FORDLiive maximiza tempo de operacionalidade dos comerciais

22 março 2021
11min.

O novo serviço será disponibilizado gratuitamente a todos os operadores de veículos comerciais conectados Ford e faz parte dos objectivos da marca proporcionar 100% de tempo de actividade.

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A Ford apresenta o novo sistema conectado de operacionalidade, concebido para ajudar os operadores de veículos comerciais Ford a aumentar a produtividade através da maximização do tempo de actividade dos veículos.

O sistema FORDLiive promete transformar a forma como os clientes Ford gerem e mantêm os veículos, reduzindo o número de avarias, diminuindo o volume de deslocações demoradas às oficinas dos concessionários e conseguindo tempos de manutenção e de reparação mais rápidos. As previsões da Ford mostram que o sistema FORDLiive pode, à partida, reduzir o tempo de imobilização dos veículos em cerca de 60%.

Conectando os clientes de veículos comerciais Ford, a rede de Centros Ford Transit e a própria marca o sistema utiliza os dados dos veículos em tempo real para optimizar a produtividade individual de cada veículo da frota de um cliente. Cerca de 500.000 veículos comerciais Ford conectados já estão a operar nas estradas da Europa, prevendo-se que em meados de 2022 ascendam a mais de um milhão.

O sistema FORDLiive estará disponível gratuitamente, permitindo que pequenas empresas e frotas maiores sejam capazes de usufruir dos benefícios inerentes. O acesso é efectuado através da app FordPass Pro3 e de uma versão dedicada da ferramenta Ford Telematics, respectivamente.FORDLiive_vehicle_health_overview

“As actividades dos nossos clientes param sempre que os seus veículos estão imobilizados”, refere Hans Schep, Director Geral de Veículos Comerciais, da Ford Europa. “Combinando os benefícios da conectividade em tempo real com o nosso know-how em matéria de veículos comerciais, o FORDLiive traduz-se na ferramenta ideal para otimizar os tempos de actividade. Não economizaremos esforços na nossa busca de 100% de operacionalidade para todos os nossos clientes”.

O FORDLiive será progressivamente implementado nos mercados europeus ao longo de 2021, com 80% dos clientes a serem abrangidos por centros dedicados de operacionalidade antes do final do ano. A Ford está empenhada em aumentar ainda mais as capacidades do sistema FORDLiive, pelo que após o seu lançamento continuará a prestar serviços de aceleração de operacionalidade em toda a Europa.

Veículos conectados permitem ativar Manutenção Inteligente

FordServicePro-SmartDiagnostics

De forma a garantir que todos os veículos estão disponíveis para o trabalho sempre que o cliente deles necessita, o FORDLiive ativa a denominada Manutenção Inteligente (Smart Maintenance), permitindo a marcação de serviços de manutenção no momento mais conveniente e enviando notificações quando é identificada uma ação que possa ajudar a evitar uma potencial avaria.

Analisando os dados do veículo em tempo real, o FORDLiive envia aos clientes informações de manutenção específicas de cada veículo individualmente. As pequenas empresas com um máximo de 5 veículos recebem notificações através da aplicação FordPass Pro, enquanto que os gestores de frotas de maior dimensão são mantidos informados do estado dos seus veículos através de um painel de bordo integrado, numa versão dedicada da plataforma Ford Telematics.

Os dados do estado dos veículos são automaticamente enviados pelo modem FordPass Connect integrado em cada um deles e que, desde meados de 2019, vem de série nos modelos Transit, Transit Custom, Transit Connect, Ranger e Fiesta Van. Utilizando dados e informações de um dos principais serviços de assistência em viagem do Reino Unido, os engenheiros da Ford previram que até 30% das chamadas poderiam ser evitadas se os clientes respondessem a estas notificações de Manutenção Inteligente.

Para além de ajudar os operadores a planear a manutenção e a programar as horas mais convenientes para os serviços de assistência e de manutenção, as notificações de Manutenção Inteligente ajudam os clientes a monitorizar e a gerir a vida útil do óleo do motor, os níveis de AdBlue e a pressão dos pneus, de forma a reduzir a probabilidade de imobilizações não programadas.

A Manutenção Inteligente fornece ainda aos operadores uma explicação, numa linguagem simples, sobre qualquer luz de aviso ou mensagem que surja ativada nos veículos e apresenta o potencial impacto destes avisos no funcionamento das viaturas, dando orientações sobre a manutenção apropriada. Os operadores também serão notificados se os seus veículos estiverem abrangidos por uma recall.

