Três IVECO S-Way a gás natural Shell Bio GNL

09 julho 2021
3min.

A companhia energética Shell está a fornecer Bio-GNL à EDEKA Minden-Hannover e a dois outros clientes, num teste-piloto a um ano que está a ter lugar na Alemanha, naquele que é visto como um passo importante rumo à expansão das suas fábricas de biometano liquefeito para o transporte de longo curso.

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Numa altura em que a utilização de Bio-GNL (ou biometano liquefeito) está a ganhar terreno na Alemanha, a empresa de energia Shell está a fornecer este combustível sustentável à EDEKA Minden-Hannover e a dois outros clientes, processo integrado num projecto-piloto em que cada participante irá envolver três camiões a Bio-GNL das suas frotas, ao longo de um ano, contribuindo para uma redução, significativa, das suas emissões de carbono durante este período. A cooperativa de supermercados dedicou três dos seus camiões de gás natural IVECO S-WAY ao projecto.

 

A EDEKA Minden-Hannover tem um compromisso de longa data com a sustentabilidade, focando-se em tornar a sua cadeia de abastecimento de bens o mais amiga do ambiente possível. Tal levou a empresa a abordar a sustentabilidade da sua frota, que inclui agora 10 camiões a gás natural IVECO Stralis NP, a que se juntam 40 unidades IVECO S-WAY.

O biometano liquefeito utilizado pela Shell é produzido a partir de resíduos agrícolas. Cumprindo com os critérios da Dircetiva sobre Energias Renováveis (REDII) entretanto revista da União Europeia, é um produto de economia circular sustentável. Assim, a EDEKA Minden-Hannover e os restantes clientes envolvidos no projecto-piloto irão receber declarações sobre a sustentabilidade do produto e os benefícios em termos de carbono.

Uma frota verde graças à tecnologia líder da IVECO no domínio do gás natural

Os IVECO Stralis NP e os IVECO S-WAY a gás natural da frota da EDEKA Minden-Hannover estão equipados com motores Cursor 13 a gás natural, blocos que cumprem com as normas de emissões Euro VI Fase D, podendo operar a 100% com o biometano liquefeito com a qualidade do disponível no mercado. Não são necessárias alterações técnicas ou adaptações especiais para operar com este Bio-GNL, sendo que os termos de garantia e os intervalos de manutenção são os mesmos dos aplicados aquando do funcionamento a gasóleo. Os dois grandes depósitos de 540 litros de uma versão 4x2 de 460 cv permitem ao camião a gás natural da IVECO conter, pelo menos, 390 kg de Bio-GNL, proporcionando uma autonomia máxima de 1.600 quilómetros, sem necessidade de reabastecimento. Em comparação com um camião a gasóleo, regista-se uma considerável diminuição de emissões de óxido de azoto e de partículas, vendo-se o CO2 reduzido a um máximo de 95%. Isto representa um acesso ilimitado a zonas de baixas emissões nos centros das cidades, agora e no futuro. Em complemento ao baixo consumo de combustível, as unidades de tracção a gás natural da IVECO presentes na frota da EDEKA Minden-Hannover também impressionam pela tranquilidade da sua operação, tornando-os perfeitos para áreas com restrições de ruído e abastecimentos nocturnos dos seus supermercados.


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