“Aproveitamos a experiência e os recursos”, diz Peter Bal

09 junho 2021
6min.

O responsável da área de Serviços para Clientes Digitais, região EMEA da divisão de Sistemas de Controlo de Veículos Comerciais da ZF falou à Eurotransporte sobre a parceria ZF/Goodyear.

---

A ZF e a Goodyear estabeleceram uma parceria para fornecer soluções integradas de gestão de frotas e pneus, que passa pelo apoio a frotas de carga mistas e fabricantes de reboques. A colaboração permitirá que frotas europeias cumpram os futuros Regulamentos Gerais de Segurança da UE.

Com o propósito de apoiar uma mobilidade mais ecológica e realizar uma optimização de frota mais eficaz, as soluções avançadas de conectividade digital da ZF e Goodyear, agora juntas, ajudarão as frotas a melhorar a utilização geral dos veículos, bem como a reduzir o consumo de combustível e emissões.

Foi isto mesmo que a ZF anunciou, recentemente, ao celebrar um acordo de longo prazo com a Goodyear, reunindo as soluções avançadas de gestão de frotas (FMS) de ambas as empresas, com marca Transics (ZF), e o portefólio de pneus de alto desempenho e soluções de mobilidade da Goodyear. Inicialmente, a ZF e a Goodyear oferecem às frotas europeias de veículos comerciais um conjunto integrado de aplicações de gestão de frotas mistas e pneus multimarcas. Através de uma solução interoperável e flexível, baseada numa única caixa telemática, TX-TRAILERPULSETM, as frotas podem ter acesso aos serviços e apoio de ambas as empresas, incluindo os dados de pneus Goodyear e pleno acesso às soluções de gestão de frotas da marca Transics da ZF, TX-TRAILERFITTM e TX-CONNECTTM.

Transics_Pro_TX-TRAILERPULSE

A fim de aquilatarmos, na integra, como esta parceria vai funcionar, a Eurotransporte falou com Peter Bal, responsável da área de Serviços para Clientes Digitais, região EMEA da divisão de Sistemas de Controlo de Veículos Comerciais da ZF que começou por nos referir que “a colaboração da ZF com a Goodyear aproveita a experiência e os vastos recursos de dois líderes da indústria que partilham a convicção partilhada de oferecer às frotas e aos construtores europeus os benefícios de uma solução de gestão de frotas completa”, para adiantar de imediato que “a nossa capacidade de fornecer uma solução integrada, com investimentos reduzidos em termos de hardware, significa que as frotas comerciais europeias podem beneficiar de operações simplificadas, à medida que procuram ganhar mais eficiência, aumentar a segurança e melhorar a segurança da carga. O sistema também ajudará as frotas a cumprir com os futuros regulamentos EU GSR5, que exigem que os veículos comerciais pesados sejam progressivamente equipados com sistemas de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) a partir de julho de 2022.”

Mas para fornecer às frotas uma solução integrada de gestão de frota e pneus, o nosso interlocutor avançou que a “ZF e a Goodyear aproveitarão os dados gerados em tempo real pelos sistemas de travagem de reboques (T-EBS) e sensores de pneus de todas as marcas”, afirmou.

Desta forma, operadores de frota e motoristas ficarão “equipados com um vasto leque de informações práticas e funções inteligentes. Estas são concebidas para optimizar o uso do parque de veículos e, ao mesmo tempo, ajudar a evitar acidentes rodoviários e reduzir o tempo de inactividade não programado dos veículos”, disse.

ZF-and-Goodyear-Join-Forces_graphic

Em resposta à procura do mercado por uma solução de gestão de frotas (FMS) mais aberta e perfeitamente integrada, Peter Bal referiu à Eurotransporte que “a colaboração fornecerá às frotas os benefícios combinados dos serviços de gestão de frotas da ZF e portefólio de pneus de alto desempenho para veículos comerciais da Goodyear”.

Com um foco claro na segurança do veículo, a solução interoperável permitirá que frotas e construtores de reboques cumpram com as funções avançadas de segurança exigidas pelo Regulamento Geral de Segurança da UE, que entra em vigor a partir de Julho de 2022. Fornecendo informações avançadas sobre o estado operacional de pneus e reboques, bem como uma monitorização melhorada da segurança do motorista, a colaboração também ajudará a reduzir significativamente os 200.000 incidentes na estrada relatados a cada ano na UE.

Sobre o facto de esta parceria ser apoiada numa mobilidade mais ecológica, Bal referiu que “os dados exaustivos obtidos em tempo real dos sistemas de bordo e pneus do reboque permitirão que as frotas optimizem a utilização do veículo, reduzam o consumo de combustível e diminuam as emissões”, concluiu.

Os parceiros estimam que a colaboração poderá realizar uma redução de emissões de até 2 toneladas de CO2 por reboque conectado.

Além de os clientes poderem escolher qualquer uma das empresas como fornecedor, a oferta de mobilidade totalmente modular e extensível significa eles só precisam de adquirir as funcionalidades necessárias e que podem actualizá-las posteriormente, se houver necessidade de serviços adicionais. A simplificação da implementação de sistemas de gestão operacional para frotas, fornecerá um conjunto integrado de dados exaustivos sem a complexidade de operar sistemas de vários fornecedores, além de reduzir significativamente os tempos de instalação. Ao apoiar esta ampla gama de serviços, a ZF e a Goodyear oferecerão um forte apoio pan-europeu para frotas.

 


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.