IVECO em força no Gás Natural

30 outubro 2017
5min.

A construtora italiana lançou o novo Stralis NP de 460 cavalos, preparado para disputar o lugar dos blocos Diesel no transporte de longo curso. Paralelamente, em Ulm, na Alemanha, foi também apresentado o novo X-Way Cursor 13, para aplicações mais exigentes.

IVECO Stralis NP 460

 Um ano depois de ter sido lançado o Stralis NP de 400cv, chega agora ao mercado o IVECO Stralis NP de 460cv. O mais recente camião movido a gás natural produzido pela IVECO está preparado para fazer até 1600 quilómetros entre abastecimentos e promete igualar e até superar a eficiência dos motores a gasóleo no transporte internacional de longo curso, com um binário de 2000Nm disponível às 1100rpm. A Eurotransporte foi o único meio de comunicação social português a acompanhar esta apresentação oficial, em Ulm (Alemanha), e vai trazer-lhe em breve a reportagem na edição impressa.

O motor Cursor 13 NP (Natural Power) de 460cv, com caixa automática de 12 velocidades, é um compromisso entre capacidade de resposta e sustentabilidade, que resulta de mais de 20 anos de pesquisa e desenvolvimento da IVECO em torno do gás natural, com mais de 30 mil veículos vendidos até ao momento.

np 2

O combustível pode ser exclusivamente Gás Natural Comprimido (GNC) ou Gás Natural Liquefeito (GNL) - neste último caso com um ou dois reservatórios, bem como GNC e GNL em conjunto, havendo diferentes tipos de tamanhos de depósitos, para que o carroçador possa trabalhar mais facilmente. O novo Stralis NP 460 está ainda disponível em várias configurações: 4x2 (até 1600km de autonomia), 6x2 (até 750km de autonomia), tractores de cabine rebaixada (até 1150km de autonomia) e ainda rígidos de 2 e 3 eixos (até 1600km de autonomia).

O motor 100% gás natural é mais leve, menos ruidoso, mais compacto e tal como a designação indica, não precisa mais nenhum combustível, ao contrário dos veículos de motor Diesel, que precisam de gasóleo, AdBlue e gás natural. A estas vantagens junta-se o facto de ser compatível com biogás (energia renovável), ter emissões poluentes muito reduzidas e o combustível ter um baixo preço por quilómetro em comparação com o gasóleo.

O intervalo de manutenção é colocado pela marca nos 90 mil km, apontando-se uma redução de 30 a 40% de redução de custos frente ao motor de 460cv Diesel e uma durabilidade de motor superior a 1 milhão de km.

STRALIS X-WAY

xway

Em paralelo com o lançamento do Stralis NP, a IVECO deu também a conhecer o novo X-Way, dedicado às operações mais exigentes, como é o caso da construção ou trabalhos urbanos.

Concebido para um mercado que precisa de um carro capaz de circular fora da estrada (em ambientes de obras ou pedreiras, por exemplo), mas também preparado para manter a eficiência a velocidades mais elevadas, o X-Way éapresentado pela IVECO como o «cruzamento perfeito» entre as duas realidades, trazendo a robustez do já conhecido chassis Trakker e inúmeras opções de configuração.

super loader

No X-Way estão disponíveis todas as configurações de cabine (AD, AT e AS), três motorizações (C9, C11 e C13) e caixa manual, automática ou Hi Tronix, de 12 ou 16 velocidades. Consoante o objectivo de utilização, o cliente pode ainda escolher entre três configurações de veículo: ON (homologação de estrada), OFF (homologação fora de estrada, com ângulos de ataque superiores a 25 graus) e o ON+ (homologação de estrada com maior ângulo de ataque que o ON e protecção de pára-choques).

O X-Way está construído para ser  um veículo misto, mas oferece toda a tecnologia IVECO, como se fosse completamente ON Road, no que diz respeito à segurança (EBS, ESP, Hill Holder, etc.) e eficiência (Eco-Switch, Ecoroll, Hi-cruise, etc.), excepção apenas para o Active Cruise Control, que não permitiria o ângulo de ataque do tractor.

No que diz respeito à melhoria da mobilidade, o X-Way conta com Rocking Mode, que faz balançar o veículo até que ele saia de depressões em pisos com pouca aderência e o Modo Off Road, onde a lógica da passagem de caixa é mais adequada ao terreno. Como opção está ainda a função Hi-Traction que, ao ser activada depois de entrar em off-road, se liga automaticamente se o veículo sentir necessidade de tracção nas rodas da frente, em terrenos difíceis.

xway 2

Destaque ainda para o X-Way versão Super Loader  que, preparada para betoneira, em relação ao X-Way consegue uma diferença de peso de menos 900kg, permitindo aumentar a capacidade de carga. A tara do chassis é de 8,845kg, sendo, segundo o UTAC (United Test and Assembly Center), a mais baixa do mercado até então.

CM


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