Toyota inicia trabalhos no protótipo de pilha de combustível da Hilux

06 dezembro 2022
4min.

A Toyota Motor Manufacturing (UK) Ltd vai receber um financiamento do governo do Reino Unido através do Centro de Propulsão Avançada (APC) para o desenvolvimento de veículos com emissões zero.

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Impulsionada por uma crescente procura dos clientes e pela abordagem holística da Toyota para a mobilidade em todos os setores, a empresa identificou uma nova oportunidade no mercado de veículos comerciais em termos de oferta de produtos com emissões zero. A Toyota candidatou-se com sucesso ao financiamento do APC no ano passado, apresentando um projeto para contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias mais limpas e soluções de mobilidade. O APC desempenha um papel fundamental no contexto automóvel no Reino Unido e oferece oportunidades únicas para preencher a lacuna entre a indústria e os requisitos tecnológicos futuros. Esse financiamento apoia especificamente a fase avançada de P&D que leva um produto da prova de conceito a veículos protótipos.

O consórcio, liderado pela Toyota Motor Manufacturing (UK) Ltd. (TMUK) irá receber um financiamento para cobrir os custos de desenvolvimento de uma Hilux movida a pilha de combustível. Em colaboração com parceiros de engenharia técnica altamente qualificados do Reino Unido - nomeadamente Ricardo, ETL, D2H e Thatcham Research -, o objetivo do projeto é adotar componentes de pilha de combustível Toyota de segunda geração (como os usados no mais recente Toyota Mirai) para a transformação de uma Hilux num veículo elétrico a pilha de combustível (FCEV). Enquanto a TMUK está a liderar o projeto, uma equipa de P&D da Toyota Motor Europe (TME) fornecerá suporte técnico especializado para permitir que as equipas do Reino Unido adquiram a sua própria experiência e autossuficiência para desenvolver tecnologias de propulsão a hidrogénio da próxima geração.

Hilux FCEV powertrain

Há mais de 20 anos que a Toyota tem vindo a promover uma abordagem de múltiplos caminhos para a neutralidade carbónica, oferecendo uma gama diversificada de veículos, incluindo todas as tecnologias eletrificadas, Híbrido Elétrico (HEV), Híbrido Plug-in (PHEV), Elétrico a bateria (BEV) e Elétrico com Pilha de Combustível (FCEV). O desenvolvimento de um setor de transporte de hidrogénio bem-sucedido é um alicerce essencial para que seja possível alcançar esse objetivo. No âmbito da licitação, os protótipos iniciais dos veículos serão produzidos na fábrica da TMUK em Burnaston durante 2023. Depois dos testes de desempenho terem sido concluídos com êxito, agora há que preparar a produção em pequenas séries. Este projeto representa uma excelente oportunidade para investigar uma aplicação adicional da tecnologia de pilha de combustível da Toyota num segmento de veículos que é fundamental para vários grupos nesta indústria e ajudará a apoiar o movimento do setor em direção à descarbonização.

“O Reino Unido é um dos principais mercados de pick-ups e é um mercado importante para a Toyota. Este financiamento representa uma tremenda oportunidade para que seja desenvolvida uma solução de emissões zero num segmento de mercado crítico. Gostaríamos de agradecer ao governo do Reino Unido pelo financiamento que permitirá ao consórcio investigar o desenvolvimento de um sistema de propulsão movido a pilha de combustível para a Toyota Hilux, apoiando a nossa ambição de alcançarmos a neutralidade de carbono”, comentou Matt Harrison, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe.


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