Corpower Ocean financia com 9 milhões de euros

25 agosto 2020
2min.

A ronda de financiamento foi liderada pela Midroc New Technology, com investimento adicional por parte da ALMI Invest Greentech, EIT InnoEnergy e um grupo de investidores privados. Todos apostam na tecnologia revolucionária de energia das ondas em Portugal.

---

O capital angariado será utilizado para produzir os primeiros Conversores de Energia das Ondas (WEC - Wave Energy Converters) à escala comercial em Portugal, no âmbito do projecto da CorPower, HiWave-5, bem como para o desenvolvimento, a longo prazo, da capacidade de fornecimento, operação e manutenção dos parques de energia das ondas futuramente comercializados.

O financiamento de capitais, combinado com investimentos públicos que cofinanciam o programa, irá apoiar os esforços pan-europeus da CorPower na Suécia, Portugal, Escócia e Noruega.

Patrik Möller, CEO da CorPower Ocean, afirmou que “este pacote de financiamento assinala outro marco importante na missão da empresa de introduzir uma nova classe de produtos WEC certificados e com garantias. É com satisfação que vemos o apoio forte e contínuo dos investidores que partilham a nossa visão de trazer para o mundo tecnologia de energia das ondas fiável e competitiva, desbloqueando uma das maiores fontes inexploradas de energia não poluente do planeta.”

O projecto de demonstração HiWave-5 visa converter a tecnologia de ondas da CorPower num produto financiável até 2024, provando a capacidade de sobrevivência, desempenho e economia de um conjunto de WECs ligados à rede de distribuição eléctrica no Norte de Portugal. O que irá desbloquear o acesso ao financiamento tradicional de projectos de energias renováveis, para os projectos, de matriz comercial, desenvolvidos pelos clientes.

A CorPower Ocean é líder global em tecnologia de energia das ondas. A sua nova geração de WECs de alta eficiência, inspira-se nos princípios de funcionamento de coração humano, em particular na forma como este faz bombeia o sangue. Oferece cinco vezes mais energia por tonelada de dispositivo, em comparação com as tecnologias anteriormente conhecidas, o que permite recolher uma grande quantidade de energia através de dispositivos consideravelmente mais pequenos e de custo inferior. Isto permite um custo nivelado de electricidade (LCOE - Levelized Cost of Electricity) altamente competitivo, tornando o objectivo EUR 30/MWh claramente alcançável.

Este anúncio de financiamento ocorre pouco depois de a CorPower ter divulgado os planos para um novo centro de Investigação e Desenvolvimento, Fabrico, Manutenção e Operação no valor de 16 milhões de euros (USD 18,1 milhões de dólares) em Viana do Castelo. O local será a base de operações para execução das fases finais do projecto HiWave-5 das quais fazem parte a já referida demonstração na Aguçadoura.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.