Fábrica da Mercedes-Benz em Wörth põe o futuro à prova

15 julho 2021
2min.

As instalações vão ter um papel fundamental no compromisso da Daimler Truck com a descabonização do transporte.

---

A fábrica onde será produzido em série (já a partir de Outubro) o novo Mercedes-Benz eActros será sustentável, altamente flexível e posicionada de acordo com o futuro dos transportes. Wörth irá também acolher a produção dos próximos camiões da marca de Estugarda com sistemas de propulsão neutros de CO2, como o eEconic e o eActros de Longo Curso, com a promessa de que a Daimler Truck vai continuar a investir fortemente no local durante os próximos anos. Nesse sentido, o grupo candidatou-se a fundos do govenro alemão para financiar parte das tecnologias de hidrogénio e pilha de combustível, o que também incluirá a conversão da fábrica.

Estão a ser introduzidos novos processos de montagem, para a produção de camiões com sistemas de propulsão alternativos, inluindo a necessária infraestrutura. Para tal, considerando decisiva a qualificação e a flexibilização da produção, a Daimler Truck tem como objectivo preparar os trabalhadores para as tarefas futuras. Desde 2018, cerca de 2000 funcionários tiveram formação em veículos e componentes com alta voltagem, adquirindo competências indispensáveis para a montagem de camiões eléctricos. A fábrica está a preparar-se para um aumento significativo da capacidade de produção, passando de dois para três turnos antes do final do ano.

21C0444_006

Além dos produtos, a ideia é tornar também a própria fábrica e a produção livre de emissões a partir de 2022, como todas as outras fábricas europeias da Daimler Trucks, graças à utilização de energias renováveis.

A maior fábrica de montagem da Mercedes-Benz Trucks foi fundada em Wörth am Rhein em 1963 e produz os modelos Mercedes-Benz Arocs e o Atego, assim como o Actros, há mais de 20 anos. O Econic, Unimog e o Zetros também são construídos aqui. Saem das linhas de produção, diariamente, mais de 470 veículos, das mãos de cerca de 10 mil funcionários.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.