Seis Stralis X-WAY NP para a Transport Jacky Perrenot

07 maio 2018
11min.

A empresa Transport Jacky Perrenot confirma a confiança na tecnologia de gás natural da IVECO, para substituir o gasóleo na sua frota, incluindo nas missões de logística de construção.

IVECO Transport Jacky Perrenot - Stralis X-WAY NP

No “Intermat Paris 2018”: Empresa francesa assinou acordo de aquisição de 6 camiões Stralis X-WAY NP: 1 tractor de 460 cv e 5 camiões rígidos 8x2x6 de 400 cv, combinados com betoneiras eléctricas CIFA, para transporte de cimento nas cidades de Lyon e Grenoble. Este acordo surge na sequência da encomenda de 250 Stralis NP que o operador de logística efectuou no âmbito do salão “Solutrans 2017,” em Novembro último.

O novo Stralis X-WAY NP é a versão a gás natural da nova gama IVECO, desenvolvida para a logística de construção, representando a resposta perfeita para projectos de infraestruturas actualmente em curso em muitas cidades europeias, nomeadamente para trabalhos em zona urbanas, onde existem cada vez maiores restrições à poluição atmosférica e sonora.

O Stralis X-WAY NP 8x2x6 CNG foi mostrado pela primeira vez ao público no “Solutrans 2017”, numa versão combinada com uma betoneira eléctrica CIFA. Os franceses da Transport Jacky Perrenot testaram o veículo nas suas operações em Lyon durante 4 meses e mais de 5.000 km. Totalmente satisfeitos com o seu desempenho, os responsáveis da empresa tomaram a decisão de avançar com a encomenda. A primeira unidade, que funciona a biometano e é animada por um motor Cursor 8 CNG de 330 cv, demonstrou as suas capacidades de economia de combustível ao reduzir os consumos em 10% e as emissões de PM, NO2 e CO2 em 95%, em comparação com o modelo equivalente diesel Euro VI, tudo isto sem comprometer minimamente a capacidade de carga útil (até 8 m3 de cimento) um valor em linha com os melhores chassis diesel. O seu silencioso motor a gás natural (-71 dB segundo certificação da Piek Quiet Truck) e o modo eléctrico autónomo da betoneira CIFA possibilitam operar o veículo 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem causar quaisquer incómodos à vizinhança. Em termos de autonomia, o camião excede em mais de 100 km os objectivos do projecto (150 km).

A gama totalmente nova de camiões CNG (GNC) rígidos
A betoneira bioCNG de segunda geração da Transport Jacky Perrenot será construída com base na nova gama rígida do Stralis NP, com motor Cursor 9 NP de 400 hp e 1700 Nm, acoplado a uma caixa de 12 velocidades automatizada. Tal como a versão diesel do Stralis X-WAY, o chassis possui uma estrutura de 7,7 mm reforçada e os depósitos de Gás Nautral Comprimido (GNC/CNG) têm agora duas capacidades extra, de 846 e 1.052 litros. O maior binário desenvolvido pelo motor Cursor 9 possibilita a utilização de um sistema hidráulico para accionar a betoneira, como alternativa ao funcionamento eléctrico. A caixa de velocidades automatizada de 12 relações garante mais conforto e segurança aos condutores em missões urbanas e também contribuem para a maximizar a poupança de combustível.

Pierre Lahutte, Presidente da Marca IVECO, declarou: “Temos muito orgulho no facto de a Transport Jacky Perrenot ter demonstrado, mais uma vez. a sua confiança na nossa marca e na nossa tecnologia de gás natural, ao escolher a IVECO como parceiro no desenvolvimento da sua frota sustentável para as suas actividades de construção. Propulsionado pela nossa avançada tecnologia de gás natural, o Stralis X-WAY NP é a solução ideal para os muitos e grandes projectos de infraestruturas que estão neste momento em curso na Europa, como é o caso do ‘Grand Paris’, aqui em França: graças aos seus baixos níveis de poluição e ruído, o modelo pode aceder aos centros das cidades e áreas densamente habitadas e com grandes restrições ao trânsito, podendo, assim, operar a qualquer hora do dia ou da noite. Quando alimentado a biometano é também, presentemente, a mais eficiente ferramenta para garantir o transporte isento de CO2. A transição energética está a acontecer à medida que as cidades abordam as questões relacionadas com a qualidade do ar e a emissão de gases de estufa, e a IVECO está na linha da frente desta temática com a nossa oferta completa de veículos a gás natural.”

