basta premir um botão e dizer “Preciso de combustível”, “Preciso de um café” ou “Encontrar uma morada”, para que os condutores possam localizar os postos de combustível e os cafés mais próximos, bem como os seus destinos seguintes. O sistema é compatível com Apple CarPlay e Android Auto™.

Para veículos que não estejam equipados com monitores de 8 ou 4 polegadas, o sistema MyFord Dock, no centro do painel de instrumentos, oferece aos condutores o local ideal para montar, colocar e carregar os seus smartphones, leitores de MP3 ou sistemas de navegação. Entradas USB e de corrente de 12 volts estão localizadas na zona de arrumação superior à frente do condutor e junto ao comando da caixa de velocidades, para facilitar o carregamento de dispositivos.

Tendo em conta a utilização intensa ao longo de todos os dias, conforto é reforçado por novos bancos com optimização ao nível do almofadado em espuma e da geometria. Por sua vez, os materiais foram completamente renovados em toda a cabina, como novos padrões de qualidade, durabilidade e aparência, incluindo os revestimentos em tecido dos bancos, os quais foram submetidos aos mais exigentes testes de resistência realizados pela Ford.

Tecnologias avançadas e sistemas de assistência ao condutor

A nova Transit Custom integra um conjunto de novas e avançadas características de ajuda à condução, que partilham tecnologias existentes nos mais recentes modelos de passageiros da Ford, recorrendo a sofisticados sensores de radar e câmaras que fornecem informações relativas aos ambientes de condução em redor do veículo.

A nova Transit Custom é o primeiro veículo comercial a oferecer a função Assistente de Velocidade Inteligente, função que pode ajudar os condutores a não exceder os limites de velocidade e, dessa forma, evitar a potencial aplicação de pesadas multas. 

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O sistema possibilita ajustar automaticamente a velocidade máxima do veículo para que este se mantenha dentro dos limites legais, utilizando o sistema Reconhecimento de Sinais de Trânsito para detectar os sinais de limite de velocidade. O sistema recorre a uma câmara montada no pára-brisas para monitorizar os sinais de trânsito, desacelerando o veículo quando o limite de velocidade é inferior ao da velocidade máxima seleccionada.

O novo modelo é o primeiro veículo comercial Ford na Europa a montar o Sistema de Informação de Ângulo Morto com Alerta de Trânsito Cruzado, disponibilizando duas funções extremamente importantes para os utilizadores de veículos comerciais.

O Sistema de Informação de Ângulo Morto utiliza sensores de radar virados para trás, os quais detectam veículos que tenham entrado ou se aproximem da denominada zona de ângulo morto, alertando o condutor com uma luz avisadora no retrovisor exterior correspondente. A Transit Custom introduz a nova função de Alcance à Retaguarda Variável, que informa antecipadamente os condutores acerca da passagem de um veículo que se aproxima a uma velocidade relativamente elevada. O novo modelo conta ainda com a mais recente geração de sensores, com maior alcance, e novas funcionalidades que incluem a capacidade de detecção de motociclos.

O Alerta de Trânsito Cruzado utiliza os mesmos sensores para alertar os condutores que saem de um lugar de estacionamento para veículos ou bicicletas que poderão rapidamente passar por detrás do veículo, avisando-os com um sinal acústico, uma mensagem no painel de instrumentos e uma luz avisadora no retrovisor exterior. Activado sempre que o condutor selecciona a marcha-atrás, o sistema é ideal para os furgões que apresentam restrições de visibilidade para trás e para os lados, nas saídas de lugares de estacionamento.

A nova Transit Custom possui também funcionalidades reforçadas em termos do sistema de travagem de emergência Assistência de Pré-Colisão com Detecção de Peões, introduzido no modelo em 2016. Dotado das mais recentes tecnologias de radar e de câmaras, tal como surgem no novo Fiesta, o dispositivo é agora capaz de detectar peões à noite quando estes são iluminados pelos faróis do veículo.
Estas novas funcionalidades juntam-se ao extenso leque de tecnologias já disponíveis na Transit Custom, incluindo Alerta de Mudança de Faixa, Alerta do Condutor, Luzes de Máximos Automáticas, Câmara Traseira, Controlo de Velocidade Adaptativo e Estabilização ao Vento Lateral.

Entre as novas dotações tecnológicas inclui-se também a suave e eficaz transmissão automática SelectShift de 6 velocidades – já a preferida de 11 por cento dos clientes da Transit Custom – e um sistema de suspensão traseira pneumática (único entre os modelos do segmento Kombi M1) que é capaz de manter constante a altura do veículo independentemente do peso transportado.

Os clientes podem ainda optar por um novo Módulo de Interface Upfitter, que permite às transformações e acessórios montados à posteriori – em pós-venda – aceder aos dados dos sistemas eléctricos do veículo, de forma a que os mesmos possam ser controlados mais eficazmente através da utilização em tempo real dos dados do veículo.

Novo visual para a versões topo-de-gama Sport

Transit Sport

No topo da gama da nova Transit Custom encontra-se a dinâmica versão Sport de 170 cv, disponível numa vasta gama de oito carroçarias e configurações de bancos, incluindo as variantes furgão, kombi e furgão de cabina dupla, em ambas as versões de chassis longo e curto.

A assinatura visual das versões Sport, com duas faixas decorativas no capot e um kit estético exterior, foi redesenhada para o novo modelo, passando a incluir duas novas faixas bi-color em preto com contrastes laranja ou prata. O estilo desportivo passa também pelo interior, com revestimentos parciais em cabedal Ebony combinados com novas inserções em tecido e cabedal.

PR

 

A reportagem completa, na edição 101 da Revista Eurotransporte.


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