DAF lançou Nova Geração DAF XD e XDC na IAA

27 setembro 2022
8min.

Estes novos camiões oferecem autonomias com "zero emissões" de mais de 500 quilómetros com um único carregamento.

---

 

Na IAA Transportation 2022, a DAF apresentou uma gama totalmente nova de camiões profissionais e de distribuição. A série de Nova Geração DAF XD tem o mesmo ADN do "Camião Internacional do Ano 2022", os múltiplos galardoados veículos de longo curso XF, XG e XG⁺. A Nova Geração DAF XD define a nova referência em termos de segurança, eficiência e conforto do condutor na sua classe.

O design da cabina da Nova Geração DAF XD inclui um para-brisas grande e janelas laterais grandes com uma linha de cintura ultrabaixa para proporcionar a melhor visão direta da sua classe. Isto é alcançado com a combinação da posição baixa da cabina (17 cm mais baixa do que o Novo XF) e do novo "tablier Vision", que se caracteriza por um contorno em direção ao para-brisas do lado do acompanhante.

Como opção, está disponível uma janela de visão do lancil e um banco do acompanhante rebatível, para uma vista desobstruída dos peões e ciclistas junto ao camião no lado do acompanhante. O sistema de visão digital DAF e a DAF Corner View contribuem para uma visão indireta incomparável. O City Turn Assist da DAF alerta o condutor com avisos visuais e sonoros quando se encontram outros utentes da estrada na zona de ângulo morto do lado do acompanhante.
A excelente eficiência de combustível e as baixas emissões de CO2 são alcançadas através da cabina aerodinâmica concebida na perfeição. Integra os mesmos raios grandes, para-brisas curvo, excelente vedação e ótimo fluxo de ar do motor e sob a cabina que os modelos XF, XG e XG⁺ de longa distância da DAF.

A eficiência do veículo líder de mercado é favorecida pelo novo motor PACCAR MX-11, pelo sistema inteligente de pós-tratamento dos gases de escape, pelos pesos dos veículos reduzidos, pela transmissão automática TraXon de série e pelos sofisticados sistemas de assistência ao condutor. A vasta disponibilidade de PTO, módulos de fixação da carroçaria e conetores garantem a facilitação do trabalho dos construtores de carroçarias de primeira classe.

A Nova Geração XD proporciona cabinas superiores, muito acessíveis e espaçosas com volumes de até 10 m3. Juntamente com uma Sleeper Cab e uma Sleeper Cab alta, está disponível uma Day Cab que oferece maior espaço interior de série.

A posição de oideal é garantida através de gamas de ajuste inigualáveis do banco e do volante. O impressionante e extremamente ergonómico tablier inclui painéis de instrumentos totalmente digitais e nítidos. A condução e o manuseamento beneficiam de um novo design superior da extremidade dianteira do chassis, da suspensão da cabina e da suspensão do eixo traseiro.

A Nova Geração DAF XD está disponível para encomenda numa gama completa de configurações de eixos de 4x2 e 6x2 para tratores e rígidos. A produção terá início no outono de 2022.

A nova série de camiões DAF XD para distribuição e transporte profissional será o deleite e o sonho de qualquer condutor.

DAF XDC e XFC para aplicações profissionais e de construção

Na IAA Transportation 2022, a DAF apresenta também a Nova Geração DAF XDC e XFC. Estes veículos de construção de alta qualidade têm configurações de dois, três e quatro eixos de tração simples ou dupla, a fim de satisfazer os requisitos específicos do segmento profissional e da construção.

A Nova Geração XDC com motor PACCAR MX-11 de 10,8 litros e XFC com motor PACCAR MX-11 de 10,8 litros e PACCAR MX-13 de 12,9 litros, oferece cargas úteis elevadas graças às taras baixas. Estes modelos de construção foram concebidos para fazer face aos trabalhos mais difíceis nas condições mais exigentes e possuem um para-choques robusto, uma grelha sólida e uma placa de proteção do radiador em aço. Os camiões XDC e XFC oferecem um grande ângulo de aproximação e uma distância ao solo elevada para um excelente desempenho todo o terreno.

Os novos camiões premium da DAF para a indústria profissional e de construção entrarão em produção no início de 2023 e já estão disponíveis para encomenda.

Os novos camiões DAF XDC e XFC de 2, 3 e 4 eixos são os veículos perfeitos para aplicações profissionais e de construção, combinando cargas úteis elevadas com um excelente desempenho em estrada e todo o terreno e um design robusto.

A DAF Trucks reforça a sua posição de fabricante líder de veículos com "zero emissões" com o lançamento dos novos camiões XD e XF Electric. Estes camiões inovadores integram sistemas de transmissão modulares totalmente novos para autonomias de "zero emissões" de 200 a mais de 500 quilómetros com um único carregamento. O DAF XD Electric e o DAF XF Electric estarão disponíveis como modelos de trator e rígidos e já podem ser encomendados.

A fim de adaptar de forma ideal os Novos DAF XD e XF Electric às necessidades do cliente, os eficientes e fiáveis motores elétricos PACCAR proporcionam potências de 170 a 350 kW (230 a 480 hp). Em combinação com baterias de até 5 conjuntos, as autonomias totalmente elétricas podem até ultrapassar os 500 quilómetros, dependendo das circunstâncias e da aplicação.

A Nova Geração XD e XF Electric pode ser carregada rapidamente com potências até 325 kW, permitindo que uma bateria de 3 conjuntos seja carregada de 0 a 80% da sua capacidade em apenas 45 minutos. Está disponível como opção um carregador a bordo com a capacidade de carregamento em corrente alternada (CA) de até 22 kW. Isto proporciona flexibilidade para utilizar o veículo quando não estão disponíveis carregadores de CC.

Os inovadores camiões DAF XD e XF Electric serão montados numa nova linha de produção em Eindhoven. A montagem avançada dos camiões elétricos da DAF irá iniciar a produção em série em 2023. Com os novos grupos motopropulsores modulares para veículos elétricos, a DAF assume novamente a liderança no transporte com zero emissões, oferecendo soluções de camiões totalmente elétricos de alta qualidade aos seus clientes.

 

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.