Bosch e Daimler testam cidade piloto no serviço de táxi

12 novembro 2018
5min.

Localizada na costa sul da Baía de São Francisco, no Silicon Valley, e com mais de um milhão de habitantes, San José é a 3.ª maior cidade da Califórnia e deverá ser a cidade piloto para os testes, em 2019, do serviço de táxi autónomo anunciado recentemente pela Bosch e pela Daimler.

Daimler e Bosch

As três partes assinaram um memorando de entendimento para prosseguir e finalizar esta atividade. Utilizando veículos autónomos Mercedes-Benz Classe S, a Bosch e a Daimler propõem oferecer o serviço a uma comunidade de utilizadores seleccionada no corredor San Carlos / Stevens Creek, entre o centro e o oeste de San José.

Com o crescimento de 40% da população esperado para as próximas duas décadas, a região metropolitana enfrenta desafios crescentes de transporte. Além disso, San José quer estar preparada para um futuro no qual os carros autónomos vão para as ruas. “O projecto piloto é uma oportunidade para explorar a forma como os veículos autónomos nos podem ajudar a responder melhor às futuras necessidades de transporte”, diz Sam Liccardo, presidente da câmara de San José.

“Estamos a impulsionar a condução autónoma há muitos anos. Com este piloto, iremos gerar informações valiosas para conectar veículos totalmente autónomos da melhor maneira possível aos utilizadores de futuros serviços de mobilidade”, afirma o Dr. Michael Hafner, vice-presidente de tecnologias de acionamento e direção autónoma da Daimler AG. “Temos de repensar o transporte urbano. A condução autónoma irá ajudar-nos a completar a imagem do tráfego urbano futuro”, afirma o Dr. Stephan Hönle, vice-presidente sénior da unidade de negócios Automated Driving da Robert Bosch GmbH.

A app deste serviço de transporte, operada pela Daimler Mobility Services, demonstrará de que forma os serviços de mobilidade como a partilha de carros (car2go), táxis (mytaxi) e plataformas multimodais (moovel) podem ser conectados de forma inteligente. Os testes irão fornecer informações sobre como os veículos altamente ou completamente autónomos podem ser integrados numa rede de transporte multimodal. A intenção é fornecer uma experiência digital ininterrupta, na qual uma comunidade de utilizadores terá a oportunidade de chamar um táxi autónomo, monitorizado por um condutor de segurança, que irá conduzir automaticamente até o seu destino. 

Veículos autónomos tornam a mobilidade urbana mais atrativa

Com o trabalho conjunto de desenvolvimento da condução altamente automatizada (SAE nível 4/5) em ambientes urbanos, a Bosch e a Daimler pretendem melhorar o fluxo de tráfego nas cidades, aumentar a segurança rodoviária e fornecer um alicerce importante para o tráfego do futuro. Entre outras coisas, a tecnologia impulsionará a atratividade da partilha de carros, sem comprometer a segurança da condução, e permitirá que as pessoas aproveitem ao máximo o tempo que passam nos seus veículos, abrindo ainda novas oportunidades de mobilidade para pessoas sem carta de condução.

Colaboradores da Bosch e da Daimler partilham o mesmo espaço de trabalho

Os colaboradores da Bosch e da Daimler envolvidos neste projeto de desenvolvimento estão a trabalhar no mesmo escritório: na área da grande Estugarda, na Alemanha, e nos Estados Unidos, perto de Sunnyvale, em Silicon Valley, entre San José e San Francisco. Desta forma, está garantida a comunicação ágil entre as diferentes áreas, e as decisões são tomadas rapidamente. Ao mesmo tempo, podem beneficiar da combinação do know-how uns dos outros.

As duas empresas estão a desenvolver em conjunto os conceitos e algoritmos para o sistema de condução altamente ou completamente autónoma. Cabe à Daimler levar o sistema de direção para dentro do carro. A empresa está a fornecer os veículos de desenvolvimento necessários, as instalações de testes e os veículos para a frota de teste. Por sua vez, a Bosch é responsável pelos componentes especificados durante o trabalho de desenvolvimento, como sensores, atuadores e unidades de controle.

Para fins de teste, a Bosch e a Daimler usam os seus laboratórios e plataformas de teste, além de seus respectivos locais de teste na Alemanha. Desde a obtenção da sua Autorização de Testes de Veículos Autónomos do Departamento de Veículos Automóveis da Califórnia em 2014, a Mercedes-Benz tem vindo a testar veículos autónomos na região de Sunnyvale, Califórnia. E desde 2016, teve uma aprovação semelhante para a área da grande Estugarda, na Alemanha. No início de 2013, a Bosch foi o primeiro fornecedor automóvel no mundo a testar a condução autónoma (SAE nível 3) em vias públicas na Alemanha e nos Estados Unidos.

PR


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