Metro de Lisboa prepara expansão

11 setembro 2020
2min.

A Teixeira Duarte e a Ramalho Rosa Cobetar apresentaram-se a concurso para a execução de uma empreitada do Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa.

metro

O Metropolitano de Lisboa recebeu duas propostas para o concurso Limitado Por Prévia Qualificação, com vista à celebração do contrato relativo à execução da “Empreitada de Projecto e Construção dos Toscos, Acabamentos e Sistemas, no âmbito da concretização do Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa - Prolongamento das Linhas Amarela e Verde - Viadutos do Campo Grande - Lote 3» - Proc. n.º 126/2019-DLO/ML.”. Esta empreitada contempla a construção dos toscos, acabamentos e sistemas, relativos à construção de dois novos viadutos sobre a Rua Cipriano Dourado e sobre a Av. Padre Cruz, na zona do Campo Grande, prevendo a ampliação da estação do Campo Grande para Nascente.

Apresentaram propostas a Teixeira Duarte, Engenharia e Construções, SA / SOMAFEL, Engenharia e Obras Ferroviárias, S.A., no valor de EUR 19.497.608,44 (dezanove milhões, quatrocentos e noventa e sete mil, seiscentos e oito euros e quarenta e quatro cêntimos) + IVA e a Ramalho Rosa Cobetar, Sociedade de Construções, S.A./FCC Construcción, S.A., no valor de EUR 29.000.000,00 (vinte e nove milhões de euros)+ IVA.

As propostas apresentadas serão agora analisadas e avaliadas pelo Júri do procedimento.

O concurso tem um preço base de € 21.000.000,00 (vinte um milhões de euros), acrescido de IVA à taxa legal em vigor, devendo os trabalhos a realizar prever as funcionalidades e as condicionantes próprias de uma construção em ambiente urbano, mantendo a rede do metropolitano em exploração, sem suspensão da circulação rodoviária e pedonal na zona envolvente.

Este concurso enquadra-se no âmbito da concretização do Plano de Expansão da Rede do Metropolitano de Lisboa para o prolongamento das linhas Amarela e Verde Rato/Cais do Sodré, viabilizando a criação de um anel envolvente na zona central da cidade de Lisboa, tendo por base vários estudos realizados entre 2009 e 2017 que apontaram como prioritário este prolongamento.

O investimento total previsto para a nova linha circular do Metropolitano de Lisboa é de 210,2 M€, cofinanciado em 127,2 M€ pelo Fundo Ambiental e em 83,0 M€ pelo Fundo de Coesão, através do POSEUR - Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

 


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