Renault e Google juntas rumo ao Industry 4.0

14 julho 2020
3min.

O Grupo Renault associa-se à Google Cloud para acelerar a digitalização das suas fábricas e da cadeia de fornecimentos. Esta colaboração associa o conhecimento da Google Cloud com a experiência da Renault no fabrico de automóveis, para produzirem novas soluções industriais.

---

Reconhecido como um contribuidor para o Industry 4.0, o Grupo Renault tem vindo a desenvolver a sua própria plataforma digital desde 2016, para conectar e agregar os dados de produção industrial de 22 fábricas espalhadas pelo mundo (representando 76% da sua produção de automóveis) e mais de 2.500 máquinas. Esta nova parceria com a Google Cloud visa, entre outros objectivos, a optimização da plataforma de gestão própria e independente do Grupo Renault.

As soluções e a experiência da Google Cloud em análises inteligentes, conhecimento de máquinas e inteligência artificial, vão permitir ao Grupo Renault melhorar a cadeia de fornecimentos, eficiência de fabrico, qualidade de produção e reduzir o impacto ambiental através da poupança de energia.

Estas melhorias vão promover o desenvolvimento de novas soluções verticais para a indústria automóvel.

2020 - INDUSTRY 4.0 (2)

Desenvolvimento de competências digitais

A formação aos colaboradores do grupo é também uma parte essencial desta nova parceria. O Grupo Renault e a Google Cloud planeiam desenvolver um programa que permita o desenvolvimento das competências dos envolvidos nos processos de engenharia, fabrico e das equipas de IT, através do trabalho em conjunto, treino e sessões partilhadas com a equipa da Google. O objectivo deste programa é o de desenvolver uma cultura orientada para os dados, que é uma parte essencial dos colaboradores da marca francesa de automóveis no seu dia a dia, quer em termos operacionais, quer nos processos de tomada de decisão.

“Esta colaboração é a ilustração perfeita da estratégia digital do Grupo Renault, aqui aplicada na área industrial. Este acordo e a dedicação do nosso IT, equipas de gestão do fabrico e de cadeia de fornecimentos vai permitir-nos acelerar a implementação do plano Industry 4.0, concebido para transformar e ligar as nossas unidades fabris e todo o processo logístico mundial para melhorar os nossos standards de excelência e performance. Esta parceria é também uma mais valia para os colaboradores do Grupo Renault, que vão beneficiar de formação de topo na gestão de dados digitais”, sublinhou José Vicente de los Mozos, Director of Manufacturing and Logistics, member of Groupe Renault’s Executive Committee.

2020 - INDUSTRY 4.0 (5)

Por sua vez, pela parte da Google, o CEO da multinacional, Thomas Kurian, adiantou que “a indústria automóvel tem a inovação no seu ADN e tem imenso potencial para que a tecnologia digital tenha um impacto significativo na produção. Nós estamos orgulhosos em nos associarmos ao Grupo Renault para ajudar a revolucionar o futuro do fabrico automóvel e optimizar a próxima geração da cadeia de fornecimentos”, concluiu.

leia o Nº 116 da Revista Eurotransporte AQUI


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.