O modelo Hyundai IONIQ já é inovador por oferecer aos seus condutores três motorizações electrificadas, mas agora a marca sul-coreana volta a apostar em novas tecnologias de condução autónoma de nível 4 para este modelo, nas estradas europeias.
Andreas-Christoph Hofmann, Vice Presidente de Marketing e Produto da Hyundai Motor Europe, referiu que “Ao testar a condução autónoma nível 4 no IONIQ, a Hyundai já está um passo à frente ao analisar que alterações devem ser feitas ao nível da indústria automóvel, tecnologia e infraestruturas, para se adequar ao futuro da mobilidade.”
A escala de condução autónoma varia entre 0 e 5, sendo que no nível mais baixo os principais sistemas são completamente controlados pelo condutor e no nível máximo a viatura é completamente autónoma em qualquer situação. Desta forma, no nível 4, o automóvel é independente em determinados momentos da condução, mas não em todos.
O objetivo do Hyundai IONIQ Autónomo é sobretudo manter os sistemas de condução autónoma o mais simples possível. Isto foi conseguido através do Cruise Control Inteligente standard já oferecido nas viaturas da marca, os detectores de ângulo morto, como a câmara do assistente de manutenção na faixa de rodagem, e a integração da tecnologia LiDAR.
A tecnologia de condução autónoma pretende oferecer benefícios aos condutores, quando integrada numa infraestrutura adequada, tal como, semáforos inteligentes, que comuniquem com as viaturas autónomas, o que pode tornar as estradas bem mais seguras, e facilitar trânsito.