Joint-venture Nikola IVECO abre fábrica em Ulm

15 setembro 2021
2min.

A cerimónia de abertura realizou-se esta manhã, com a apresentação de dois veículos.

---

Ulm, na Alemanha, foi o local escolhido para o nascimento de uma fábrica de raiz para a construção dos veículos Nikola. Depois de ter sido anunciada em Fevereiro de 2020, a fábrica foi esta quarta-feira apresentada oficialmente, num evento a que a Eurotransporte assistiu de forma digital.

Trata-se de um espaço com 50 mil metros quadrados, dos quais 25 mil de área coberta, com 11.000 de área de produção, contando com a mais recentes tecnologias para a montagem dos camiões.  A escolha do local prendeu-se com a tradição da IVECO no local, bem como a proximidade de fornecedores, todos a menos de duas horas de distância.

A produção em série dos novos Nikola Tre eléctrico e Nikola Tre a pilha de combustível arranca na novíssima fábrica em Ulm, na Alemanha, já este ano, sendo possível produzir ali, na capacidade máxima, até 3000 camiões por ano.

Para já, serão produzidos 2 camiões por semana, a ser exportados para o mercado norte-americano. No próximo mês, a jointventure abrirá ainda uma fábrica «gémea» no Arizona, dedicada ao mercado dos Estados Unidos da América. A versão europeia do camião, de acordo com os regulamentos europeus, só entrará em produção dentro de um ano.

Foram revelados, durante a cerimónia, o Nikola Tre BEV, que tem 645 cv, 560 km de autonomia, com pack de baterias de 753 kWh, sendo possível de carregar em apenas 2 horas, e ainda o Nikola Tre Fuell Cell, baseado na mesma plataforma, mas a pilha de combustível, com a mesma potência, mas indo até 800 km de autonomia, com um abastecimento de 20 m de hidrogénio.

Gerrit Marx, CEO da IVECO e Mark Russel, CEO da Nikola, afirmaram ainda a imprtância das parcerias estabelecidas no sentido da infraestrutura de carregamento e de distribuição de hidrogénio.

No final, tempo ainda para a assinatura de um memorando de entendimento com os responsáveis do Porto de Hamburgo, que irá receber, em 2022, 25 veículos Nikola Tre Eléctricos.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.