Gestão de frotas da Scania a dar frutos

11 fevereiro 2021
6min.

A operadora de transportes Avanza conseguiu a certificação EA0050 da AENOR graças aos sistemas de conectividade da Scania, a a App Scania Fleet.

---

 

A eficiência dos veículos da Scania complementa-se com as ferramentas que a marca põe à disposição das frotas para conseguir uma condução mais económica. A conectividade dos veículos e a formação de condutores são chaves para conseguir uma nova forma de conduzir, que tem benefícios para a empresa, para os condutores e para a sociedade: eficiência de combustível, redução da pegada de carbono, maior segurança viária e redução do tempo de inactividade e do custo operativo.

Estas vantagens já são conhecidas nos serviços de Longa Distância da Avanza. Os seus veículos são acompanhados por um pacote FMS (Scania Fleet Management) control 10, que permite realizar um acompanhamento e uma supervisão da frota 24 horas, comunicar com os condutores de forma rápida e simples com o serviço de mensagens instantâneas e gerar relatórios para a sua análise, entre outras opções. Há uns meses, os condutores que realizam a rota entre Madrid e Segóvia receberam uma formação baseando-se na utilização do portal Scania Fleet Management para melhorar as técnicas de condução, eficiência e segurança.

Graças a esta formação e ao Scania Fleet Management, programa homologado pela AENOR, a Avanza Longa Distância obteve o certificado EA0050 da AENOR do seu sistema de gestão de condução eficiente de veículos industriais. Em dita certificação, consta que a condução eficiente consiste numa série de técnicas de manuseamento de veículos que, juntamente com uma mudança na atitude do condutor, dão lugar a um novo estilo de condução de acordo com as novas tecnologias e aos sistemas que incorporam os veículos.

 APP Clasificación Conductor Avanza

Uma app para recolher todas as informações

Uma dessas novas tecnologias é a Scania Driver Support, uma ferramenta que permite mostrar sugestões e pontuações no ecrã do veículo e recolher e analisar os dados do estilo de condução, dados de consumo e emissões e que oferece assessoria aos condutores.

Além disso, os utilizadores desta ferramenta dispõem de uma aplicação para telemóveis e tablets onde pode ver todas as informações: Scania Fleet. Esta app oferece informações sobre diferentes parâmetros da condução: ralenti, travagem, antecipação, etc. Cada um deles é qualificado de A e E, regista estatísticas diárias, relatórios mensais, fotografias, posição em dados globais...de forma a que o condutor pode ir melhorando os aspetos nos quais tem menor pontuação.

Na primeira pessoa

Alberto García é condutor da Avanza e indica que a aplicação Scania Fleet “deveria ser obrigatória, não apenas para melhorar como condutor, também devido à poupança que gera”. Nesse caso, essa poupança tem um número: um consumo médio de 7 litros menos de combustível.

Alberto realiza, ao volante de um autocarro Scania, rota em linha regular Segóvia-Madrid e linhas de universidades. Tem a aplicação instalada há mais de um ano e os seus parâmetros resultaram em 99% de SDS (Scania Driver Support), uma condução quase perfeita. No entanto, e para tal, o que mais valor tem é a melhoria diária, prazer de condução e a satisfação de dever cumprido.

“Actualmente, estou a esforçar-me nos parâmetros de consumo de combustível, controlando as inércias em consumo zero, consegui resultados de 23,5 litros em média, de momento”, assegura Alberto. Ainda assim, tem consciência de que não é o único benefício: menor desgaste de peças, maior segurança viária porque não há descontração ao volante. “Não se desperdiça qualquer esforço, é eficácia no rendimento do veículo.”

Avanza by Mobility ADO

AVANZA está integrada na Mobility ADO, empresa multinacional de origem mexicana, especializada em mobilidade global. 

Actualmente, é a operadora privada líder na Espanha de transporte através de autocarro urbano e metropolitano. Possui uma frota de mais de 2400 autocarros, administrada por uma equipa de mais de 7000 funcionários. A Avanza transporta mais de 300 milhões de pessoas por ano. 

A Avanza faz parte do Comité de Autocarros da UITP (União Internacional de Transporte Público), órgão máximo para a promoção do transporte público de passageiros e da mobilidade sustentável, com sede em Bruxelas. 

A divisão de Longa Distância da Avanza conecta mais de 300 destinos nacionais e europeus, como Portugal. Possui uma frota renovada de autocarros acessíveis, respeitosos com o meio ambiente, e com os melhores equipamentos em lazer a bordo, conforto, medidas sanitárias e elementos de segurança ativa e passiva. 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.