Scania e HAVI unem-se em projeto piloto europeu de veículos autónomos

06 outubro 2022
3min.

A Scania está a estabelecer uma parceria com a HAVI Supply Chain para um inovador teste piloto no qual é observada a utilização de um camião autónomo no transporte de mercadorias comerciais.

---

Sendo uma novidade para a Europa, a Scania e a HAVI Supply Chain estão a realizar testes piloto da utilização de um veículo totalmente autónomo para transportar mercadorias comerciais em condições de tráfego regular entre centros logísticos. No teste piloto será observada a condução autónoma de camiões entre Södertälje e Jönköping, uma viagem de três horas de cerca de 300 km, cujo percurso faz parte de um fluxo logístico mais longo para a HAVI, sendo o primeiro e o último quilómetro manuseados por veículos conduzidos manualmente.

O teste piloto constitui um primeiro passo destinado a demonstrar como os camiões autónomos podem fazer parte de um fluxo logístico viável entre centros, permitindo à Scania e à HAVI avaliar a eficácia da tecnologia nas suas operações.

“Sabemos que o sistema de transportes vai mudar nos próximos anos e que a indústria enfrenta desafios de escassez de condutores e margens decrescentes, pelo que o processo de transformação para uma tecnologia autónoma deve começar a ocorrer de imediato. Temos agora de aprender sobre operações autónomas a fim de estarmos a postos assim que a tecnologia estiver pronta. Consideramos que este teste piloto será um ponto de partida extremamente importante", referiu Robert Melin Mori, Gestor de Projetos da Scania e responsável por esta iniciativa.

“Esta é uma solução de transporte autónomo que está a ser utilizada em condições reais de funcionamento com bens comerciais destinados a um terceiro. Nunca ninguém o tinha feito antes na Europa. Estamos encantados por trabalhar com a HAVI neste teste piloto", acrescentou Peter Hafmar, Chefe de Soluções Autónomas da Scania.

A HAVI é um parceiro natural para a Scania para este projeto desafiante. As duas empresas já têm fortes antecedentes de colaboração em diversas iniciativas em torno do transporte eletrificado, em conformidade com o seu compromisso comum de descarbonizar o sistema de transportes e explorar inovações para melhorar a eficiência e sustentabilidade das operações de transporte comercial.

“Desenvolvemos uma forte colaboração através das iniciativas que já empreendemos em conjunto, e estamos muito felizes por termos uma parceria neste último projeto-piloto, que acreditamos ser uma enorme promessa para a nossa relação e para o futuro da indústria da cadeia de abastecimento como um todo”, referiu Massimo D’Alessandro, Diretor de Sustentabilidade e Inovação da HAVI.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.