Ford aposta em “entregas de último quilómetro"

17 junho 2021
6min.

A Ford anunciou um novo Programa Europeu de Investigação de Veículos Autónomos, em colaboração com clientes, para uma melhor compreensão de como os veículos autónomos podem ser integrados nos seus negócios

---

Um dos maiores especialistas em entregas ao consumidor do Reino Unido, a Hermes, é a primeira empresa a associar-se à Ford neste programa. Utilizando um veículo comercial personalizado Ford, a investigação visa compreender melhor como outros utilizadores da estrada interagiriam com um furgão de entregas que, aparentemente, rola sem um condutor a bordo.

Este Ford Transit especialmente adaptado possui sensores que imitam o aspeto de um veículo equipado com tecnologia de condução autónoma, contando com um “Banco de Automóvel Humano” para controlar o veículo. Isto permite que a bordo, embora oculto, siga um condutor experiente para o controlo do Transit, dando a impressão aos restantes condutores e utilizadores da via que não há ninguém ao volante.“Numa altura em que planeamos colocar veículos autónomos nas estradas, é importante que nos concentremos, não só em viabilizar a tecnologia, como também em viabilizar os negócios dos nossos clientes”, disse Richard Balch, Diretor de Veículos Autónomos e Mobilidade, da Ford Europa. “Claramente, não há melhor forma de identificar como podem precisar de se adaptar do que experimentar esses processos em ambiente real.”

Há seis anos que a Ford é líder no mercado europeu de veículos comerciais. Ao aproveitar esta experiência adquirida em conjunto com a dos especialistas em entregas, a companhia pretende identificar novas oportunidades e modelos para operações com veículos autónomos,bem como compreender como os processos existentes e as interações humanas podem funcionar lado a lado com os veículos autónomos. As operações planeadas para veículos comerciais e muitas interacções humanas revelam-se situações de teste ideais.

SHOT_07_AV_Tease_Interior_Courier_16-9

As responsabilidades de um condutor de um veículo comercial vão, por vezes, para além da simples condução entre dois pontos. Numa operação de entrega ou logística, por exemplo, o condutor pode, igualmente, ser encarregue de classificar e carregar mercadorias, entregar em mão mercadorias aos destinatários ou recarregá-las na carrinha se a entrega não for possível fazer-se.

No entanto, nesta investigação em particular, o condutor irá desempenhar um papel inteiramente passivo, conduzindo, simplesmente, o veículo. Os transportadores pedestres que apoiam a carrinha de entregas estão equipados com uma aplicação de smartphone que lhes permite mandar parar o veículo e desbloquear remotamente o portão de carga, depois do mesmo ter estacionado em segurança à beira da estrada. Uma vez no seu interior, avisos de voz e ecrãs digitais direcionam o estafeta para o respectivo cacifo que contém as encomendas a serem entregues.

A compreensão e conceção da forma como os seres humanos irão interagir com o veículo irá assegurar que os processos comerciais possam realizar-se em segurança, sem a presença física de um condutor.
Com a duração de duas semanas, este projeto de investigação realizado com a Hermes baseia-se no sucesso dos testes de "entregas de último quilómetro" da Ford em Londres, em que uma equipa de correios pedestres recolhe encomendas de uma carrinha de entregas e cumpre a última etapa da entrega a pé, resultando em processos rápidos, sustentáveis e eficientes nas cidades.

Os veículos de investigação permitirão à Hermes e a outras empresas começar a conceber a forma como as suas equipas poderiam trabalhar com veículos autónomos. Para a Hermes, este projeto de pesquisa incluiu o desenvolvimento de uma aplicação que permite aos transportadores pedestres acederem à carrinha para a recolha das encomendas, função que seria, normalmente, desempenhada pelo condutor. "Estamos entusiasmados por colaborar com a Ford neste teste-piloto que tem tudo a ver com a compreensão do potencial dos veículos autónomos e se eles têm um papel a desempenhar, a longo prazo, na área de negócio das entregas", disse Lynsey Aston, Chefe de Produto, Inovação e Onboarding. "Estamos constantemente a inovar para incubar e depois explorar conceitos como este, pelo que aguardamos com expectativa as descobertas iniciais, que serão, sem dúvida, transversalmente úteis a toda a indústria".

SHOT_08_AV_Tease_App_16-9

Os investigadores da Ford estão já a estudar o modo como os veículos autónomos se irão integrar, perfeitamente, na nossa vida quotidiana, incluindo-se no processo o desenvolvimento de uma linguagem visual baseada em luz que permita transmitir a outros condutores, peões e ciclistas o que os veículos autónomos irão fazer de seguida.

A Ford tem vindo a testar a tecnologia de condução autónoma nas principais cidades dos EUA e planeia investir cerca de 7 mil milhões de dólares em veículos autónomos durante 10 anos, até 2025, dos quais 5 mil milhões já a partir de 2021, como parte das iniciativas Ford Mobility.

Em colaboração com a Argo AI, parceiro tecnológico de condução autónoma, a Ford tem a circular, diariamente, veículos de teste autónomos, divididos por seis cidades dos EUA. No ano passado, o sistema de condução autónoma intuitivo da Argo AI permitiu a entrega autónoma de produtos frescos e de material escolar através de um projeto-piloto de bens de caridade em Miami, no estado norte-americano da Flórida.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.