Uma das principais características técnicas do pioneiro veículo comercial elétrico, que será lançado no mercado em 2024, é a sua capacidade de carregamento futuro em megawatts. ABB E-mobility, um fornecedor líder global em soluções de carregamento em eletricidade, pretende trazer a tecnologia de carregamento de megawatts para o mercado nos próximos três anos. A MAN e a ABB E-mobility aceleram assim, para a próxima fase da mobilidade elétrica: capacidade operacional para camiões pesados de longa distância com intervalos diários entre 600 e 800 quilómetros. Além disso, com os seus compromissos com a mobilidade elétrica, as duas empresas assinalam uma nova fase, mostrando que a indústria está pronta para prosseguir, e que os legisladores devem estabelecer uma estrutura política para emissões zero no transporte rodoviário.
"Precisamos de descarbonizar o transporte rodoviário de mercadorias para alcançar os nossos objetivos climáticos. Para que isto aconteça, estamos a concentrar-nos sobretudo no aumento do mercado de veículos comerciais amigos do ambiente e no desenvolvimento de infra-estruturas de carregamento de alto desempenho. O projeto que decorre de carregamento de alto desempenho, dos camiões elétricos na A2, está a permitir recolher informações importantes. O que é importante agora, é colocar mais e-trucks nas estradas rapidamente. A parceria entre a MAN e a ABB mostra que estamos no caminho certo", disse o Ministro Federal do Digital e dos Transportes Dr. Volker Sibilante.
Durante o test drive do ministro no camião elétrico MAN, Alexander Vlaskamp, CEO da MAN Truck & Bus, enfatizou que "a aceleração da expansão da infra-estrutura de carregamento é a única forma de alcançar a evolução dos transportes e o cumprimento dos objetivos climáticos". Ele também destacou os motivos pelos quais a MAN conta com motorizações elétricas a bateria para um futuro sem carbono, nas frotas de veículos comerciais: baixos custos operacionais e uma melhor pegada ecológica" Como parte do Grupo Traton, já estamos a participar num projeto com parceiros industriais para desenvolver e operar uma rede de carregamento pública de alto desempenho com um objetivo de pelo menos 1.700 pontos de carregamento de eletricidade verde em toda a Europa", acrescentou Vlaskamp.
Para permitir percursos diários de longa distância entre 600 e 800 quilómetros, o camião elétrico MAN, que deverá estar disponível em 2024, já está equipado com os requisitos técnicos para futuros sistemas de carregamento em megawatts. A ABB E-mobility, como fornecedor líder mundial de soluções de carregamento, pretende trazer tais sistemas para comercializar rapidamente.
"O nosso objetivo é facilitar a mobilidade elétrica em todas as áreas. Na ABB E-mobility, têm trabalhado no desenvolvimento das normas de desempenho para os próximos anos. O carregamento em megawatts irá requerer uma nova tecnologia de potência com mais de 1.000 volts, pelo que a segurança elétrica sistémica e a fiabilidade são essenciais com estes níveis de potência e para os casos de utilização previsíveis. A ABB E-mobility é o fornecedor ideal para enfrentar estes desafios, uma vez que podemos acelerar significativamente na investigação e desenvolvimento com base nas tecnologias existentes. A nossa ambição é trazer esta nova tecnologia para o mercado dentro de três anos. No passado, essas fases de desenvolvimento demoraram muito mais tempo", disse Frank Mühlon, CEO da ABB E-mobility.
Uma norma vinculativa e uniforme é também crucial para a introdução de tecnologia de carregamento em megawatts. A Alemanha poderia estabelecer aqui parâmetros de referência: mais de 20 parceiros da indústria e da ciência, incluindo a MAN e a ABB, trabalham no projeto de carregamento de alto desempenho (conhecido como "HoLa" em alemão), que é financiado pelo governo alemão e é o primeiro projeto de carregamento em megawatts. Dois pontos de carregamento de alto desempenho com megawatts (MCS) estão a ser construídos em quatro locais ao longo da Auto-estrada A2. O projeto destina-se a servir de base para expansão a nível nacional.
PR