Ford Service Pro reforça as capacidades dos concessionários

Para optimizar a experiência dos clientes no concessionário, o novo Ford Service Pro oferece um conjunto de serviços especializados, criados em torno das necessidades de serviços de assistência e de manutenção dos operadores comerciais, utilizando novas funcionalidades de dados conectados para racionalizar tarefas e proporcionar maior capacidade de resposta.

A vasta e inigualável rede de 800 Centros Ford Transit pode consultar os últimos 60 dias de dados dos veículos dos clientes através dos Diagnósticos Inteligentes (Smart Diagnostics), proporcionando uma avaliação mais rápida e permitindo que as peças sejam encomendadas de forma proativa, antes mesmo da chegada do próprio veículo à oficina. A partilha de dados sobre os veículos também ajuda os concessionários a disponibilizar aos clientes um aconselhamento operacional mais eficaz, incluindo o agrupamento de tarefas futuras para minimizar as idas à oficina e facilitar a triagem nas reparações urgentes. Na eventualidade de uma inevitável imobilização mais prolongada, as informações dos Centros Ford Transit sobre os requisitos específicos do cliente ajudarão a identificar o veículo de substituição que permitirá manter a sua atividade em funcionamento.

O sistema FORDLiive permite também aumentar a conectividade dos engenheiros da Ford graças à utilização de auscultadores de realidade virtual que possibilitam o teletransporte dos especialistas da Ford para os Centros Ford Transit de forma a poderem ajudar a diagnosticar  problemas complexos e a propor soluções eficazes, poupando desta forma tempo e despesas com deslocações físicas.

Estes novos serviços juntam-se à variada gama de serviços de assistência disponibilizados através da rede de Centros Ford Transit para otimizar a operacionalidade das frotas, incluindo horários de abertura alargados, serviço noturno, serviço expresso “Enquanto Espera”, recolha e entrega de veículos, ou ainda a Assistência Móvel.

Três novos Centros FORDLiive em 2021

Fundamentais para a nova oferta, os Centros FORDLiive contam com Agentes FORDLiive especializados, dedicados e concentrados exclusivamente em manter os clientes na estrada, identificando e respondendo rapidamente a questões urgentes.

As equipas destes centros dedicados à operacionalidade utilizam o novo software UptimePro, o qual recebe dados em direto dos Centros Ford Transit para acompanhar cada reparação e, assim, obter o melhor resultado em termos dessa mesma operacionalidade. Se o sistema detectar atrasos nas reparações ou deslocações sucessivas do mesmo veículo, os Agentes FORDLiive poderão aconselhar a melhor solução para identificar e corrigir o problema subjacente o mais rapidamente possível.

Os Agentes FORDLiive são uma espécie de olhos e ouvidos da marca para assegurar que as equipas de especialistas da Ford são imediatamente envolvidas no apoio aos concessionários, sempre que estes necessitam de apoio técnico aprofundado por parte de engenheiros ou de fornecimento acelerado de peças para reparar o veículo de um cliente.

Um dos Centros FORDLiive está instalado no Campus de Dunton da Ford, no Reino Unido, localizado mesmo ao lado das equipas de engenheiros da Ford Transit, o que permite maximizar o cruzamento de dados e conhecimentos. Este centro está já a resolver casos de clientes do Reino Unido e da Irlanda. 

Um segundo centro instalado em Valência, Espanha, serve os clientes deste mercado desde o lançamento do serviço, prevendo-se uma posterior expansão para mercados como a França, Itália e Portugal. Para os clientes da Áustria, Alemanha e Suíça o serviço será assegurado por um terceiro centro a inaugurar em Colónia, na Alemanha, no final deste ano. Seguir-se-ão outros mercados, sendo que todos os centros europeus irão beneficiar de linhas directas para Dunton, permitindo, se necessário, o acesso a linhas de apoio mais rápidas e serviços de diagnóstico de problemas.

À medida que o serviço for implementando em toda a Europa, os clientes da Ford Fleet Management poderão também beneficiar de soluções de operacionalidade personalizadas, desenvolvidas à volta dos seus requisitos exclusivos e fornecidas no âmbito do seu pacote de propriedade por equipas dedicadas nos Centros FORDLiive. No ano passado, a Ford registou um novo recorde de quota de mercado europeu no segmento de veículos comerciais, alcançando pelo sexto ano consecutivo a liderança na região.7 O lançamento do sistema FORDLiive é o primeiro passo no âmbito dos objetivos de longo prazo da marca para garantir aos seus clientes 100% de operacionalidade, ajudando-os a maximizar a produtividade dos negócios e das actividades.

PR


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