Camiões XCIENT Fuell Cell da Hyundai chegam às estradas alemãs

03 agosto 2022
3min.

A Hyundai Motor Company acaba de anunciar a chegada dos seus camiões de mercadorias pesadas XCIENT Fuel Cell à Alemanha, o maior mercado de veículos comerciais da Europa.

---

Sete empresas alemãs de logística, indústria e retalho vão incorporar os 27 camiões movidos a hidrogénio nas suas frotas e usufruiur de financiamento para veículos comerciais ecológicos aprovado pelo Governo alemão.

Lançado em 2020 pela Hyundai Motor Company, o XCIENT Fuel Cell é o primeiro camião pesado de mercadorias movido a hidrogénio a ser produzido em massa no mundo. A empresa já tinha disponibilizado 47 unidades na Suíça, que até à data percorreram mais de 4milhões de quilómetros ao serviço de 45 clientes e 23 marcas.

“Com a entrada no mercado alemão de veículos pesados queremos aproveitar esta oportunidade para expandir o nosso negócio para o mercado europeu de uma forma mais alargada, apoiando os esforços da Alemanha para atingir os seus objetivos de neutralidade carbónica”, afirmou Mark Freymueller, Vice Presidente e Diretor da Divisão de Inovação Empresarial de Veículos Comerciais da Hyundai Motor Company.

Em agosto de 2021, o Governo alemão divulgou as suas diretrizes de financiamento para veículos comerciais com sistemas de condução alternativos, após aprovação da Comissão Europeia. O financiamento está disponível para veículos elétricos a bateria, fuel cell (hidrogénio) e híbridos, correspondendo a infraestruturas de reabastecimento/carregamento e estudos de viabilidade relacionados. O Governo alemão terá um orçamento de 1.6 mil milhões de euros disponíveis até 2024 para a aquisição de veículos comerciais amigos do ambiente.

Os sete clientes alemães da Hyundai Motor Company solicitaram inicialmente o financiamento e receberam com sucesso a aprovação da entidade governamental alemã, comprovando a competitividade do camião XCIENT Fuel Cell na redução das emissões de CO2. O governo alemão disponibilizará até 15 milhões de euros a cada uma das empresas elegíveis durante os próximos quatro anos para promover a mudança para veículos comerciais amigos do ambiente. Adicionalmente, serão disponibilizados cerca de 7 mil milhões até 2025 para a construção de infraestruturas de reabastecimento e carregamento de veículos de passageiros e veículos comerciais.

Para o primeiro programa de financiamento, a Hyundai Motor Company entregará 27 camiões XCIENT Fuel Cell até à segunda metade de 2023. A Hyundai, juntamente com a H2 Energy, criou a Hyundai Hydrogen Mobility Germany GmbH (HHMG) para expandir ativamente a sua entrada no mercado de veículos comerciais movidos a hidrogénio na Alemanha. A fim de estabelecer um ecossistema de hidrogénio no país, a HHMG irá operar no mercado local de vendas, estações de reabastecimento de hidrogénio e serviço ao cliente, bem como estabelecer parcerias especiais de veículos no mercado. A HHMG planeia também participar ativamente no segundo programa de financiamento previsto para o segundo semestre deste ano.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.