Tecto da galeria do Metro em reconstrução

01 outubro 2020
2min.

Os trabalhos estão a decorrer na sequência de um incidente no âmbito das obras de requalificação da Praça de Espanha, que causou, na terça-feira, 4 feridos.

---

A ocorrência, já assumida pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), deveu-se a um erro técnico nas obras do futuro Parque Urbano da Praça de Espanha, que perfurou o túnel do Metropolitano de Lisboa.

Após o incidente decorreu uma reunião técnica no local, envolvendo o Metro de Lisboa, a CML e o LNEC, tendo ficado definida uma solução correctiva preparatória que permita o tapamento e a reconstrução do tecto da galeria repondo as condições da integridade estrutural da mesma.

ML 2020-09-30_PraçaEspanha_1

Os trabalhos de tapamento provisório iniciaram-se na madrugada de quarta-feira, já se encontrando concluídos, tendo também sido realizadas as seguintes acções:

Retirada do comboio que recolheu para o Parque de Material e Oficinas;

Retirada do entulho de toda a zona afectada pela ocorrência;

Realizados trabalhos de saneamento, limpeza e desobstrução da via;

Efectuadas avaliações dos danos ocorridos na estrutura da galeria;

Realização de trabalhos para reforçar a zona de estrutura afectada.

O Metropolitano de Lisboa informa que continuarão a decorrer os trabalhos de reforço definitivo do tecto da galeria afetada, em articulação com o LNEC e a CML, através de operações de betonagem e descofragem, o que permitirá, no mais curto espaço de tempo, dar início aos trabalhos de reposição das infra-estruturas eléctricas, telecomunicações, sinalização ferroviária e reparação dos danos causados na via férrea.

O Metropolitano de Lisboa prevê que a reabertura do troço Laranjeiras/Marquês de Pombal da linha Azul possa ocorrer durante a próxima sexta feira, 2 de Outubro. 

Até se encontrarem concluídos os trabalhos técnicos, o Metropolitano de Lisboa prevê continuar a circular entre Reboleira e Laranjeiras e entre Marquês de Pombal e Santa Apolónia, sendo que as restantes linhas (Verde, Vermelha e Amarela) continuam a funcionar sem qualquer constrangimento.

s clientes do Metropolitano de Lisboa poderão, em alternativa, utilizar as carreiras 746 e 726 da Carris, na zona afetada (Laranjeiras e Marquês de Pombal).


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.