Indra aprova novo Plano Director de Sustentabilidade

24 setembro 2020
7min.

Inspirado nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - que esta sexta-feira celebram 25 anos - tem como meta reforçar o modelo de governação da empresa nos próximos três anos.

---

O Plano estabelece 28 iniciativas específicas englobadas em sete pilares, com KPIs e indicadores detalhados para medir o ponto de partida e a evolução. Os pilares são: Boa Governação, Ética e Transparência; Planeta e Alterações Climáticas; Pessoas e Talento; Sociedade e Compromisso com a Comunidade; Oferta Tecnológica com Impacto; Relação com Stakeholders e Transformação Cultural.

A ideia é promover um negócio responsável, tecnologia com impacto no desenvolvimento sustentável, contribuir para combater as alterações climáticas e proteger o meio ambiente, bem como reforçar a relação com os diferentes stakeholders da empresa, promovendo a criação de valor a longo prazo.

Entre as iniciativas para assegurar que a empresa se rege pelas melhores práticas de Boa Governação, Ética e Transparência, a Indra pretende reforçar o modelo de gestão de riscos em matéria de ESG (Environmental, Social and Government), continuar a trabalhar para garantir uma maior segurança da informação, privacidade e proteção de dados ou avançar na implementação dos Princípios Orientadores das Empresas e dos Direitos Humanos. 

Para contribuir activamente no combate às alterações climáticas e proteger o meio ambiente, está previsto melhorar a medição e redução da pegada de carbono e a eficiência energética, progressos na adopção das recomendações da Task Force for Climate-related Financial Disclosures (TCFD) e a gestão dos resíduos de forma mais responsável, de acordo com os princípios da economia circular.

Oferta tecnológica com impacto

A maioria dos produtos e serviços da Indra já tem impacto na sustentabilidade, quer através da redução das emissões, quer através da melhoria da segurança, saúde, etc. A empresa quer dar a conhecer esta realidade, valorizá-la e posicionar-se como um aliado tecnológico para a sustentabilidade dos seus clientes. Além disso, o objectivo da Indra é desenvolver uma oferta específica de sustentabilidade e conceber e implementar soluções tecnológicas que respondam aos desafios sociais e ambientais através da inovação: a luta contra as alterações climáticas, a melhoria da saúde e bem-estar das pessoas, redução das desigualdades, desenvolvimento de cidades e comunidades sustentáveis; promoção da paz e justiça a nível global, entre outros. 

Com o novo Plano, a Indra pretende também incorporar critérios ESG na concepção e produção dos seus produtos e serviços. Este ano, a quarta edição da sua iniciativa de intraempreendedorismo e inovação, Innovators, está centrada na sustentabilidade e nas soluções pós-Covid, oferecendo aos profissionais desafios com uma forte componente social e ambiental.

As pessoas no centro

As pessoas e o talento estão no centro dos esforços da Indra para criar um ambiente de trabalho motivador que promova a inovação, o compromisso e igualdade de oportunidades. A satisfação, o compromisso, a saúde e bem-estar dos profissionais, bem como a promoção da diversidade e igualdade e o desenvolvimento de um ambiente inclusivo para os profissionais com deficiências são o foco das iniciativas planeadas nesta área.

A promoção das vocações tecnológicas (STEM - Science, Technology, Engineering and Mathematics), o incentivo ao voluntariado corporativo e desenvolvimento de parcerias para a sustentabilidade com associações, instituições e entidades nacionais e internacionais, são a espinha dorsal do objetivo de gerar um impacto social positivo e contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde a Indra está presente.

Liderança em sustentabilidade

Para destacar a liderança da Indra na sustentabilidade, o Plano Diretor de Sustentabilidade prevê o reforço do diálogo com os stakeholders, a melhoria da comunicação e de conteúdos ESG publicados pela Indra.

A Indra foi incluída como uma das empresas líderes em sustentabilidade a nível mundial no "The Sustainability Yearbook 2020", o relatório anual mais prestigiado nesta área; mantém-se no Índice Dow Jones de Sustentabilidade há 14 anos consecutivos; acaba de renovar a sua permanência no Índice FTSE4Good pelo quinto ano consecutivo. Também tem estatuto Prime no índice ISS-ESG; e os analistas da Morgan Stanley dão-lhe a segunda melhor classificação (AA) no seu índice MSCI, que valoriza a sustentabilidade e a transparência da informação. Ainda assim, o Plano Diretor de Sustentabilidade visa melhorar a posição nos índices de s ustentabilidade de referência mundiais e indicadores ESG.

Compromisso mensurável

O Comité de Sustentabilidade do Conselho de Administração, criado no final de 2019, irá rever periodicamente o progresso do Plano Director de Sustentabilidade, que será supervisionado diariamente por um Comité de Sustentabilidade composto por responsáveis de diferentes áreas da empresa. 

Entre muitos outros KPIs, alguns dos indicadores que serão tidos em conta para avaliar o progresso do Plano são: a percentagem de profissionais formados em segurança da informação e protecção de dados; o cálculo da pegada de carbono e a redução do consumo de energia nos centros de trabalho, as toneladas de CO2 evitadas pelo desenho ecológico ou as emissões geradas pelas deslocações dos trabalhadores ou viagens de negócios; a percentagem de mulheres, pessoas que podem fazer teletrabalho, pessoas com deficiências na empresa ou vagas cobertas pela mobilidade interna; o investimento na Acção Social ou o número de beneficiários das iniciativas STEM ou de voluntariado.

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.