ID Logistics adopta tecnologia para inventários em movimento

25 junho 2020
2min.

O operador logístico transforma um importante processo de armazém com o Full Pallet Inventory, um sistema desenvolvido pela Zetes em colaboração com a ID Logistics, utilizando o ImageID que permite que os inventários sejam realizados utilizando uma empilhadora e atingindo velocidades de até 10km/h.

---

A ID Logistics, um dos principais operadores logísticos a nível internacional, dá mais um passo na digitalização dos seus armazéns, através da incorporação do sistema Full Pallet Inventory, uma tecnologia desenvolvida pela Zetes, em colaboração com a ID Logistics. O sistema, que faz parte da solução de execução logística da ZetesMedea, utiliza a tecnologia de imagem para executar uma contagem de inventário rapidamente e em movimento. Um leitor móvel ImageID, especialmente projectado e montando numa empilhadora, capaz de atingir velocidades de até 10km/h. O sistema adapta-se continuamente à velocidade da empilhadora e permite reduzir em 50% o tempo gasto em inventários nos armazéns.

O funcionamento do Full Pallet Inventory requer um pré-mapeamento da elevação das prateleiras para minimizar as varreduras de leitura. As diferentes alturas e a tipologia de elevação das prateleiras nos armazéns são consolidadas em tipos de locais agrupados para simplificar as rotas. O sistema identifica e lê os códigos da matriz de dados através da imagem e descodifica os rótulos das paletes e da localização, traduzindo esses dados para a linguagem própria do Sistema de Gestão do Armazém (SGA).

A tecnologia está totalmente integrada com o SGA e é exportável para qualquer plataforma da ID Logistics, mesmo que haja variações entre os próprios sistemas de gestão. Os dados podem ser visualizados de duas formas: através de um planograma ou através de arquivos exportáveis integrados ao SGA. Após a integração, são automaticamente identificadas as discrepâncias entre a leitura do Full Pallet Inventory e os dados do SGA. A taxa de leitura dos locais está acima de 99,8%.

O Full Pallet Inventory é um projecto de inovação enquadrado no plano “Innovation Booster 2020” da ID Logistics, que está a ser realizado em parceria com a equipa central de inovação da empresa.

Leia o Nº116 da Revista Eurotransporte AQUI


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.