MAN Truck & Bus preparada para o futuro da indústria dos comerciais

29 agosto 2018
3min.

Electromobilidade, condução autónoma, digitalização – a indústria dos veículos comerciais está a mudar a uma enorme velocidade. Os destaques nestes sectores serão apresentados pela MAN Truck & Bus na feira de veículos comerciais IAA 2018, que decorre em Setembro.

DSC_0960

De forma a compensar os elevados investimentos associados a estas tecnologias, a MAN Truck & Bus vai continuar a desenvolver sistematicamente esforços para o aumento da eficiência.

Joachim Drees, CEO da MAN SE e da MAN Truck & Bus, afirma: "A nossa estratégia corporativa Future Lion tem como objectivo definir um foco claro da MAN para os mercados e produtos. Isto significa que vamos analisar minuciosamente o nosso portfólio de produtos e a nossa presença em mercados internacionais, para conhecer ainda melhor as necessidades dos clientes, reduzir custos e priorizar os nossos investimentos. O caminho é claro – a MAN Truck & Bus tem de se tornar mais lucrativa para conseguir continuar a investir em desenvolvimentos futuros. Colocando as coisas de forma simples, vamos concentrar-nos em coisas que são essenciais para o futuro da empresa, e vamos ter a coragem de deixar para trás outras coisas."

Neste enquadramento, o Conselho Executivo da MAN Truck & Bus AG decidiu simplificar o portfólio de produtos com a interrupção da produção e vendas do MAN CLA. Este era um veículo direccionado especificamente para as necessidades de mercado de economias emergentes, estando significativamente abaixo dos veículos da série TG, com muito pouca expressão ao nível de vendas de camiões da empresa. A MAN vai descontinuar a produção em Pithampur, na Índia, assim que estiverem prontas todas as encomendas colocadas até à data. Não existirá um modelo sucessor, dado que a MAN consegue dar resposta aos requisitos dos clientes nos actuais mercados onde o MAN CLA está presente com a sua vasta gama de modernos veículos TG.

A MAN Truck & Bus chegou a acordo com a Force Motors Ltd. relativamente à venda da fábrica em Pithampur. A empresa vai adquirir a fábrica e fazer uma oferta para manter os postos de toda a força de trabalho. "Foi para nós uma grande satisfação termos conseguido encontrar uma solução positiva para todos os envolvidos, e que garante o emprego dos nossos colaboradores", indicou Jörg Mommertz, responsável pela MAN Trucks India. As medidas de reestruturação visam também tornar a MAN Trucks India um centro de excelência para o desenvolvimento de projectos globais da MAN Truck & Bus.

Foram também lançadas outras iniciativas para aumentar a eficiência da MAN Truck & Bus, e que visam sobretudo a priorização de investimentos e o foco na redução de custos assinalados; exceptuando a rede de produção, isto também se aplica em casos de operações de vendas e desenvolvimento, bem como a custos indirectos e compromissos com fundos.

Em relação a esta estratégia, Joachim Drees afirma: "Estamos a preparar a MAN para o futuro. As bases forma lançadas com o programa PACE 2017, durante o qual muitos processos foram reestruturados de forma a se tornarem mais eficientes. Agora estamos a desenvolver essas bases, a estabilizar aquilo que já alcançámos e com a atenção especialmente direccionada para aplicar firmemente este conceito de eficiência a toda a empresa e a longo-prazo."

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.