STRALIS NP 460 é «Camião Sustentável do Ano»

14 novembro 2018
8min.

O IVECO Stralis NP 460 confirma a sua posição de líder europeu e acaba de receber o prémio “Camião Sustentável do Ano 2019” (“Sustainable Truck of the Year 2019”), na categoria “Tractor”.

IVECO STRALIS NP 460

Um ano depois de ter sido nomeado “Camião de Baixo Carbono do Ano” (“Low Carbon Truck of the Year”) no Reino Unido, o IVECO Stralis NP 460 acaba de conquistar mais um importante troféu, ao ser eleito “Camião Sustentável do Ano 2019” (“Sustainable Truck of the Year 2019”) na categoria “Tractor”.

O troféu, organizado com o apoio da revista italiana “Vado e Torno” em colaboração com a Lifegate, foi entregue no “Ecomondo 2018”, evento internacional que adopta um formato inovador, ao juntar numa única plataforma todos os sectores industriais da economia circular. Naquela que foi a sua 3ª edição, este prémio daquela publicação especializada, em parceria com o Instituto Politécnico de Milão, distingue as inovações mais importantes em matéria de transportes limpos. O troféu foi entregue ao veículo pesado rodoviário IVECO mais sustentável até hoje, em reconhecimento das suas especificações técnicas, desempenho e tecnologia.

IVECO STRALIS NP 460 - Sustainable Truck of the Year 2019

Maurizio Cervetto, Editor Chefe da revista Vado e Torno, entregou o troféu a Fabio Pellegrinelli, recentemente nomeado como responsável pelo Desenvolvimento do Negócio de Gás para a região EMEA (Europa, Médio Oriente e África), fazendo o seguinte comentário a propósito da eleição do Stralis NP 460: “Sendo o ‘irmão mais velho’ do Stralis NP 400, este veículo não se limitou a demonstrar a performance necessária para substituir o gasóleo em qualquer tipo de missão, pois elevou a fasquia em termos de conforto, segurança e sustentabilidade.

Por sua vez, Pierre Lahutte, Presidente da Marca IVECO, declarou: “Temos muito orgulho em receber este prestigioso troféu, que surge também num momento muito importante para as tecnologias alternativas de tracção. Com efeito, há poucos dias, o Parlamento Alemão aprovou a isenção de pagamento de portagens para os camiões a GNC e GNL. A estratégia que até há muito pouco tempo foi considerada ‘visionária’, está agora a tornar-se realidade: a sociedade e o mundo estão a avançar, criando uma nova visão para os transportes, não como uma fonte de poluição, mas com um sector a ser visto numa perspectiva de sustentabilidade ambiental.”

“Esta visão pode tornar-se realidade através de uma economia circular baseada no biometano, onde energia é gerada a partir de resíduos orgânicos ou agrícolas, com retorno ao ciclo natural de recursos. Perante este cenário, o nosso Stralis NP 460 - que há um ano foi distinguido ‘Camião Baixo Carbono do Ano’ no Reino Unido - será o líder indiscutível do processo de transição energética que já está em marcha, confirmando, mais uma vez, que o gás é a resposta mais eficaz na abordagem do impacto ambiental do transporte rodoviário de longo curso.

É uma honra ainda maior receber este prémio da ‘Vado e Torno’, uma das mais importantes publicações europeias especializadas no nosso sector, e que, ao ter testado o veículo em estrada, confirmou o seu excepcional desempenho dinâmico, o qual, por sua vez, se traduz numa redução significativa do consumo de combustível e das emissões de CO2", acrescentou Pierre Lahutte.

O Stralis NP 460 está equipado com um motor Cursor 13 NP, desenvolvido de forma a ter um desempenho impecavelmente nas missões mais exigentes, estando protegido por duas patentes. A primeira abrange o sistema de controlo de antidetonação, o que torna possível melhorar o desempenho e, ao mesmo tempo, garantir a máxima compatibilidade de combustível e proteger o motor e o catalisador de três vias face ao risco de falhas de ignição. A segunda patente cobre o sistema de controlo de fluxo de ar reactivo, uma nova lógica de controlo da relação estequiométrica, que é aplicada durante as passagens de caixa. Isto garante uma entrega contínua de binário durante as passagens da caixa de velocidades automatizada, assegurando um desempenho optimizado e a máxima rapidez nesse processo.

O Stralis NP 460 é o veículo ideal para operações de transporte verdadeiramente sustentável, tanto em termos ambientais como económicos: por um lado, apresenta uma tecnologia projectada para desenvolver potência pura e um alto desempenho ambiental, com uma impressionante redução de 99% nas partículas em suspensão, e uma redução de 90% nas emissões de NO2, em comparação com as normas Euro VI, bem como uma redução de 95% nas emissões de CO2 na versão biometano. Por outro lado, as tecnologias de ponta e os serviços IVECO dedicados à optimização da eficiência do consumo de combustível em estrada resultam numa redução de 9% no Custo Total de Propriedade (TCO) em comparação com a versão diesel equivalente, com até 15% de redução do consumo de combustível, o que se traduz em poupanças bastante significativas.

Testado pelas principais revistas do sector, este veículo está no topo das avaliações e é classificado como um dos melhores veículos pesados de sempre, conseguindo 4,21 km por cada quilograma de metano liquefeito utilizado sem qualquer recurso a sistemas de ureia, fruto de um simples catalisador de três vias de baixo peso. Stralis NP 460 abriu o caminho às missões de longo curso, esmagando as limitações históricas dos veículos a gás e aumentando a autonomia de combustível para uns incríveis 1.600 km com único abastecimento dos dois depósitos de GNL. Beneficiando da novíssima caixa automatizada Hi-Tronix de 12 velocidades, o modelo demonstra a sua versatilidade graças à gama completa versões, incluindo tractores rebaixados (low tractors), para transporte de contentores, ADR (transporte de mercadorias perigosas, bem como a versão X-WAY NP para aplicações de logísticas de construção.

Este veículo é uma forte afirmação da natureza inovadora e visionária da IVECO em termos de tecnologias de tracção alternativas, uma área em que a marca investe há mais de 20 anos. A estratégia da IVECO é reconhecida pela indústria e confirmada pelas várias instituições que, através de variadas leis e disposições, têm vindo a isentar os veículos movidos a gás das restrições de trânsito, proibições de circulação e portagens em alguns dos principais centros de transportes da Europa, como a Alemanha. Como tal, a tecnologia do gás natural é cada vez mais reconhecida como sendo a alternativa mais viável ao gasóleo, a qual já está disponível, sendo menos poluente e constituindo uma solução para os actuais problemas ambientais.

PR

 


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