MAN OptiView ganha Prémio Europeu de Sustentabilidade dos Transportes

03 dezembro 2021
5min.

O sistema de substituição de espelhos digitais OptiView da MAN ganha o Prémio Europeu de Sustentabilidade dos Transportes 2022 na categoria de Sistemas de Assistência.

---

Disponível para encomenda para todas as séries de camiões MAN desde Outubro de 2021, torna os ângulos mortos visíveis para o condutor e garante assim uma maior segurança na estrada, particularmente ao virar, mudar de faixa, e manobrar.

A revista comercial alemã "Transport" apresentou o Prémio Europeu dos Transportes para a Sustentabilidade (ETPN), pela sexta vez, a 18 de Novembro de 2021. O prémio destina-se a encorajar as empresas do sector dos veículos comerciais a agir de forma sustentável, reconhecendo produtos e estratégias viradas para o futuro nesta área. Com o seu sistema de substituição de espelhos digitais OptiView, a MAN & Truck Bus ganhou o cobiçado prémio na categoria de Sistemas de Assistência na edição deste ano."Este prémio mostra que criámos uma referência absoluta no campo dos sistemas de substituição de espelhos com o nosso sistema de substituição de espelhos MAN OptiView, tornando ainda melhor o nosso já excelente local de trabalho na nova geração de camiões MAN", disse Christoph Huber, Presidente do Conselho Executivo da MAN Truck & Bus Deutschland GmbH na cerimónia de entrega do prémio.

MAN Optiview 2

Visão geral óptima em todas as situações de condução
Em cruzamentos ou mudar de faixa de rodagem estão entre as situações em que, apesar da boa tecnologia de espelhos, o condutor podia anteriormente encontrar-se em situações potencialmente críticas se outros utilizadores da estrada fossem difíceis de ver, especialmente na zona do ângulo morto.O sistema de substituição de espelhos digitais OptiView, que pode ser encomendado como opção, utiliza câmaras para mostrar a situação do trânsito à volta do camião em dois grandes ecrãs de alta resolução nos pilares A e também no ecrã multimédia (rádio). Para além da vista padrão, os condutores também têm à sua disposição um zoom e uma vista de grande angular, proporcionando-lhes uma visão ótima do tráfego circundante. O OptiView reduz assim significativamente o risco de ignorar os outros utilizadores da estrada. O campo de visão do sistema também torna visíveis os ângulos mortos do lado do condutor e do passageiro, contribuindo assim para a segurança dos ciclistas e peões, em particular no tráfego urbano.

MAN Optiview 3

Informação adicional útil
Para além das várias visualizações do ecrã, o MAN OptiView oferece mais funções adicionais de apoio. Por exemplo, as linhas auxiliares de largura e comprimento podem ser sobrepostas nas vistas dos ecrãs laterais, para que as distâncias e dimensões possam ser estimadas ainda melhor quando se ultrapassa ou se faz manobras. Além disso, o MAN OptiView também integra nos dois visores laterais os visores de advertência do dispositivo de saída de via, o dispositivo auxiliar de mudança de faixa de rodagem e o dispositivo auxiliar de prevenção de colisões de mudança de faixa de rodagem. Todas as informações importantes sobre a situação do tráfego circundante são assim sempre diretamente agrupadas numa vista.Outra função adicional útil e com efeitos de segurança do MAN OptiView, durante as pausas, é o modo de monitorização. Isto permite ao condutor visualizar a envolvente do veículo do seu lugar de estacionamento através da vista em grande ângulo nos mostradores laterais e da imagem da câmara frontal no mostrador do sistema de meios de comunicação, especialmente à noite quando as cortinas estão fechadas, e detetar movimentos suspeitos à volta do camião numa fase precoce. O modo de monitorização pode ser ativado directamente através do módulo de controlo na cama inferior - a partir de uma posição de dormir, por assim dizer - em qualquer altura. Se o veículo estiver equipado com uma câmara de visão traseira para além do OptiView, a sua imagem é mostrada em ecrã dividido.

MAN Optiview 4

Disponível em toda a gama de camiões MAN
As manobras críticas de condução podem ocorrer não só no transporte de longa distância, em autoestradas e vias rápidas, ao mudar de faixa ou nas entradas e saídas. Uma visão geral ótima da situação do tráfego é essencial, especialmente para as manobras e viragens tipicamente frequentes no transporte de construção e distribuição. Por conseguinte, a MAN oferece o OptiView para as quatro gamas de camiões TGL, TGM, TGS e TGX desde o início. Os clientes podem encomendar o sistema de substituição de espelhos digitais desde o início de Outubro de 2021.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.