Philippe Givone, CEO da Transport Jacky Perrenot, afirmou: “Quando iniciámos a nossa trajectória no gás natural no início de 2012, com a encomenda dos nossos primeiros 3 camiões IVECO GNC, estávamos longe de imaginar que, 6 anos mais tarde, teríamos já mais de 500 unidades IVECO GNC e GNL encomendadas, e que também os iríamos usar no nosso negócio da construção! Hoje demos novo passo em frente na nossa transição energética; um novo passo para alcançarmos, em 2020, o nosso objectivo de 1.000 unidades propulsionadas a gás natural na nossa gama. Isto resulta do nosso espírito pioneiro e acaba por ligar as nossas actividades, do transporte de lacticínios ao transporte de cimentos. A fiável e eficiente tecnologia de gás natural da IVECO é o outro activo que tornou possível esta história de sucesso. Não tenho dúvidas de que hoje começámos a escrever, em conjunto, uma nova e emocionante página no negócio da logística de construção, e também acredito que muitos outros operadores de transportes irão seguir os nossos passos, e por uma excelente razão: investir em camiões a GNC e GNL torna mais seguro o negócio de um operador de logística.”

A nova gama resulta da estratégia de desenvolvimento de produto da IVECO, o qual tem como objectivo proporcionar aos seus clientes veículos que lhe permitem ser mais sustentáveis, tanto em termos ambientais como nos seus resultados finais, garantindo ao mesmo tempo o melhor ambiente de trabalho para os condutores. Os veículos garantem que os clientes podem trabalhar durante os picos de poluição, aceder ao centro das cidades a qualquer hora, no presente como no futuro, quando muitas capitais europeias estão a avançar para a proibição do diesel. A IVECO é o único construtor que oferece uma gama completa de modelos a gás natural, desde veículos comerciais ligeiros a camiões pesados até 50 toneladas de peso bruto combinado (PBC), bem como autocarros. O seu foco contínuo na inovação e nas novas tecnologias colocou a marca na liderança do mercado europeu em termos de veículos a combustíveis alternativos, com a maior quota de mercado. Conta, actualmente, com um parque circulante superior a 25.000 veículos IVECO com tracções alternativas, onde se incluem 6.000 unidades afectas ao transporte público e mais de 6.000 camiões pesados acima das 18 toneladas (PBC).

A oferta da IVECO de veículos equipados com a sua tecnologia Natural Power é uma resposta ao apelo do Presidente Macron para que as frotas de veículos pesados que circulam em França passem a operar com aquele combustível. O apelo foi feito no âmbito da “Conferência de Alto Nível da Comissão Europeia para o Crescimento Financeiro Sustentável”, que teve lugar em Bruxelas a 22 de Março último: “É também um firme compromisso para com uma transformação do sector dos transportes, através da utilização alargada de veículos eléctricos e a hidrogénio, e da conversão dos transportes pesados para o gás natural.”

Tractor Stralis X-WAY NP de 460 cv: a tecnologia de gás natural líder na indústria ao serviço do sector da construção
O novo Stralis X-WAY NP é o modelo a gás natural na nova gama IVECO especificamente desenvolvida para missões vocacionais e de logística de construção, proporcionando a conjugação perfeita para aplicações em estrada que requerem mobilidade for a de estrada.

Disponível com depósitos para Gás Natural Comprimido (GNC) ou Gás Natural Liquefeito (GNL), o tractor Stralis X-WAY NP apresenta a melhor eficiência de combustível e as melhores tecnologias para a estrada da IVECO, incluindo o sistema de condução preditiva HI-Cruise. Juntamente com a excepcional economia de combustível dos seus motores Cursor 13 e o menor custo do Gás Natural face ao Diesel, o modelo é o melhor da sua classe em termos de Custo Total de Propriedade. As suas opções de depósitos modulares de GNL foram concebidas para acolher todo o tipo de auxiliares, tais depósitos de óleo ou compressores de ar.

O Stralis X-WAY 8x2x6 CNG de 400 cv abre novos caminhos com o seu excepcional baixo peso bruto, o que lhe permite transportar até 8 m3 de cimento. Os seus 3 eixos direccionais garantem acesso a locais de trabalho urbanos muitas vezes situados em estradas estreitas e também proporcionam menor desgaste de pneus, contribuindo para as excelentes características de economia de combustível do camião. Estas características, combinadas com o seu eixo dianteiro de 9 toneladas opcional e a sua caixa de velocidades automatizada de 12 relações, fazem deste modelo a solução ideal para a entrega de material de construção quando equipado com plataforma e grua, ou para transporte de equipamento de construção.

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