cellcentric: o futuro é a hidrogénio

24 junho 2021
3min.

A Daimler Truck e o Volvo Group estão numa joint-venture para o desenvolvimento e produção da tecnologia de pilhas de combustível, no caminho para um transporte mais sustentável.

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Os dois accionistas da cellcentric apresentaram conjuntamente aquela que será a estratégia para os próximos anos no que toca ao desenvolvimento e produção de tecnologia de pilha de combustível para camiões de longo curso, mas também para outras aplicações.

A cellcentric já está em marcha desde Março, com a produção pré-série em Estugarda, na Alemanha, estando previsto que em 2025 arranque a produção em série, numa giga fábrica, cuja localização será revelada durante o próximo ano.

Tanto a Daimler Truck, representada no evento digital pelo CEO Martin Daum, como a Volvo Group, representada pelo CEO Martin Lundstedt, acreditam que esta será uma tecnologia que fará a diferença no segmento dos transportes, pois vai "mais além do que qualquer visão e sonho, é baseado em centenas de patentes e sabemos exactamente o que estamos a fazer". Ambos descrevem a cellcentric como "uma start-up com muita consistência", que aproveita o know-how e capacidade financeira dos accionistas para traçar uma direcção no transporte sustentável. 

O hidrogénio é, na opinião dos responsáveis pela cellcentric, a resposta para os desafios do transporte rodoviário de longo curso, permitindo uma maior autonomia do que os veículos a bateria, rebastecimentos mais rápidos e o transporte de mais carga.

Tendo em conta que, na Europa, cerca de um quarto dos gases com efeito de estufa provém dos transportes e, desses 70% são do transporte rodoviário, há uma necessidade premente de procurar soluções para alcançar a neutralidade carbónica e cumprir os objectivos previstos no Acordo de Paris. Neste sentido, Daum e Lundstedt concordam que o desenvolvimento da tecnologia para os veículos não é suficiente, remetendo para os decisores políticos o papel fundamental na criação de infraestruturas de abastecimento, para colocar os camiões no mercado, sem que isso se torne impraticável a nível de custos e rentabilidade para as empresas de transporte. Para a Daimler Truck e para o Volvo Group, assim que os camiões estiverem a circular, rapidamente surgirá mercado para que surjam investidores dispostos a apostar na criação de infraestruturas.

Com o primeiro passo dado, os dois grupos parceiros da cellcentric afirmam partilhar todos os valores e foco na fonte do futuro do transporte rodoviário, deixando claro que tudo o que acontece depois nas respectivas empresas, no que toca ao desenvolvimento final dos veículos é inteiramente da responsabilidade de cada um, mantendo-se a concorrência no mercado.


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