Nova plataforma de oportunidades de financiamento da AML

25 fevereiro 2022
2min.

Foi apresentada publicamente num encontro europeu sobre a importância da coesão no planeamento metropolitano.

---

A nova plataforma de oportunidades de financiamento da AML foi apresentada publicamente num encontro europeu sobre a importância da coesão no planeamento metropolitano, realizado ontem (24 de fevereiro), por videoconferência, a partir de Lisboa.

Durante o encontro europeu ESPON Metro Lisboa, Filipe Ferreira, secretário metropolitano, traçou as linhas gerais desta nova plataforma digital (www.aml-oportunidades.pt/), onde são apresentadas e divulgadas oportunidades de financiamento, estruturadas em cinco grandes áreas: inovação e competitividade, sustentabilidade ambiental e alimentar e mitigação de riscos naturais, coesão social e sustentabilidade demográfica, mobilidade e conetividade sustentável, e desenvolvimento urbano e mudança transformadora.

O sistema assenta na conceção de que a identificação e divulgação de informação regular sobre esta temática reduz os entraves no acesso a oportunidades de financiamento nacionais e internacionais, e que, através desta informação sinstematizada, a Área Metropolitana de Lisboa está a contribuir para a construção de um território metropolitano mais forte, mais inovador, mais competitivo, mais coeso, e mais capacitado.

A plataforma será também um sítio para o estabelecimento de redes e parcerias no âmbito do desenvolvimento de projetos (matchmaking), dando resposta a múltiplos processos de preparação de candidaturas a fundos que exigem o estabelecimento de redes de parceiros a nível local, regional ou nacional ou transnacional. A plataforma procurará, por isso, contribuir também para aumentar essas parcerias, acrescentando valor ao processo de constituição de redes e potenciando as candidaturas em ambiente competitivo.

O trabalho desenvolvido pela Área Metropolitana de Lisboa no âmbito das oportunidades de financiamento está articulado com a Estratégia Regional de Lisboa AML 2030, desenhada em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, através da qual foi definido o quadro estratégico regional de referência para os programas e instrumentos a executar no seio da política de coesão 2021-2027, e a estratégia de desenvolvimento regional da área metropolitana de Lisboa para a década.

Recorde-se que o Sistema Metropolitano de Oportunidades de Financiamento foi criado em 2016, no âmbito das competências dadas à Área Metropolitana de Lisboa na área da gestão de programas de apoio ao desenvolvimento regional.

Mais informações em www.aml.pt.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.