Volvo aposta na tecnologia LiDAR para condução autónoma

07 maio 2020
3min.

A Volvo continua a marcar o ritmo na segurança automóvel. A empresa sueca anunciou, recentemente, uma nova parceria com a Luminar que irá culminar na aplicação da tecnologia LiDAR na sua próxima geração de veículos.

---

A parceria entre a Volvo e Luminar vai permitir introduzir a primeira tecnologia de condução totalmente autónoma da marca sueca em autoestradas abrindo assim caminho para futuros desenvolvimentos de segurança activa.

A nova plataforma Volvo SPA 2 receberá hardware para a condução autónoma no início da sua produção, projectada para 2022, com o LiDAR perfeitamente integrado.

Os veículos baseados na SPA 2 receberão actualizações automaticamente e, caso os clientes o pretendam, a caracteristica Highway Pilot, que permitirá uma condução totalmente autónoma em auto-estrada, será activada caso se verifiquem as condições de segurança ideais em função da localização geográfica detectada.

Para além do Highway Pilot, a Volvo e a Luminar também estão a estudar o papel da tecnologia LiDAR na melhoria dos futuros sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) e a possibilidade de  equipar de série todos os novos veículos baseados na plataforma SPA2 com um sensor LiDAR.

A tecnologia da Luminar é baseada nos sensores com o mesmo nome que emitem milhões de impulsos de luz laser para detectar com precisão a localização dos objectos, digitalizando o ambiente em 3D, criando um mapa temporário em tempo real sem a necessidade de conectividade à Internet.

A tecnologia LiDAR é fundamental para permitir, a existência de veículos com condução totalmente autónoma e segura, proporcionando os níveis de visão e de percepção ​​que as câmeras e os radares por si só não podem fornecer. O LiDAR é a base ideal para a tomada segura de decisões em ambientes complexos a alta velocidade.

Para activar o Highway Pilot, a tecnologia da Luminar irá funcionar com o software de condução autónoma e com as câmeras, com os radares e com os sistemas de backup para funções como a direcção, a travagem e a energia das baterias. Isto irá permitir um recurso seguro e totalmente autónomo para utilizar em auto-estrada.

Na sequência deste anúncio, a Volvo e a Luminar estão a aprofundar a sua colaboração para garantir uma produção em série da tecnologia LiDAR. A Volvo assinou, também, um acordo para possivelmente aumentar a participação minoritária que detém na Luminar.

Leia o nº 115 da Revista Eurotransporte AQUI

 


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.