IVECO produziu 600.000 Eurocargo em Brescia

22 julho 2021
3min.

A IVECO celebra o Eurocargo número 600.000, unidade produzida na fábrica de Brescia, icónico local de produção da marca e que tem desempenhado um papel fundamental em cada geração deste veículo, cujo glorioso passado acompanha, paralelamente, a sua constante inovação orientada para o futuro.

---

A fábrica de Brescia foi sempre o coração das operações de produção do Eurocargo, resultado do empenho e paixão que toda a sua equipa, composta por cerca de 1.600 funcionários, coloca no seu trabalho.

Pioneira no domínio da sustentabilidade, a IVECO está constantemente empenhada em reduzir activamente as emissões de CO2 através dos seus veículos movidos a energias alternativas, que oferecem a solução ideal para a transição energética da indústria dos transportes. O gás natural beneficia tanto o ambiente como a economia, uma vez que é a solução mais eficaz actualmente disponível para as necessidades de amanhã. Os modelos Eurocargo movidos a gás natural são, também, extremamente silenciosos, tornando-os ideais para todas as missões urbanas.

A equipa baseada em Brescia trabalha em sinergia em todas as fases da produção, desde a montagem do chassis, à carroçaria da cabina, pintura, instalação da transmissão e montagem dos acabamentos interiores, terminando na inspepção final. A fábrica produz, também, versões especiais para aplicações militares e de combate a incêndios.

Esta flexibilidade é possibilitada pelo trabalho de equipa e pelo sistema integrado de produção "World Class Manufacturing", introduzido em 2007 e que visa os objectivos de se atingirem zero defeitos, ineficiências, desperdícios e acidentes. Isto confere ao modelo Eurocargo uma enorme vantagem, não só pela sua concepção, mas também pelo seu desempenho.

As origens da fábrica remontam a 1903, quando Roberto Züst fundou a Fabbrica Automobili, empresa que em 1928 passou a ser Officine Meccaniche (OM), sendo mais tarde adquirida pela Fiat, em 1968. Depois de fabricar, inicialmente, automóveis – incluindo viaturas de competição – a OM passou a apontar ao sector agrícola e, depois, para os veículos industriais. Em 1975, a OM encontrava-se entre os sócios fundadores da recém-nascida empresa IVECO. Em 1991 foi escolhida como o local onde se iniciaria a produção do novo Eurocargo, tornando-se, assim, na "casa" deste modelo, passando a desempenhar um papel fundamental na elaboração do projecto de veículos tecnologicamente avançados e sustentáveis. A própria fábrica está empenhada em salvaguardar o ambiente e a sustentabilidade, com a instalação local, a realizar ao longo dos próximos meses, de uma área de cerca de 20.000 m² de painéis solares, o que reduzirá as emissões de CO2 em 1.300 toneladas por ano.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.