"A bicicleta e a cidade" em debate

27 janeiro 2021
2min.

Barcelos acolhe entre 15 e 17 de Abril o XVII Congresso Ibérico «A Bicicleta e a Cidade», promovido pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e pela congénere espanhola ConBici, para falar sobre a mobilidade activa e sustentável.

---

Sob o tema "A Era da Infraestrutura", o Auditório Municipal de Barcelos será o palco de três dias dedicados à mobilidade activa, com mais de 100 oradores internacionais convidados.

A cidade pretende ser uma referência nacional e internacional no que toca à mobilidade sustentável

Depois de ter introduzido em 2018 na cidade o BarcelosBus, duas linhas de transporte público urbano com elevada frequência, ligando pontos de interface nas entradas da cidade, e cruzando-se em pleno centro, no campo da feira, em 2019 o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave lançou o UBike e a cidade preparou um projecto de execução para criar uma rede ciclável urbana segura, que leve as pessoas a utilizarem a bicicleta no dia a dia.

Este projecto, que entrará em execução nos primeiros meses de 2021, irá reorganizar as ruas da cidade, permitindo às crianças irem de bicicleta para a escola em segurança, e aos adultos irem para os seus trabalhos de bicicleta em segurança. Para além disso os pontos onde a bicicleta e o transporte público se encontram receberão uma série de inovações que levará a que estes dois modos de transporte passem a ser os modos de eleição para as deslocações pela população de Barcelos e por quem a visite.

Em 2021 será lançado um concurso para a operação da rede de transportes públicos urbanos, bem como para um sistema de bicicletas partilhadas com 500 veículos em toda a cidade.

O Congresso “A Bicicleta e a Cidade” é organizado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB) e pela sua congénere espanhola ConBici, em parceria com o Município de Barcelos, sendo um dos mais importantes fóruns europeus de discussão de políticas de promoção da mobilidade ciclável e realiza-se, de dois em dois anos, de forma alternada, em Portugal e em Espanha.
As inscrições estão abertas para o público em geral em https://congressoiberico.fpcub.pt , sendo que para apresentações devem ser feitas até 28 de Fevereiro, com notificação da sua aceitação em 15 de Março. 

A Revista Eurotransporte associou-se ao evento como Media Partner.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.