Por um lado, o novo Mercedes-Benz Classe-S está equipado com a tecnologia que permite estacionamento sem condutor e totalmente automatizado (SAE Nível 4), por outro, a Bosch está a utilizar, pela primeira vez, uma infra-estrutura baseada em câmaras que identifica faixas e obstáculos. Já a operadora de parques de estacionamento Apcoa está a testar as funções de cancela e pagamento como a base para o estacionamento autónomo, recorrendo à sua plataforma de mobilidade digital APCOA FLOW.
O objectivo é reduzir o stress causado pela procura de vagas nos aeroportos. Para tal, o novo Classe-S já está a ser produzido de forma a acomodar este sistema e ser o primeiro veículo do mundo a apresentar a tecnologia necessária para a infra-estrutura AVP. Opcionalmente, os clientes podem adquirir a pré-instalação adequada do Intelligente Park Pilot, que torna o veículo capaz de receber uma indicação a partir de um smartphone para se dirigir até um lugar de estacionamento reservado.
O projecto piloto está a ser preparado no parque P6 do Aeroporto de Estugarda, para garantir que as interacções entre o veículo, a tecnologia de infra-estrutura e o operador do parque funcionam perfeitamente e estão optimizadas para o cliente.
A entrega e recolha dos veículos será na entrada do estacionamento, de onde os passageiros partem para o terminal, enquanto o Classe S vai estacionar com orientação de informações transmitidas com recurso à tecnologia de infra-estrutura. Este estacionamento piloto no Aeroporto de Estugarda será também uma estreia para as novas câmaras de vídeo da Bosch que conseguem identificar lugares de estacionamento vazios, monitorizar o corredor de condução e a sua envolvente, assim como detectar obstáculos ou pessoas nesse corredor.