Mercedes-Benz eEconic surge em testes com clientes

16 maio 2022
7min.

A FES Frankfurter Entsorgungs- und Service GmbH está já a utilizar o camião elétrico da Mercedes-Benz Special Trucks para recolha de resíduos urbanos em Frankfurt am Main.

---

O veículo foi oficialmente entregue a Dirk Remmert, Diretor Técnico da FES, pelo Dr. Ralf Forcher, Chefe da Mercedes-Benz Special Trucks, durante uma conferência de imprensa na sede da FES em Frankfurt-Bornheim. A eEconic totalmente elétrica ser apresentado em primeira mão a 30 de maio na IFAT – a principal feira mundial de água, águas residuais, resíduos e gestão de matérias-primas – em Munique. O início da produção em série na fábrica da Mercedes-Benz em Wörth está previsto para o verão deste ano.

Dr. Ralf Forcher, Head of Mercedes-Benz Special Trucks: "Depois de ter concluído com sucesso a série de testes internos, estamos agora a iniciar a fase final de ensaio com testes práticos com clientes antes do início da produção da série. Estamos muito satisfeitos por o FES estar a contar com o nosso eEconic e estar a testá-lo intensivamente em aplicações municipais."

Rosemarie Heilig, Chefe de Departamento em Frankfurt e Presidente do Conselho De supervisão da FES: "Não podemos continuar a ignorar as alterações climáticas, o ruído e a poluição por poeiras finas. Enquanto cidade, temos de ser um modelo e também de veículos de baixas emissões para os nossos veículos comerciais urbanos. A FES, como parceira da cidade, está a mudar veículos de recolha de lizo amigos do ambiente. Isto faz de Frankfurt uma das primeiras cidades da Alemanha a avançar consistentemente para a mobilidade elétrica e para a redução das emissões nocivas dos seus veículos comerciais."

Dirk Remmert, Diretor-geral da FES: "Como empresa municipal de eliminação de resíduos, contribuímos para o bem comum da nossa cidade e para o seu desenvolvimento sustentável. Acreditamos que o eEconic é uma componente importante da nossa estratégia, especialmente para aplicações de veículos de recolha de resíduos – porque pode desempenhar as suas tarefas de forma silenciosa e localmente neutra em carbono."

Localmente neutro em carbono e em silêncio: O eEconic para uso sustentável e municipal

O eEconic tem um peso bruto admissível de 27 toneladas. Como é o caso dos eActros para distribuição, o coração tecnológico do eEconic é a cadeia cinemática: um eixo elétrico com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas velocidades. As baterias do modelo de produção em série eEconic são compostas por três packs, cada um com uma capacidade instalada de 112 kWh e uma capacidade utilizável de cerca de 97 kWh. Ambos os motores arrefecidos por líquidos geram uma saída contínua de 330 kW, bem como uma potência máxima de 400 kW.

O eEconic caracteriza-se pelo seu estilo de condução silencioso e pela sua agradável e calma experiência de condução. O eEconic pontua com as suas emissões sonoras mais baixas, especialmente em funcionamento urbano nas primeiras horas da manhã. Além disso, ao conduzir com planeamento, a energia elétrica pode ser recuperada através da recuperação - uma grande vantagem, especialmente no funcionamento pára-arranca da recolha de lixo. No final das rotas diárias, as baterias do camião elétrico podem ser recarregadas com até 160 kW nos parques dos clientes. Além disso, a arquitetura de veículos da eEconic beneficia da estratégia global da Daimler Trucks: A cadeia cinemática do camião de piso rebaixado baseia-se no Mercedes-Benz eActros, que está em produção em série na fábrica de Wörth desde outubro de 2021.

22DT068_006

As vantagens do eEconic garantem segurança, visão geral e conforto

As características comprovadas do Econic convencional também podem ser encontradas no eEconic. Por exemplo, o para-brisas panorâmico baixo da "Cabine DirectVision" com a sua posição de assento baixo proporciona ao condutor contacto visual direto com outros utentes da estrada e permite uma visão geral extremamente boa do tráfego rodoviário. Além disso, o para-brisas termóstato revestido e aquecido impede o para-brisas de entubar o clima, aumentando a visão clara da área de tráfego. O para-brisas também reduz o aquecimento do interior causado pela luz solar.

Outra vantagem ergonómica é o mesmo piso da cabine, o que facilita a passagem da cabine. Isto é particularmente vantajoso se o condutor quiser sair pela porta dobrável do lado do passageiro da frente, onde não há trânsito. O cockpit multimédia moderno e intuitivo é também uma melhoria significativa em comparação com o Econic convencional. Além disso, o eEconic está equipado de série com o assistente de viragem S1R e o assistente de travagem de travagem de travão de emergência de quinta geração.

Carregador traseiro totalmente elétrico da FAUN

O eEconic da FES está equipado com um carregador traseiro totalmente elétrico da FAUN. O FAUN VARIOPRESS tem uma capacidade de volume de 22 metros cúbicos. A VARIOPRESS oferece um nível de funcionalidade muito elevado, pode ser usada universalmente e representa uma solução inovadora para a eliminação de vários materiais reutilizáveis e residuais.

Objetivo final: Transporte rodoviário neutro em carbono até 2050

A Daimler Truck fixou-se no objetivo de oferecer apenas veículos novos que sejam neutros em carbono na operação de condução na Europa, Japão e América do Norte até 2039. Ambos os modelos elétricos a bateria, os Mercedes-Benz eCitaro e Mercedes-Benz eActros, têm vindo a sair da linha de produção em produção de séries desde 2018 e 2021, respetivamente. O Mercedes-Benz eEconic, FUSO eCanter e Freightliner eCascadia seguir-se-ão este ano e outros veículos localmente neutros em carbono já estão em fase de planeamento. O nosso objetivo final é o transporte rodoviário neutro em carbono até 2050.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.