EMEL contribui para uma capital mais sustentável

05 janeiro 2021
4min.

Depois de, em 2019, ter assinado o Pacto de Mobilidade Empresarial, a EMEL assumiu o compromisso de contribuir para uma Lisboa cada vez mais sustentável, para a construção de um ecossistema de mobilidade pensado para todas as pessoas.

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O objectivo por detrás da estratégia delineada pela Empresa para 2020 teve como pano de fundo os compromissos assumidos por Portugal no Acordo de Paris, em 2015 (assegurar a redução das emissões de Gases com Efeito Estufa (GEE) em relação a 2005: -18% a -23%, em 2020, e de -30% a -40% em 2030), reforçados pelos objetivos delineados para Lisboa Capital Verde Europeia de reduzir 26 por cento das emissões de CO2, em 2030, e atingir a neutralidade carbónica em 2050, contribuindo, assim, para a melhoria do nosso Índice de Desempenho das Alterações Climáticas (CCPI). Portugal melhorou oito lugares em relação a 2019 no CCPI, sendo o terceiro país com maior subida em políticas climáticas, em parte fruto do investimento e trabalho realizado na área dos Transportes e Mobilidade, como se pode constatar na infografia divulgada recentemente pelo Governo.

A EMEL acredita que o trabalho resiliente e o investimento responsável que fez durante este ano que termina (mesmo em contexto de grandes dificuldades originadas pela pandemia por COVID-19) para uma mobilidade mais sustentável na cidade de Lisboa, têm, não só gerado mais confiança por parte dos seus residentes e das suas residentes, que beneficiam de melhor qualidade de vida e maior segurança, mas, sobretudo, colaborado para um melhor ambiente, uma maior sustentabilidade urbana.

Ao longo de 2020, foram acrescentados 14 quilómetros à rede de ciclovias, complementando uma malha urbana que, muitas vezes, não se interligava, para promover uma mobilidade activa e saudável em Lisboa, a par do investimento na rede de bicicletas partilhas GIRA, com uma aposta clara em bicicletas eléctricas, estando previstas mais 700 eléctricas, até ao final do primeiro trimestre de 2021 (a somar às 600, eléctricas e convencionais, já em operação), e em novas estações, estando prevista a instalação e mais 80 até ao verão (a somar às 84 já existentes).

Desde que começaram a servir a cidade, em 2017, as GIRA já rolaram em mais de 3,6 milhões de viagens e estima-se que tenham proporcionado uma poupança de emissões de GEE para o ambiente superior a 300 ton CO2eq.  

Consciente do serviço público que presta a Lisboa, e, mais uma vez focada em contribuir para a sustentabilidade ambiental da cidade, a EMEL constituiu-se Operadora de Pontos de Carregamento de Veículos Eléctricos (OPC), em 2019, dispondo actualmente de 26 postos de carregamento (correspondendo a 52 tomadas) em cinco dos seus Parques de Estacionamento, e dois pontos na via pública (rápido e semirrápido).

Também a rede semafórica da cidade tem sido alvo de investimento por parte da Empresa, que iniciou a sua modernização há precisamente um ano, um trabalho que se torna visível numa maior fluidez do tráfego urbano e potencia, também, uma redução de emissões de GEE.  Recentemente, a EMEL começou o processo de implementação do Sistema Inteligente da Mobilidade de Lisboa (SIM.Lx), que irá permitir gerir o movimento automóvel de uma forma integrada e dinâmica, tornando-o mais eficiente e descongestionado.

Espelho do trabalho que tem estado a desenvolver na cidade, a EMEL tem apostado internamente numa mobilidade responsável. Todos os trabalhadores e trabalhadoras da Empresa usufruem do passe da GIRA e, também, do Navegante Municipal, medidas instituídas ainda em 2019, com objectivo de contribuir para o descongestionamento de tráfego e para a qualidade do ar que respiramos. Actualmente a sua frota, composta por 110 veículos automóveis e 58 motos, é praticamente 50 por cento eléctrica,  estando a Empresa a trabalhar para os 100 por cento, haja opções eléctricas no mercado com a robustez e comportamento necessários ao exercício das respectivas funções.

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