Novos destaques na gama MAN

13 julho 2021
6min.

Actualizações, inovações, mais serviços e maior poupança de combustível são algumas das novidades.

---

 

Ao nível dos novos produtos, o principal destaque visual é a ausência dos retrovisores exteriores tradicionais. O novo sistema opcional de troca de espelhos, que pode ser encomendado a partir de Outubro, funciona exclusivamente com câmaras, inclusivamente na parte frontal e nas laterais do veículo. Elas mostram o que está a acontecer à volta do camião em dois monitores grandes de alta resolução nos A-pillars e também no ecrã do sistema de media. O motorista tem uma selecção de opções de visualização para escolher, cada uma eliminando consistentemente os pontos cegos, melhorando a visibilidade e, acima de tudo, melhorando significativamente a segurança para outros utilizadores da estrada. A função de assistência na viragem também está integrada no conceito do display.

1.ntg

O novo assistente para prevenção de colisões oferece maior segurança ao mudar de faixa. Como extensão do sistema de aviso de mudança de faixa anterior, o assistente intervém fazendo uma contra-direcção no caso de uma colisão ser iminente. A nova função MAN CruiseAssist oferece outra forma electrónica de assistência de condução. Pode ser usada para conduzir, travar e acelerar os camiões TGX e TGS de forma independente no trânsito, mesmo em caso de engarrafamentos. Embora o motorista precise manter as mãos no volante o tempo todo, o sistema tira grande parte da sobrecarga do motorista e oferece benefícios de segurança significativos. Ambos os sistemas estarão disponíveis para o TGX e TGS a partir de julho. O assistente de prevenção de colisão, bem como as funções de suporte para mudança de faixa e assistência para virar, que já estão disponíveis para o TGX e TGS, podem ser encomendados para o TGM a partir de Outubro.

Um novo sistema de câmara de assistência ao virar com função de advertência da MAN Individual oferece maior segurança de fábrica, particularmente como uma solução de reequipamento para veículos mais antigos.

      

Eficiência sustentável

Quando se trata de eficiência, a nova Geração de Camiões MAN, que, com sua economia de combustível de até 8,2 por cento, já é muito moderada, está prestes a ficar melhor. A nova função de ajuste dinâmico do torque, que também pode ser encomendado a partir de julho, e a redução da velocidade ao conduzir em marcha lenta têm um impacto adicional na redução do consumo de combustível. Quando combinado com a caixa de velocidades MAN TipMatic 12 altamente eficiente, que agora é usada por padrão em tratores semirreboques tipo, e a aerodinâmica, que foi ainda mais melhorada com a remoção dos espelhos retrovisores externos e a chegada da nova persiana para o GM e cabines GX, economia de combustível adicional de até 3,7 por cento pode ser alcançada em situações de transporte de longo curso com a série de motores D26.

  

 Digital com uma visão futurista

Os gestores de frotas estão tão satisfeitos com isto quanto com a ampla série de atualizações de funções over-the-air e novos recursos na gratuita MAN Driver App, que também contribuem para a eficiência. O MAN Perform, a ferramenta para analisar a mobilização do motorista e do veículo, também será atualizado entre o segundo semestre de 2021 e o início de 2022, oferecendo novos recursos, tais como frota automatizada e relatórios do motorista, e a capacidade de integrar dados de desempenho adicionais. O sistema de gestão de manutenção digital MAN ServiceCare, que atua como interface na análise e transmissão de dados do veículo para o posto de serviço MAN nesta nova fase de expansão, também oferece uma grande vantagem em termos de maior disponibilidade do veículo: o ServiceCare Center assume isso ao entrar em contacto com os clientes em tempo útil se ocorrer uma falha no veículo - antes que essa falha resulte numa avaria.

E, finalmente, a oferta digital em torno da nova Geração de Camiões MAN também está a crescer como resultado do facto de que a MAN Driver App também tem novas funções, além de que as suas funções anteriores, como o suporte para controlo de partida e relatórios de danos, o serviço de pesquisa de base MAN ou as instruções de operação resumidas. Para além de outras oito versões linguísticas, trata-se, sobretudo, de recomendações de ação para um estilo de condução económico e, em conjunto com o serviço Perform, explicações das avaliações da análise individual do estilo de condução pela app. Isto permite que os motoristas usem a nova Geração de Camiões MAN com ainda mais conforto e as empresas de transporte beneficiem de uma eficiência ainda maior. Fiel ao princípio orientador da MAN: Simplifying Business.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.