DisIOTAllow vence Mobility Hack Lisbon

20 novembro 2018
3min.

A ideia vencedora do hackathon é uma plataforma onde os utilizadores podem optar por partilhar a sua informação em tempo real, em segurança, com marcas em troca de benefícios.

primeiro prémio_Mercedes-Benz.io Partner Program
segundo prémio_autolife
terceiro prémio_AMG
organização_mobility hack lisbon
ambiente pitch 2_mobility hack lisbon
Alexandre Gordo a fazer o pitch da equipa vencedora
ambiente pitch_mibility hack lisbon

primeiro prémio_Mercedes-Benz.io Partner Program

Hugo, Alexandre e Luís ganharam 10 mil euros na primeira edição do Mobility Hack Lisbon, o hackathon que decorreu este fim de semana (17 e 18 de Novembro) e que desafiou a comunidade de blockchain a resolver desafios relacionados com a mobilidade.

“Já tínhamos pensado na ideia de controlar o tráfego nas estradas com IOT. Este desafio pôs-nos a pensar como a Mercedes poderia ganhar com isto”, conta Luís Freitas, vencedor, com Arnon Cavaeiro e Alexandre Gordo, do hackathon organizado pela Mercedes-Benz.io e pela Daimler Trucks & Buses Tech and Data Hub.

Durante 24 horas seguidas, mais de 40 participantes estiveram a programar soluções que usam a tecnologia blockchain no desenvolvimento de produtos tecnológicos no ecossistema da mobilidade. Desde serviços de agregação de informação sobre os carros, a plataformas que recompensam os utilizadores com perks, consoante os dados que partilham, foram sete os projectos finais apresentados na sessão de ontem.

O evento teve como objectivo estimular a comunidade crescente na área de Blockchain, dar-lhe espaço para fazer networking, aprender e desenvolver novos desafios em conjunto, ao mesmo tempo que permite a estes novos hubs tecnológicos identificar talento para as suas equipas. A partir do próximo ano, ambas as empresas do grupo Daimler pretendem ter equipas dedicadas ao blockchain a operar a partir de Portugal.

Depois de se instalar em Lisboa, no ano passado, a Mercedes-Benz.io escolhe também esta cidade para lançar o desafio pela primeira vez, ao passo que para a Daimler Trucks & Buses Tech and Data Hub, este evento marca a sua chegada a Portugal e é uma oportunidade única para se afirmar no panorama nacional.

“Foi bom ter a oportunidade de estar em contacto com a comunidade que está a desenvolver soluções com tecnologia blockchain e perceber a força do talento que aqui esteve nestas 24 horas. Fiquei impressionado com as soluções que foram desenvolvidas”, reforça Alexandre Vaz, Managing Director da Mercedes-Benz.io.

“Foi impressionante assistir à dedicação e compromisso das equipas. Esta é mais uma prova de que Portugal é o local certo e conta com as pessoas certas para mudar o futuro da mobilidade. Estamos muito entusiasmados com as próximas iniciativas nesta comunidade“ destaca Erik Spitzer, CEO of Daimler Trucks & Buses Tech and Data Hub.

Miguel Fontes, CEO da Startup Lisboa, que co-organizou o evento em conjunto os hubs tecnológicos da Daimler, falou também da importância deste evento para a incubadora: “este foi mais um momento importante não só para estarmos mais perto desta comunidade como também para aproximá-la de empresas relevantes no ecossistema que estão à procura de talento”.

O evento decorreu no espaço das Carpintarias de São Lázaro e contou com o apoio da Startup Lisboa, da Altice e do Instituto Superior Técnico.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.